Já na construção de casas particulares, um dos materiais mais populares para coberturas são as telhas metálicas. Ao projetar um telhado, é imprescindível levar em consideração um grande número de parâmetros, um dos quais é a inclinação mínima de um telhado metálico .
Primeiro, vamos tentar descobrir por que existe um parâmetro como a inclinação mínima permitida do telhado.
Qualquer telhado geralmente consiste em dois componentes importantes - o sistema de treliça e o telhado. O sistema de vigas desempenha a função de uma estrutura de suporte de carga na qual todas as camadas do telhado são montadas.
O telhado protege o interior do edifício dos efeitos adversos do meio ambiente.
Cobertura - a camada superior do bolo de cobertura, ou seja, a parte do telhado que absorve diretamente a precipitação, a radiação solar e o vento.
Existem muitos tipos de coberturas:
- revestimentos laminados (materiais de cobertura e materiais semelhantes);
- revestimentos de peças (ladrilhos cerâmicos, betuminosos, ardósia);
- telhados ondulados (ardósia, eurolate, telha metálica, perfil metálico);
- telhados de costura de metal;
- telhado de membrana.
Cada um desses tipos tem suas próprias características e características.
E um dos parâmetros mais importantes de cada revestimento é sua resistência vertical - a capacidade de suportar a carga de grandes volumes de água durante fortes chuvas e a massa de neve caída no telhado.
Agora vamos nos voltar para o curso de física da escola. É bastante óbvio que quanto maior a inclinação de qualquer superfície, mais rápido a água flui dela. A água escoa mais rápido, portanto, menos água permanece no telhado por unidade de tempo.
Uma conclusão simples - quanto maior a inclinação do telhado, menor a massa de água que está sobre ele.
A inclinação do telhado afeta ainda mais fortemente sua capacidade de limpar a neve. Neve não é água. Trata-se de uma substância solta e, com a diminuição da inclinação do telhado, chega um certo momento em que a neve para de descer do plano inclinado e os montes de neve começam a se acumular.
Não importa o quão forte cobertura metálica não importa como, várias toneladas de neve sobre ele podem ser uma carga insuportável para o telhado e a estrutura da treliça.
Outro fator que afeta a capacidade do telhado de ser limpo de água e neve é a estrutura da superfície do telhado.
É melhor limpar um telhado de metal liso, no qual a precipitação simplesmente não tem onde permanecer. Quanto mais elementos transversais e rugosidade no telhado, mais forte a água e a neve "se agarram" a ele.
Do exposto, conclui-se que para cada cobertura existe uma certa inclinação mínima permitida, que garantirá sua limpeza normal da precipitação e manterá a integridade do telhado.
Cobertura de uma telha metálica

Já foi escrito acima, mas vou repetir: as telhas metálicas são uma das coberturas mais populares da atualidade. É amplamente utilizado na construção de casas particulares, chalés, dependências e pequenos prédios de escritórios.
As razões para essa popularidade são bastante compreensíveis.
A telha metálica tem uma série de vantagens inegáveis:
- baixo peso de um metro quadrado de cobertura (até sete quilos);
- facilidade de instalação coberturas de telhado de metal, permitindo que você mesmo execute todo o trabalho na sobreposição sem o envolvimento de especialistas;
- aparência atraente e uma gama muito ampla de cores;
- material de alta resistência. Apesar da espessura da chapa ser de cerca de meio milímetro, devido à estrutura do perfil, a telha metálica é capaz de suportar cargas muito significativas;
- baixo coeficiente de expansão térmica permite o uso de telhas metálicas em uma faixa de temperatura muito ampla;
- alta compatibilidade ambiental;
- custo relativamente baixo;
- boa manutenibilidade. Em caso de danos menores, as seções do telhado estão sujeitas a endireitamento e pintura.
Ao escolher um revestimento para telhado, é necessário levar em consideração as desvantagens inerentes a uma telha metálica:
- alto ruído.Grandes gotas de chuva e granizo batem muito alto no metal fino. Para reduzir o nível de ruído, são necessárias camadas adicionais de isolamento acústico, o que aumenta o custo total do telhado;
- um grande número de guarnições ao cortar chapas, principalmente para telhados com perfil complexo;
- a capacidade do metal de acumular eletricidade estática leva à necessidade de aterrar o telhado.
Como você pode ver, as vantagens das telhas metálicas são ainda maiores.
Se você escolheu uma telha metálica como cobertura de telhado para sua casa, ao projetar o telhado, você deve escolher a inclinação das inclinações do telhado corretamente. De acordo com o SNiP, a inclinação mínima permitida de um telhado de metal é de 12 graus.

A maioria dos fabricantes recomenda uma inclinação de pelo menos 14 graus, mas há exceções. Assim, o fabricante finlandês Ruukki permite o assentamento com inclinação de 11 graus para vários modelos de seus produtos.
Portanto, ao escolher um produto específico, estude cuidadosamente todas as informações fornecidas pelo fabricante.
Dica: Reduzir o ângulo de inclinação permite reduzir a área da inclinação, a quantidade de materiais necessários para cobrir o telhado e, consequentemente, o custo do telhado como um todo. Se por algum motivo você precisar fazer um telhado com uma inclinação menor, escolha um tipo diferente de telhado.
Sim, e não faz sentido bloquear um telhado plano com a telha metálica não mais barata, se uma de suas principais vantagens - uma aparência atraente - não for visível para ninguém.
As nuances da instalação de um revestimento de telha metálica
A sua atenção! Folhas de uma telha metálica durante a instalação guardam dentro de um telhado da esquerda para a direita. Cada folha é fixada na caixa com a ajuda de parafusos especiais - parafusos auto-roscantes com junta isolante de borracha. Com um comprimento de inclinação superior a 6 metros, recomenda-se a montagem de forma composta devido às dificuldades de transporte e instalação de placas muito longas.
Ao montar com parafusos autorroscantes, é estritamente proibido:
- aparafuse os parafusos nas seções do perfil, exceto na parte mais baixa da onda;
- use parafusos auto-roscantes sem junta isolante de borracha;
- isca parafusos auto-roscantes antes de apertar com golpes de martelo.

Uma tarefa não trivial é a instalação de um vale com telhado de metal.
torneamento do telhado sob o vale é realizado apenas em versão contínua, a não menos de 40-50 cm do centro da calha, a ranhura inferior de metal é presa à caixa com grampos.
Em seguida, são inseridas chapas de telhas metálicas para cobertura de forma que fiquem pelo menos 10 cm até o meio da ranhura, a ranhura superior é colocada sobre as ondas do perfil e aparafusada a elas com parafusos auto-roscantes. Nesse caso, danos ao chute inferior são estritamente proibidos.
Outra inovação interessante dos últimos anos foi a introdução por grandes fabricantes da tradição de imprimir instruções que descrevem detalhadamente todas as etapas de instalação de seus produtos.
Estas instruções são publicadas na forma de catálogos de papel com uma parte de referência estendida, enviadas eletronicamente a todos os revendedores e publicadas para acesso gratuito nos sites da empresa.
Se você estiver interessado na instalação de coberturas metálicas, as instruções podem ser enviadas especificamente para você mediante solicitação da maioria dos fabricantes.
Essa abertura é uma boa jogada de marketing, pois além disso atrai não apenas construtores profissionais, mas também aqueles que desejam construir sua própria casa com as próprias mãos.
Se esse construtor amador tiver instruções detalhadas do fabricante para instalar um telhado de metal, a probabilidade de cometer erros graves ao projetar ou instalar um telhado é significativamente reduzida.
Para construtores profissionais, essas instruções fornecem muitas informações básicas que facilitam a elaboração de um projeto de telhado.
Nessas publicações, a tecnologia de construção da estrutura de treliça e do telhado é descrita passo a passo, fornecendo a cada etapa uma descrição detalhada, fotos e desenhos.
E no final do artigo, algumas dicas sobre projeto de telhado, transporte, armazenamento e instalação de telhas metálicas:
- cortar chapas de metal com tesoura de metal, guilhotina ou outras ferramentas, desde que durante o corte a superfície não aqueça e se formem faíscas que possam danificar o revestimento de polímero;
- quaisquer arranhões encontrados durante a construção devem ser imediatamente pintados com tinta especial para evitar corrosão;
- deslocar-se ao longo da superfície da telha metálica durante a obra deve estar em calçado macio, pisando exclusivamente nas ondas côncavas nos pontos de fixação da caixa, para não danificar o perfil;
- lascas e quaisquer detritos da superfície devem ser removidos apenas com escovas macias;
- três meses após o início da operação do telhado acabado, é necessário apertar todos os parafusos de fixação.
O artigo te ajudou?