A cobertura macia encontrou ampla aplicação na construção individual. Existem muitas razões para isso, uma das quais é a relativa facilidade de instalação. Neste artigo, tentaremos nos familiarizar com os materiais mais comuns e considerar brevemente a tecnologia de sua instalação.
Características gerais dos materiais para telhados macios
Materiais de cobertura macios consistem estruturalmente em várias camadas. Normalmente essas camadas são:
- A base é feita de fibra de vidro ou fibra de vidro.
- Cobertura betuminosa de uma base de dois partidos.
- A superfície frontal (pedra ou lascas minerais de cores diferentes são usadas com mais frequência).
- A superfície inferior pode ser formada por uma camada de areia de quartzo ou (em alguns casos) uma camada autoadesiva.
Os telhados macios são bons para a instalação de vários tipos de telhados inclinados, cuja inclinação é de 11 graus ou mais. A baixa condutividade térmica desses materiais ajuda a prevenir o aparecimento de avalanches de neve e gelo quando os telhados esquentam na primavera.
Materiais e fabricantes populares de coberturas macias.
Existem vários fabricantes que são particularmente populares entre os consumidores. Isso inclui empresas como:
- CertainTeed, a maior empresa de materiais para telhados do mundo. Telhado macio americano tem a maior variedade de cores e modelos do mundo.
- A IKOPAL é um dos mais antigos fabricantes de materiais para coberturas. As tintas produzidas nas fábricas da empresa possuem altos níveis de proteção contra radiação ultravioleta, temperaturas negativas e umidade.
- Shinglas é uma fábrica russa e sua parceira lituana, a fábrica Gargzhdu MIDA. Uma característica distintiva dos produtos dessas fábricas é uma construção de cinco camadas com uma camada inferior autoadesiva.
- empresa italiana Tegola. Devido às peculiaridades da composição e tecnologia de produção, a cobertura betuminosa macia, de um fabricante italiano, mantém suas propriedades em temperaturas de -70 a + 150 graus Celsius. A garantia do material é de 15 anos e a vida útil pode chegar a 50 anos.
- Os materiais finlandeses Ruflex estão disponíveis em uma ampla gama de cores e são apresentados no mercado em diversas coleções.O betume modificado utilizado na fabricação de telhados deste fabricante melhora suas características climáticas.
- Rubemast de telhado moderno e macio. Este material é feito aplicando um material de cobertura a uma placa de cobertura impregnada com betume. Nesse caso, a composição do revestimento é aplicada de acordo com os requisitos do TU 21-5744710-505-90.
Conselho! Antes de começar a colocar um telhado macio, meça seus pontos fortes e capacidades. Pode ser a melhor saída para você recorrer a artesãos experientes em tais trabalhos. Se sua decisão é fazer tudo sozinho, confira a tecnologia descrita abaixo.
Um exemplo de tecnologia de colocação de telhado macio

Antes de iniciar a instalação da cobertura, é necessário preparar com antecedência a ferramenta que será necessária na obra. Isso economizará tempo na colocação do revestimento.
Não há necessidade de usar ferramentas caras ou escassas ao realizar esse trabalho. É bem possível sobreviver com o conjunto usual de ferramentas que todo mundo tem.
Então, você precisa se preparar:
- Serrote.
- Martelo.
- Roleta (de preferência com pelo menos cinco metros de comprimento).
- Faca bem afiada.
- Lápis.
Além disso, você precisará de uma espátula com a qual o mastique é aplicado para um telhado macio.
Trabalho preparatório

Após a preparação do material e a compra de um telhado betuminoso macio, os trabalhos preparatórios podem começar. Começamos preparando a base.
A superfície destinada ao assentamento de ladrilhos flexíveis deve estar bem nivelada, limpa e seca.A cobertura betuminosa macia não é de forma alguma colocada na caixa como ardósia ou chapa perfilada. .
Portanto, uma base sólida é feita de compensado resistente à umidade ou OSB (painel de fios orientados). Aqui é necessário garantir a ausência de deflexões do material da folha, caso contrário telhado macio faça você mesmo nesses locais, pode eventualmente tornar-se inutilizável e aparecerem vazamentos de água.
Dispositivo de vapor e impermeabilização
Por si só, a construção de um telhado macio lida bem com as tarefas de impermeabilização, mas são aplicadas medidas de proteção adicionais para o seguro.
Como material para impermeabilização adicional, os especialistas recomendam a escolha de material laminado com base autoadesiva. Um exemplo de tal isolante é um filme multicamada à base de polietileno impregnado com uma composição de betume.
A impermeabilização é colocada em fileiras paralelas à linha da cornija. Nesse caso, as linhas verticais devem se sobrepor em pelo menos 200 milímetros e horizontalmente em pelo menos 10 centímetros.
Hoje em dia, é costume colocar uma camada de isolamento sob todos os tipos de telhados, mesmo como telhado padrão enrolado, mas a formação de condensado contribui para a entrada de umidade no isolamento e reduz suas propriedades de isolamento térmico. Assim, torna-se necessário o uso de uma barreira de vapor.
Para fazer isso, são usados filmes de difusão à prova de vapor. Esses filmes são colocados sob o isolamento, colocando fileiras ao longo das vigas. As juntas de filme devem estar localizadas nas vigas.
Instalação de telhado

Como mencionado acima, os materiais de cobertura são macios e não apresentam dificuldades durante sua instalação. Só é necessário seguir uma certa sequência ao colocar.
Começamos a colocar a primeira folha e linha de cornija:
- A primeira folha é colocada ao longo da cornija, para isso a película protetora é removida e a mástique para coberturas macias é aplicada ao revestimento.
- A folha deve ser colocada a uma distância de 10 a 20 milímetros da curva da cornija.
- Depois disso, o restante das folhas da primeira linha é empilhado da mesma maneira. O assentamento deve ser feito junta a junta e pregar cada folha no local onde é perfurada.
Colocamos as linhas restantes no telhado:
- Por analogia com a linha anterior, remova a película protetora das folhas e aplique mástique.
- Colamos as folhas na direção da parte final da folha da primeira linha.
- Pregamos os lençóis.
- O excesso de revestimento ao longo das bordas do telhado e nas juntas é cortado e tratado com mástique.
Cobertura macia - colocando linhas

Montamos um telhado macio na cumeeira:
- De acordo com as instruções, dividimos a folha de cornija em três partes.
- Colamos a folha da mesma forma que antes. O lado curto da folha é paralelo à cumeeira.
- Pregamos as folhas coladas, colocando os pregos sob a próxima folha. A próxima folha é empilhada com a chamada para a folha empilhada anterior.
Observação! Telhado macio - os materiais de que é feito podem ter diferenças de tonalidade em diferentes embalagens. Para que seu telhado não pareça um painel de mosaico, é melhor misturar imediatamente as placas de diferentes embalagens. Nesse caso, a diferença de tons será menos perceptível.
Elementos adicionais do telhado
De acordo com os resultados de muitos anos de observação, a longa vida útil dos telhados macios só é alcançada se forem ventilados adequadamente.Isso se deve ao fato de que, na ausência de ventilação, a umidade se acumula no material da cobertura e a destrói.
Portanto, durante a instalação telhado macio é aconselhável instalar imediatamente dispositivos para ventilação forçada do isolamento e espaço sob o telhado. Assim, você garantirá que não terá problemas com o telhado por muito tempo.
Como você pode ver, colocar um telhado macio não é difícil se você tiver habilidades mínimas e as ferramentas necessárias. Bastante desejo e mãos mais ou menos "diretas".
O mais importante é seguir todas as instruções à risca e você se tornará dono de um telhado bonito e prático. Telhado macio é sua melhor escolha!
O artigo te ajudou?