
Não sabe como fazer um piso leve e rígido em estruturas de edifícios com grande vão? Nesses casos, é melhor usar treliças planas de metal. Vou lhe contar o que é uma fazenda e como você mesmo pode fazer em uma oficina caseira.
Para a fabricação de fazendas, é importante escolher uma de qualidade. Isso pode ser adquirido no atacado e no varejo na NOVOSVERDLOVSK METALLURGICAL COMPANY. Existem 8 tipos de metal laminado de vários tipos de metal para escolher. Todos os produtos são fabricados de acordo com GOST, e a empresa também oferece garantia de qualidade.
Do que é feita uma fazenda?
Por definição, uma treliça é uma estrutura de construção feita de hastes rígidas que são interconectadas em nós e formam um sistema geometricamente imutável. A única figura geométrica invariável no sistema de coordenadas é um triângulo, portanto, qualquer estrutura de treliça consiste em muitos triângulos interconectados.
Os parâmetros técnicos das fazendas são caracterizados pelos seguintes valores:
- comprimento do vão — distância entre dois pontos de referência mais próximos;
- Painel inferior do cinto - a distância entre dois nós adjacentes na viga longitudinal inferior;
- Painel superior da correia - a distância entre os dois nós mais próximos na viga longitudinal superior;
- Altura - dimensão total da treliça com cordas verticais paralelas.
Se a viga da corda superior não for paralela à viga da corda inferior, então são indicadas duas alturas H1 e H2. É medido a partir da viga da corda inferior, até o ponto mais baixo e mais alto da viga da corda superior.

- Cinto inferior - uma viga horizontal longitudinal que conecta todos os nós de conexão na parte inferior da estrutura treliçada;
- Cintura superior - uma viga longitudinal, inclinada ou radial conectando todos os nós de conexão na parte superior da fazenda;
- Racks - laços transversais verticais que conectam todos os nós dos acordes inferiores e superiores. Perceber e distribuir a carga de compressão principal por toda a fazenda;
- Aparelho ortodôntico - cross-links diagonais conectando todos os nós das cordas superiores e inferiores. Eles suportam cargas de tração e compressão. O ângulo ideal de inclinação das travessas é de 45°;

- nós - pontos de ligação de postes verticais e contraventamentos diagonais com vigas horizontais dos banzos inferior e superior da treliça. Na mecânica estrutural, são convencionalmente aceitos como uma junta articulada;
- conexões nodais. Na fabricação de estruturas de treliça, dois métodos são usados para conectar todos os elementos nos nós:
- Conexão soldada com junção direta de todos os elementos entre si;
- Conexão aparafusada ou rebitada - todas as cordas e redes cruzadas são conectadas umas às outras usando um reforço feito de chapa grossa.

Na fabricação de uma treliça soldada a partir de um tubo ou ângulo de aço de paredes finas, às vezes também são usados reforços para soldar os elementos.
Variedades de estruturas treliçadas
A principal vantagem das treliças sobre as vigas maciças é a alta capacidade portante com baixo peso específico e baixo consumo de materiais. De acordo com sua estrutura e a natureza da distribuição de cargas, as estruturas treliçadas são divididas em dois tipos:
- treliças planas - são estruturas nas quais todas as hastes estão localizadas no mesmo plano:
- A direção do vetor de carga aplicada deve coincidir com o plano da treliça:
- Para neutralizar as cargas laterais e de cisalhamento, as treliças planas devem ser fixadas com contraventamentos longitudinais e diagonais adicionais.
- fazendas espaciais - são montados a partir de um conjunto de hastes orientadas nos três planos:
- São um pouco mais difíceis de fabricar, mas ao mesmo tempo suportam os efeitos simultâneos de cargas verticais, horizontais e laterais;
- Devido a isso, as estruturas metálicas espaciais podem ser instaladas sem conexões com outras estruturas, por isso são frequentemente usadas para a fabricação de vigas simples, postes de suporte, mastros, etc.

Na construção de moradias particulares, costumam ser utilizadas fazendas planas, que, por sua vez, também se dividem em vários tipos:
- Fazendas poligonais:
- Para a fabricação da correia inferior, é utilizada uma viga sólida e a correia do raio superior é montada a partir de vários segmentos retos;
- Treliças de aço poligonal são utilizadas para a construção de hangares em arco ou galpões semicirculares e coberturas com grande vão.
- Treliças trapezoidais:
- A correia inferior é constituída por uma viga sólida e a superior por duas inclinadas;
- Uma treliça metálica trapezoidal é mais utilizada na construção industrial com grandes vãos, pois é capaz de suportar cargas significativas de peso e vento. A principal desvantagem é a alta altura.
- Treliças paralelas ou retangulares:
- Pelo nome fica claro que os acordes superior e inferior são feitos de duas vigas paralelas, e o contorno da estrutura tem forma retangular;
- Este é o tipo mais comum de fazenda. São fáceis de fazer com as próprias mãos e praticamente não têm restrições de uso.
- Fazendas de segmento:
- Eles são feitos por analogia com uma estrutura poligonal, apenas para o acorde superior, não são usadas vigas retas, mas um segmento sólido de um círculo;
- Para a fabricação de segmentos, aconselho o uso de uma laminadora para tubos de aço;
- Treliça triangular simétrica:
- Eles são feitos na forma de um triângulo isósceles com postes verticais e laços diagonais;
- Eles são usados na construção de um telhado de duas águas e as vigas inclinadas do cinturão superior são usadas como caibros.
- Treliças triangulares assimétricas:
- Eles têm um design semelhante, mas são feitos na forma de um triângulo retângulo;
- Eles são usados como treliças de suporte de carga para telhados inclinados.

Como fazer uma treliça de telhado
Abaixo está uma instrução para a fabricação de uma treliça plana paralela. Se você precisar de uma estrutura de treliça de formato diferente, poderá fazê-la da mesma maneira.
Etapa 1: preparação de ferramentas e materiais
Para a fabricação de treliças e vãos, você precisará de uma garagem ou uma ampla oficina doméstica, um conjunto de ferramentas de serralheria e equipamentos de soldagem:
Etapa 2: fazer uma treliça plana
Na maioria dos casos, as estruturas dos edifícios são montadas a partir de várias treliças planas de um ou dois tamanhos idênticos. Abaixo darei um exemplo da fabricação de um deles:
Se você precisar soldar muitas peças do mesmo tipo, recomendo que faça previamente um gabarito em uma folha de papelão grosso, compensado ou compensado.
Conclusão
Agora você sabe para que servem as treliças de metal e como elas podem ser feitas em uma garagem ou oficina doméstica. Também aconselho você a assistir ao vídeo deste artigo e deixar todas as suas dúvidas e desejos abaixo nos comentários.
O artigo te ajudou?