Atualmente, as tecnologias modernas tornam o trabalho dos telhados muito menos trabalhoso. Neste artigo, você aprenderá sobre a instalação e reparo de um telhado macio, as etapas do trabalho e também conhecerá a lista de todos os materiais necessários.
Para começar, deve-se notar que uma atitude frívola em relação ao estado telhado macio termina com o inchaço e descamação dos materiais de cobertura, o que acaba levando a vazamentos.
E se você não iniciar os reparos do telhado macio imediatamente, no futuro terá que refazer todo o telhado ou parte dele novamente. No entanto, vale a pena atentar para o fato de que é melhor reparar o telhado em tempo seco a uma temperatura de -5COM.
Sinais de dano

Defeitos no telhado macio aparecem durante a operação de longo prazo do telhado. Aqui estão alguns sinais de danos no telhado:
- Em primeiro lugar, a delaminação visível do material de cobertura nas juntas;
- Em segundo lugar, deve-se prestar atenção às rachaduras e depressões que retêm a água;
- Em terceiro lugar, se houver locais onde a água estagna em uma estrutura como cobertura padrão enrolada, então, via de regra, há apodrecimento do telhado, aparecimento de fungos, musgo, bem como acúmulo de folhas e outros detritos nesses locais;
- O quarto sintoma de mau funcionamento é o aparecimento de bolhas, formadas devido à entrada de umidade sob o material da cobertura;
- Existem outros danos visíveis, como arranhões, efeitos de mau acabamento, etc.
- Não se esqueça que o orçamento para a reparação de uma cobertura mole é parte integrante da obra. Ele alertará contra gastos desnecessários e salvará suas finanças.
Trabalho preparatório

Antes de iniciar o trabalho, é necessário limpar a superfície de detritos, fungos e poeira. Em seguida, remova a camada de mástique velha e seque bem a área danificada.
Além disso, de acordo com os sinais de mau funcionamento, comece a consertar o teto macio.
Métodos de solução de problemas:
- Ao reparar um telhado com um telhado macio com as próprias mãos, é necessário mastique frio ou quente. Se houver inchaços, eles devem ser abertos com uma incisão cruciforme. Isso permite que os vazamentos sequem bem.
Em seguida, você deve limpar o interior do revestimento de mástique velho e sujeira, depois cobrir com uma nova camada de mástique e selar as áreas danificadas com um remendo, cujas bordas devem se encaixar perfeitamente na base.
A próxima etapa do trabalho é a necessidade de cobrir o remendo com uma camada adicional de mástique.
Da mesma forma, o telhado macio é substituído em locais de lacunas e rachaduras.
- Existe outra maneira de reparar - capital. É mais caro do que o descrito acima, pois envolve a remoção completa da camada de cobertura antiga e, em seguida, a superfície é seca. Se necessário, a betonilha é reparada, seguindo-se a aplicação de um novo revestimento. A reforma é um método muito caro devido aos custos laboriosos de cortar a camada antiga, seu posterior descarte e a preservação do próprio telhado de vazamentos durante a obra.
Requisito necessário para a qualidade do trabalho

O principal requisito para a construção de uma habitação é o isolamento mais eficiente de um telhado macio, que minimize a perda de calor pelo telhado durante a estação fria.
Existe uma grande variedade de materiais que permitem realizar totalmente o isolamento do telhado macio. O isolamento de telhado macio mais comum é a espuma.
Suas propriedades de isolamento térmico são absolutamente indiscutíveis, além disso, possui mais uma vantagem significativa - o preço. Este é um material muito acessível que economizará seus custos.
O isolamento para coberturas macias deve ter uma densidade não superior a 250 kg / m3para reduzir a carga no chão.
Medidas de prevenção
Como mencionado acima, grandes reparos são caros, por isso é necessário tomar medidas preventivas que visam proteger o telhado macio do telhado e evitar reparos prematuros.
No entanto, o Sr.
O que deve ser feito para manter o telhado são e salvo por um longo tempo?
- Em primeiro lugar, vale lembrar que se o telhado tiver declives, com o tempo eles podem ceder sob carga excessiva. Isso acontece por dois motivos. A primeira é que a carga pode ser devida aos elementos pesados do teto flexível. Outro motivo é a umidade constante, que contribui para a deterioração das vigas que sustentam o telhado.
- Eliminação de sujeira e detritos que se depositam no telhado, trazem umidade com eles e, assim, retêm a umidade. A água que desce encostas ou tubos de queda lava a maior parte da sujeira, mas não a elimina completamente, então você mesmo precisa limpar o telhado.
- A lavagem regular do telhado com um jato de água limpa de uma mangueira pressurizada contribui para a longa vida útil do telhado. Após a lavagem, é necessário borrifar o telhado com uma composição química que destrua o mofo. Vale a pena dar atenção especial às áreas na sombra. Basta lavar o telhado uma vez por ano.
- Se a área for de alta umidade, serão necessárias medidas adicionais para proteger o telhado. Para isso, é bom um método simples, no qual, na fileira superior de ladrilhos, uma tira de zinco é pregada bem no topo (área da crista). A recepção preventiva especificada não é difícil para os donos da casa. Mas se o telhado for de telhas ou coberto com ardósia, é melhor pregar uma tira de cobre.Em contato com a água da chuva, o metal libera uma substância química necessária para evitar o crescimento de mofo.
- No inverno, é necessário limpar o telhado de pingentes de gelo e camadas de gelo, tratá-lo com uma composição química especial que evite a formação de gelo
- Deve-se notar que as árvores localizadas próximas à casa não só criam conforto no verão, dando uma sombra agradável, mas também entopem os ralos. Durante ventos fortes, os galhos quebram e obstruem o ralo. No outono, as folhas que caem no telhado o descolorem. E a sombra das árvores contribui para a formação de mofo e musgo. Para evitar esses problemas, é necessário cortar os galhos pendurados no telhado. A distância entre a copa da árvore e o telhado deve ser de pelo menos 1 metro. A esta distância, os ramos não vão interferir com o sol, o que vai aquecer bem o telhado, o que vai garantir o combate ao mofo, fungos e musgo.
O reparo do telhado do telhado depende de suas capacidades, das quais segue a organização posterior do trabalho.
Se você entrar em contato com as construtoras, elas, via de regra, sempre dividem suas tabelas de preços em grandes reparos, ou seja, a substituição completa do telhado antigo e do atual, o que não exige a desmontagem do carpete antigo.
A reparação atual inclui os seguintes tipos de trabalho:
- Reparação do revestimento antigo
- Substituição de drenos (funis de entrada de água) ou sua revisão
- Abertura de locais de inchaço da superfície
- Substituição de cornijas, taludes ou sua restauração
- Reparação Guiada de Telhado
Muitas organizações se recusam a consertar áreas de telhados moles, alegando que isso não leva a um resultado de qualidade.Como a experiência prática de tal trabalho mostrou, mesmo após o reparo, o telhado ainda apresenta vazamentos em muitos outros lugares.
Custo de reparo
A melhor oportunidade para planejar e pensar no reparo de um telhado macio é um orçamento que pode ser obtido em qualquer construtora ou feito por você mesmo.
Para determinar o custo dos reparos, é necessário indicar no orçamento toda a lista de trabalhos necessários, bem como materiais e outros custos.
Para fazer um cálculo preliminar do custo, você precisa conhecer os dados iniciais:
- Para calcular a área do telhado, você deve indicar seu tamanho na planta ou pensar em uma planta indicando todas as dimensões
- Se houver saliências de cornija, indique seu comprimento
- Especifique o comprimento das junções aos parapeitos, a altura e a espessura dos próprios parapeitos
- A presença e número de poços de ventilação, bem como seu tamanho
- A presença de outros elementos que passam pelo telhado (tubos, seu diâmetro e número)
- Leve em consideração a condição da superfície do telhado reparado, anexando fotografias
- É bom refletir e indicar o complexo de obras necessárias na sua opinião que serão realizadas no telhado
- Certifique-se de levar em consideração os desejos do material de cobertura que deseja usar para consertar seu telhado.
Assim, a lista que reflete a estimativa: reparação de um telhado macio, realizando os trabalhos necessários de acordo com os danos e a vontade do proprietário para a escolha dos materiais a reparar.
O artigo te ajudou?