As últimas duas décadas mostraram claramente que a ciência da construção está se desenvolvendo rapidamente - surgem tecnologias e materiais que até recentemente pareciam fantásticos.Uma dessas inovações, que está ganhando cada vez mais popularidade na construção privada, tornou-se a cobertura de telhas betuminosas.
A telha betuminosa é uma peça de material de cobertura macio. Estruturalmente, são pequenas placas de fibra de vidro impregnadas com betume polimérico.
Do lado superior externo, as telhas são cobertas com basalto ou lascas minerais, que aumentam a resistência mecânica do telhado e lhe conferem um design texturizado original. Por baixo, a telha é coberta com uma camada adesiva de betume-polímero, o que garante uma fixação confiável do telhado ao substrato.
Benefícios de um telhado macio
Telhas betuminosas como coberturas atraem um grande número de construtores e designers.
Isso se deve a uma série de vantagens inerentes à telhado macio:
- facilidade de instalação. Habilidades mínimas são suficientes para colocar as telhas de forma independente e cobrir o telhado de sua casa;
- alta durabilidade. Betume e fibra de vidro não estão sujeitos a corrosão, deformação térmica significativa e deterioração;
- excelentes propriedades de impermeabilização;
- resistência à radiação ultravioleta;
- a capacidade de cobrir superfícies curvas de configuração complexa com uma inclinação arbitrária (mesmo planos verticais);
- alta estética. Vários fabricantes oferecem uma gama muito ampla de cores de telhas. O telhado acabado com telhas betuminosas mais se assemelha a escamas de cobra;
- gravidade específica pequena. A telha é muito leve, o que permite instalar armações de treliça leves;
- baixo coeficiente de expansão térmica, o que permite operar em qualquer zona climática;
- boas propriedades de insonorização. A combinação de uma camada betuminosa plástica e cobertura de basalto amortece perfeitamente o som das gotas de chuva e do granizo que atingem o telhado.
Existe, talvez, apenas uma desvantagem das telhas como cobertura - a necessidade de uma preparação cuidadosa da superfície da base.
Como você pode ver, a cobertura de telha betuminosa é uma das melhores opções de cobertura para residências particulares.
A estrutura do telhado macio
À sua atenção!Agora vamos falar um pouco mais sobre o dispositivo de telhado macio. Como qualquer outro tipo de cobertura, as telhas são apenas a ponta de uma complexa torta de cobertura. Diretamente sob os ladrilhos está a base, que pode ser feita de placas OSB, compensados resistentes à umidade ou placas. As placas devem ser impregnadas com soluções antifúngicas e refratárias.
A base repousa sobre a caixa e as vigas, entre as quais é colocada uma camada de isolamento térmico. O isolamento térmico por baixo é revestido com uma barreira de vapor.
Dica Para uma colocação de alta qualidade de ladrilhos betuminosos, é de suma importância uma preparação cuidadosa da base - ela deve estar perfeitamente nivelada e seca.

Os dutos ou cavidades de ventilação são necessariamente organizados sob a base do telhado macio.
Se a ventilação não for fornecida, a umidade acumulada sob a base levará ao inchaço dos elementos de madeira da estrutura do telhado e à diminuição da resistência de fixação de folhas individuais de telhas e de todo o telhado como um todo, o que inevitavelmente reduzirá significativamente a vida útil do telhado.
A instalação da cobertura de telha betuminosa é bastante simples, mas para que o telhado dure muito tempo e não exija reparos regulares, todas as camadas do bolo de cobertura devem ser feitas estritamente de acordo com as instruções de preparo e assentamento das telhas.
Instalação de um telhado macio
Como mencionado acima, a instalação de um telhado com telhas começa com uma preparação cuidadosa da base. O melhor material para o substrato são as placas OSB.
Eles fornecem a necessária rigidez e uniformidade da superfície a um custo relativamente baixo e durabilidade suficientemente alta.
O suporte deve estar nivelado, limpo e seco. Para uma impermeabilização confiável, sob as telhas de telhas betuminosas, um tapete de revestimento adicional é colocado a partir de material laminado (como isolamento de vidro ou material de cobertura).
Nota Ao mesmo tempo, observe que em ângulos de inclinação do telhado superiores a 18 graus, o revestimento deve ser feito apenas em locais com maior risco de vazamentos - ao longo de vales, cornijas e saliências. Com inclinações menores das encostas, o tapete de revestimento é colocado ao longo de toda a inclinação de baixo para cima. A sobreposição é de pelo menos 100 mm. Os rolos são fixados com pregos galvanizados à base e os locais de sobreposição são selados com mástique betuminoso.
A instalação de coberturas de telhas betuminosas começa no meio da borda inferior da encosta.

A princípio, uma cornija retangular é colocada ao longo da borda saliência do telhadoe, em seguida, eleve as linhas. A primeira fileira de ladrilhos moldados é colocada de forma que a parte inferior da pétala de telha fique a 20-30 mm da borda dos beirais.
Em seguida, as telhas betuminosas são cortadas rente à borda dos beirais e devem ser coladas com cola betuminosa de 10 mm.
O procedimento para colocar ladrilhos é bastante simples:
- Do lado avesso da placa, retire a película protetora, aqueça-a com um secador de cabelo de construção e coloque-a no lugar.Além disso, as telhas betuminosas são fixadas com pregos galvanizados para que as cabeças dos pregos fiquem escondidas sob a camada superior das telhas. Além disso, ao pregar os ladrilhos na base, você deve certificar-se de que as cabeças dos pregos não vão fundo nas placas, mas ao mesmo tempo agarrá-los com força suficiente para a árvore. A colocação de fileiras de telhas é feita de forma que a telha superior cubra as cabeças dos pregos da fileira inferior.
- Por fim, as telhas são fixadas sob a influência do calor solar - o aquecimento derrete levemente a base betuminosa e as telhas grudam entre si, assim como com a base. Se a colocação for realizada na estação fria, é recomendável aquecer os ladrilhos com um secador de cabelo para selar as juntas.
Colocando azulejos na parede
Na junção do telhado com a parede vertical, um trilho metálico triangular é preenchido. O ladrilho é colocado na parte inferior da ripa e, sobre ele, é colocado um tapete de vale feito de material laminado com sobreposição na parede.
O rolo é colado à telha e à parede com mástique betuminoso, o que proporciona impermeabilização suficiente.
A largura da faixa de sobreposição à parede não deve ultrapassar trinta centímetros e, em regiões com neve, pode chegar a setenta centímetros.
A parte superior da junção é coberta com um avental de metal. O avental é fixado à parede de qualquer maneira mecânica conveniente e selado com cola betuminosa.
Organização da chaminé e tubos de ventilação

Se as dimensões da chaminé excederem 50 cm e ela estiver localizada transversalmente ao declive, é recomendável fazer uma ranhura na parte superior do tubo. Isso evitará o acúmulo de uma grande quantidade de neve acima do tubo.
Todos os terminais de antenas, tubos, respiradouros de sótão, etc. são selados com aventais especiais para telhados macios. Estes aventais são colocados na base e fixados com pregos galvanizados.
Além disso, ao colocar ladrilhos betuminosos, ele é cortado ao longo da borda do avental, colocado na borda e colado com cola betuminosa.
Depois disso, você pode montar a saída de telhado necessária.
Instalação de telhas de cumeeira
As telhas de cumeeira, como os beirais, têm uma forma retangular, mas se encaixam cumeeira o lado curto para a inclinação, a linha central do skate. Assim como as cumeadas, as cumeeiras são fixadas com pregos galvanizados, sobrepostos em 50 mm e selados com cola betuminosa.
Como as telhas de cumeeira inclinadas, são finalmente fixadas e seladas após o aquecimento pelo sol ou por um secador de cabelo de construção.
E a última observação - se o seu telhado tiver locais com um perfil muito complexo e várias interseções de superfícies, ainda vale a pena entrar em contato com especialistas em telhados para colocar o telhado adequadamente em locais difíceis.
O artigo te ajudou?