A cumeeira é uma borda superior horizontal do telhado, que é formada pela interseção das inclinações do telhado, bem como vários elementos localizados nessa borda. Este artigo falará sobre como fazer uma cumeeira com as próprias mãos, bem como calcular corretamente sua altura e ventilar o espaço sob o telhado.
No passado recente, depois que o telhado foi erguido, o cume foi coberto com materiais especiais de cimento de amianto; o ferro de cobertura também não é usado com frequência para cobrir o cume.
O mais aceitável e comum é o uso de ferro galvanizado para a fabricação de uma cumeeira para uma estrutura como telhado de quatro águas.
Para isso, são utilizados cantos galvanizados prontos com cerca de dois metros de comprimento, que podem ser adquiridos em qualquer loja de materiais de construção ou feitos independentemente de sobras de chapas.

A fabricação do canto a partir do qual é feita a cumeeira é realizada da seguinte maneira: a folha é cortada ao longo de uma linha pré-marcada em uma superfície plana e batida com um martelo (um martelo pode danificar o revestimento de zinco da folha ) até obter o perfil requerido.
Recomenda-se escolher os seguintes tamanhos de tira: largura - 240-300 milímetros, comprimento - 2000 milímetros para a cumeeira de um telhado de mansarda de duas águas.
A figura mostra esquematicamente a montagem da cumeeira no telhado. Deve-se ter em mente que a sobreposição entre si com os elementos da cumeeira deve ser de 10 centímetros, e o lado do canto usado deve ser de 12-15.
Os pregos devem passar pelas ondas da ardósia e cair dentro do caixote. Para isso, uma viga de caixote adicional costuma ser colocada na área do cume. Se necessário, você pode recusar o uso de uma viga de cumeeira pregando um canto de um perfil galvanizado diretamente na estrutura da caixa.
Ao instalar a cumeeira no telhado, eles costumavam cobrir as lacunas entre a cobertura do telhado e o canto de metal com uma argamassa, e hoje seu sopro com espuma de montagem está se tornando mais comum.
A auto-instalação da cumeeira é um procedimento bastante simples que requer o cumprimento das normas de segurança ao trabalhar em altura significativa.
Cálculo da altura da cumeeira

Antes de fazer uma cumeeira no telhado, você deve descobrir as alturas exatas da própria cumeeira e da cumeeira.
O cálculo da altura do primeiro, que depende principalmente do ângulo de inclinação da inclinação e da estrutura do telhado, bem como do material escolhido para cobrir o telhado, deve ser discutido com mais detalhes.
Após a escolha do material de cobertura, pode-se iniciar a instalação da cumeeira. Para fazer isso, você precisa calcular a altura.
Este procedimento consiste nos seguintes passos:
- Em primeiro lugar, são colocadas pelo menos duas unidades de cumeeiras especiais, apoiadas em ambos os lados das inclinações do telhado, após o que é medida a distância entre a borda superior da telha e a borda interna da extremidade mais estreita. A borda superior consiste em barras, também chamadas de contra-rede, e são interconectadas na distância mínima possível, que às vezes é chamada de elemento de ar de cumeeira.
- Também é necessário medir a distância da parte superior do suporte da viga de cumeeira inserida no monte até o ponto de inflexão da linha de fixação e, a seguir, fazer o suporte ou fixador. Em seguida, com o auxílio de pregos, a barra superior da cumeeira é pregada na parte central da contra-grade.
- Os fixadores também são montados no início e no final do próprio skate, após o que um cordão de montagem especial é puxado. Na ausência de tal, você pode usar uma linha de pesca padrão de espessura suficientemente grande. Este cabo é projetado para colocar corretamente o cume executado.
- Fazem instalação nos suportes e fixações da cumeeira, fixando-a com pregos de aço inox ou galvanizado de alta qualidade.
Importante: o dispositivo da cumeeira exige a presença obrigatória de telhas laterais leves destinadas a cobrir a cumeeira após a conclusão dos trabalhos acima.
Para evitar a penetração de vapor e umidade no espaço sob a cumeeira, bem como para garantir sua temperatura aceitável, recomenda-se a realização de calor, som e impermeabilização.
Se a instalação das cumeeiras for feita corretamente, todas as juntas e costuras formadas ao cobrir as encostas do telhado devem ser totalmente cobertas pelos elementos da cumeeira.
Também deve ser lembrado que o telhado de cumeeira está equipado com um compartimento de ventilação, na ausência do qual começará um acúmulo constante de condensado, mesmo que haja uma camada de impermeabilização.
A caixa de ventilação pode ser comprada pronta ou feita de forma independente. Sua instalação é realizada com uma mistura adesiva ou fixadores especiais.
Importante: o duto de ventilação deve ser colado apenas em material de cobertura limpo e seco, sendo indesejável fazer isso em climas frios ou quentes.
Depois de concluído o cálculo da altura da cumeeira e concluído todo o trabalho, é instalada a cumeeira, cujo melhor material para sua fabricação é considerado uma cumeeira especial, que também serve de decoração para o telhado cume.
A instalação dessas telhas deve ser feita a partir do lado sotavento da casa, a fim de evitar a entrada de precipitação e o sopro de ar pelas juntas do material da cobertura.
Primeiro, são instalados grampos nos quais os ladrilhos são colocados e pregados com pregos galvanizados ou aparafusados com parafusos ou parafusos auto-roscantes.
Dispositivo de ventilação de cumeeira

1. Barreira de vapor.
2. Isolamento.
3. Impermeabilização.
4. Ventilação de camada dupla.
5. Ventilação de camada única.
A cumeeira serve não apenas para evitar que a precipitação entre no orifício longitudinal entre as inclinações do telhado, mas também para ventilar efetivamente o espaço sob o telhado.
A ventilação deste espaço é mais importante no caso de coberturas isoladas.
O sistema de ventilação de cumeeira é fabricado da seguinte forma:
- Após a conclusão do sistema de caibros, a película impermeabilizante é fixada nas pernas dos caibros, e as tiras superiores são colocadas nas inferiores com sobreposição de pelo menos 15 centímetros. As costuras são coladas com uma fita de conexão.
- O enchimento é realizado ao longo das pernas da viga da contra-treliça, sobre a qual a caixa é recheada.
- No topo da caixa é colocada a cobertura selecionada, como ondulina, ardósia, telhas metálicas, etc.
A película esticada foi projetada para proteger os elementos do sistema de caibros do acúmulo de condensação no interior da cobertura do telhado, bem como de vazamentos de água pelas rachaduras da cobertura.
É claro que esse uso do filme evita o apodrecimento dos elementos de madeira e o aparecimento de ferrugem nos de metal.
Na ausência de ventilação efetiva do espaço entre este filme e a cobertura, a umidade que ali penetra não secará rapidamente, o que acelerará o apodrecimento ou ferrugem das contra-ripas e ripas.
O dispositivo de um telhado quente implica que sob a camada de impermeabilização também haja uma camada de isolamento.
Por ser geralmente feito de material higroscópico (por exemplo, basalto ou lã mineral), na ausência de ventilação eficaz, a umidade se acumula mais rapidamente, o que piora as propriedades de proteção térmica do material e também leva ao apodrecimento do pernas das vigas, entre as quais existem placas de material isolante.
O espaço para ventilação, que ajuda a evitar tais problemas, está equipado da seguinte forma: na parte inferior da limalha das cornijas, são instalados vãos ou grelhas de ventilação para garantir a passagem do ar.
Além disso, deve haver espaço suficiente entre a impermeabilização e a cobertura do telhado, devendo ser feito um furo entre as inclinações para liberar o ar úmido antes de prender a cumeeira ao telhado.
Nesse caso, o ar pode sair pela cumeeira de diferentes maneiras, dependendo do material de cobertura selecionado (também pode ser necessário instalar dispositivos adicionais para ventilação).
O artigo te ajudou?