
Ruberoid é um material de cobertura e impermeabilização que tem sido usado na construção por muitas décadas. Pode ser uma parte do telhado à prova de umidade ou como um revestimento independente dos telhados de pequenos edifícios.
Existem muitos tipos de material de cobertura, cada um deles tem sua própria finalidade. Hoje vou falar sobre todas essas marcas, suas características, desvantagens e vantagens.
- Variedades de impermeabilização
- Formulário de produção e lançamento
- classificação de materiais
- Rolo de marcação
- Características das classes de materiais
- RKK-350
- RKP-350
- RKK-400
- RPP-200
- RPP-300
- Tipos modernos e melhorados de cobertura
- Borracha líquida
- Revestimento soldado
- Analógico com reforço
- Material autoadesivo
- Conclusão
Variedades de impermeabilização
O feltro de cobertura na maioria dos casos é usado como revestimento do telhado. Como isolamento de umidade, apenas rolos com marcações especiais podem ser usados., indicando o método de sua produção.
Formulário de produção e lançamento

O material de cobertura é produzido impregnando o papel de cobertura com betume de petróleo de baixo ponto de fusão. Em seguida, o pano é coberto em ambos os lados com betume refratário. Por último, é polvilhado com talco, amianto, cascalho pequeno, etc. O polvilhado protege a tela de grudar.
O material de cobertura é produzido em rolos, a largura da teia pode ser:
- 105cm;
- 102,5 cm;
- 100 cm.
Ocasionalmente, os fabricantes alteram as especificações e produzem painéis de largura diferente.

Muitas pessoas confundem feltro com material de cobertura. Mas são materiais diferentes. Qual é a diferença - feltro de cobertura e material de cobertura?
Tol é um tipo de isolamento de umidade laminado, cuja impregnação é realizada não com betume, mas com composições de alcatrão ou carvão. Esses painéis são de curta duração e são usados para telhados de edifícios temporários. Agora, o feltro para telhados é impopular e praticamente não é produzido.
classificação de materiais
Ruberoid é classificado de acordo com vários parâmetros. Em primeiro lugar, por propósito. Existem dois tipos conhecidos:
- material de cobertura para coberturas - topo.
- forro analógico - inferior.

O material de cobertura também é dividido de acordo com o curativo aplicado:
- Revestimento em pó - talco ou giz. É aplicado em ambos os lados dos painéis. As instruções do fabricante alertam que esse material deve ser usado apenas para equipar a camada inferior da torta de cobertura.
- Areia de quartzo. Na maioria dos casos, é aplicado em ambos os lados dos painéis.O material com esse revestimento é usado para isolamento de umidade ou como camada inferior do telhado.
- Cama de escala de ardósia ou mica. É aplicado de dois e de um lado dos painéis. O material de cobertura com um curativo semelhante é usado como a camada superior do telhado.
- Ruberóide com lascas de pedra na frente e um revestimento empoeirado na parte inferior. Esses produtos são usados apenas como a camada superior do telhado.
- roupa de cama grosseira. É distribuído apenas de um lado. Essas telas são universais, podem ser usadas tanto como cobertura de telhado quanto como impermeabilizante.
De acordo com o GOST, a espessura do material de cobertura destinado à cobertura deve ser de 4 a 5 mm. O análogo de revestimento não deve ser mais espesso que 3,5 mm.
Rolo de marcação

Cada rolo é marcado com um grupo alfanumérico. Ela fala sobre suas características.
- A primeira é a letra R. Ela indica que o material de cobertura está no rolo.
- Segunda letra K ou P indica o tipo de material - cobertura ou forro.
- Terceira letra diz sobre o tipo de cobertura:
- PARA - indica um revestimento de granulação grossa.
- M - fala de uma camada protetora de grão fino.
- P - significa cobertura empoeirada.
- H é a camada escamosa.
- Depois vem os três dígitos. Indica a densidade do material de cobertura em gramas por 1 m².
- O último pode ir marcação adicional:
- Letra E significa material de cobertura elástico.

- Letra C - indica granulado colorido.
Vou dar um exemplo do que é marcação: RKP-350-Ts.Isso significa que o rolo contém feltro com pó colorido em pó. A densidade do material é de 350 g/m².
Características das classes de materiais
marcas mais procuradas feltro de cobertura tradicional:
- RKK-350;
- RKP-350;
- RKK-400;
- RPP-200;
- RPP-300;
- RPM-350.
RKK-350

Este é um material de cobertura com proteção de granulação grossa. A densidade do cartão é de 350 g/m². Esta marca é à prova d'água, tem resistência ao calor de até +80 °C. Existem 10 m em um rolo desse material de cobertura e custa 270–280 rublos. É usado para organizar a camada superior da torta de telhado.
RKP-350
Este é um feltro para telhados com uma camada superior em pó. Densidade - 350 g/m². É à prova d'água e resistente às intempéries. Cada rolo contém 15 m de tela. Custa 220-230 rublos.
É usado para impermeabilização e como forro para o fundo da torta de telhado. Também pode ser usado como cobertura de telhado.
RKK-400

São folhas impermeáveis de espessura (5 mm) para revestimento de telhados com uma camada protetora de granulação grossa. A densidade do papelão é de 400 g/m².
Em um rolo de 10 m, esse pacote custa de 280 a 300 rublos. RKK-400 é usado como a camada superior da torta de cobertura.
RPP-200
Este é um forro com proteção contra poeira. A densidade do papelão é de 200 g/m². Os painéis têm excelentes qualidades de impermeabilização.
O rolo contém 15 m de feltro para telhados. O preço de um pacote é de 220-230 rublos. O RPP-200 é utilizado como impermeabilizante, assim como o fundo da torta de telhado.
RPP-300

Este é um produto de forro com curativo em pó. A densidade do papelão é de 300 g/m². As folhas têm boas características de impermeabilização.
Em rolos de 15 m, custam 320 rublos. O RPP-300 pode ser utilizado como impermeabilizante ou como camada inferior de coberturas.
O material de cobertura tradicional não se destina a operação contínua. Com a instalação adequada, como revestimento, não durará mais de 10 anos. Como revestimento de telhado, ficará inutilizável ainda mais cedo.
Tipos modernos e melhorados de cobertura
Os tipos modernos de coberturas de feltro no telhado são mais perfeitos e diferem da contraparte tradicional em sua composição.
Borracha líquida

O feltro líquido para telhados é um produto de impermeabilização e cobertura aplicado a frio. Seus componentes são borracha, betume de petróleo, aditivos poliméricos e minerais, além de plastificantes.
Características técnicas da borracha líquida permitem que você o use:
- para impermeabilização de fundações, plintos, estruturas hidráulicas (fontes, piscinas, etc.);
- como proteção anticorrosiva para metais estruturas e estruturas;
- para revestimento de telhado.

Vantagens da borracha líquida:
- Facilidade de instalação. A composição não precisa ser aquecida antes da aplicação. Distribui-se sobre a base com pincel, rolo ou pulverizador.
- Durabilidade. A borracha líquida seca é um acabamento monolítico com alta adesão ao substrato. Este revestimento dura 20 anos ou mais.
- Alta capacidade de manutenção. Se a integridade do revestimento for comprometida, a área danificada é removida. Em seguida, a peça removida pode ser derretida e o dano reparado.
Revestimento soldado

O revestimento acumulado é muitas vezes chamado de material de euroroofing. Sua base não é papelão, mas poliéster, fibra de vidro ou fibra de vidro. É impregnado em ambos os lados com mástique de betume-polímero. Em seguida, os painéis são protegidos com um curativo de granulação fina.
A resistência ao calor desse revestimento é de + 100–140 ° С. O feltro de cobertura construído é produzido em rolos de 10 m de comprimento e 1 m de largura.Um pacote custa 1200 rublos. O prazo de operação do material de euroroofing é de 20 anos ou mais. Antes de colocar esse revestimento com suas próprias mãos, sua camada inferior de betume de polímero é derretida.

O material de solda pode ser usado:
- ao organizar uma torta de coberturacomo seu revestimento, impermeabilização ou revestimento;
- como impermeabilização de todos os elementos de edifícios, bem como estruturas e estruturas de concreto armado.
Analógico com reforço

Material reforçado é usado se for necessária resistência mecânica adicional da impermeabilização. Sua base é de fibra de vidro reforçada com malha plástica.
Ambos os lados das telas são cobertos com mástique de betume de polímero. Como camada protetora, é usado xisto escamoso ou curativo de granito de grão fino.
Estes painéis espessos (5 mm) são capazes de suportar altas cargas. Graças ao reforço, eles são distribuídos uniformemente sobre a tela. Os rolos reforçados são mais usados como revestimento de telhados. A vida útil dessa impermeabilização não é inferior a 15 anos.
Material autoadesivo

Esse material de cobertura é uma membrana de betume-polímero.Pode ser usado como proteção contra umidade de elementos de construção ou revestimento de telhado de edifícios temporários. Aplica-se onde é impossível usar o análogo construído.
Para instalar as telas, basta retirar a película protetora de sua parte inferior e colocá-las sobre a base preparada. A vida útil do revestimento autoadesivo é de até 10 anos.
Conclusão
Ruberoid é um material de telhado e à prova de umidade barato e bastante eficaz. Existem muitas marcas tradicionais e tipos mais modernos. Ao escolher um ou outro tipo de tela, considere sua finalidade.
O vídeo deste artigo contará ainda mais sobre o material de cobertura. Se você tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários.
O artigo te ajudou?