Não é segredo que os telhados betuminosos se desgastam com o tempo e perdem suas propriedades de consumo. Neste artigo, consideraremos brevemente o que são betume para telhados e outros materiais, e também nos debruçaremos sobre como os telhados de betume são reparados com a ajuda deles.
Materiais para coberturas betuminosas
Os materiais mais comuns para telhados betuminosos são material de cobertura e vários tipos de telhas betuminosas. E um e outro tem suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos dar uma olhada mais de perto nesses materiais:
- Ruberoid é um material de cobertura que pode ser usado para impermeabilização durante a construção.Para sua fabricação, utiliza-se papelão para coberturas, que é impregnado com resinas betuminosas e, a seguir, coberto em ambos os lados com betume refratário e polvilhado com amianto ou talco. O betume para telhados é produzido de acordo com os requisitos do GOST 10923 - 93.
- Telhas betuminosas - material de cobertura, difere do material de cobertura por ser produzido na forma de folhas de vários formatos. Em termos de estrutura interna, é semelhante ao feltro para telhados, mas lascas de pedra servem como camada superior e a camada inferior às vezes é autoadesiva. Permite fazer uma variedade de cores e texturas do telhado.
- A fita betuminosa para coberturas é uma coisa indispensável para a reparação de telhados. Excelente aderência a telhas, metais, plásticos, pedras, coberturas betuminosas materiais de cobertura. Fornece vedação confiável de superfícies, em caso de violação de sua integridade, restaura de forma independente a estanqueidade.

A fita de cobertura consiste em várias camadas: a camada externa de alumínio protege o adesivo das intempéries, a camada interna é de betume modificado e a última camada é uma película protetora de polietileno.
Conselho! A fita vedante é indicada para a reparação e protecção de calhas, coberturas betuminosas e telhas. Além disso, a fita provou ser eficaz na vedação de lacunas em torno de sistemas de drenagem e ventilação, bem como chaminés.
Trabalho de reparação de telhados betuminosos
Se a cobertura do telhado tiver danos extensos e precisar ser reparada por muito tempo, a única solução para esse problema será a substituição completa do telhado danificado. Isto implica a substituição de um isolamento húmido e de uma betonilha de cimento-areia destruída pela água.
Esses reparos no telhado são bastante volumosos em termos de custos financeiros e de tempo. Além disso, é complicado pela necessidade de usar meios técnicos para abrir uma espessa camada de cobertura betuminosa antiga, o que por si só é uma operação trabalhosa.
Não devemos esquecer quantos entulhos de construção precisarão ser primeiro baixados ao solo e depois retirados durante a restauração da cobertura do edifício. .
E vale lembrar a criação de proteção temporária do interior contra penetração de água, no caso de obras em edificações existentes.
Atenção! Durante o reparo de telhados betuminosos, muitas vezes há momentos em que os materiais betuminosos se inflamam. É extremamente importante cumprir todos os requisitos e medidas de segurança ao trabalhar com fogo aberto!
Novos materiais para a reparação de coberturas betuminosas

Para evitar as dificuldades acima, permite a tecnologia de reparo de telhados betuminosos usando materiais modernos.
Um exemplo é o método em que uma membrana de PVC ou outros materiais é colocada sobre o revestimento antigo, obtendo-se uma cobertura de polímero betuminoso.
As vantagens dessas membranas são óbvias: os revestimentos não absorvem água, não perdem elasticidade em temperaturas negativas do ar e não requerem o uso de chama aberta durante a instalação.
Um exemplo de tecnologia de reparo de telhado usando membranas
- O telhado betuminoso é limpo de contaminantes e folhas de membrana são espalhadas sobre ele.
- Se a membrana Resitrix for usada, nenhum material adicional será necessário entre ela e o telhado antigo. No caso de usar materiais de membrana mais baratos, uma camada de material não tecido deve ser colocada primeiro no telhado.
- Com a ajuda de um secador de cabelo de construção, as bordas dos painéis são soldadas entre si para obter uma cobertura contínua do telhado. Em seguida, a tela é fixada no telhado por meio de fixadores especiais.
- Se a área das seções danificadas do telhado for pequena e a estrutura do telhado estiver saturada com umidade em pequena extensão, o telhado betuminoso pode ser impregnado com mástique à base de dois componentes do Hyperdesmo-PB. Esse mástique para o telhado tem excelente adesão a materiais de cobertura à base de betume e, após a polimerização, forma uma impermeabilização de telhado de alta qualidade.
- Se a impermeabilização tiver descascado no telhado na junção com superfícies verticais, deve-se usar um trilho de alumínio para pressionar a membrana. E para vedar juntas, é melhor usar um selante à base de poliuretano "Efirmastica PU-25".
- Em caso de danos significativos na cobertura do telhado, quando o betume para o telhado estiver total ou parcialmente ausente, ele deve ser removido permanentemente e substituído por um revestimento reforçado com rebarba. Esse cobertura de telhado é colocado com a ajuda de mástique de dois componentes em poliuretano - base betuminosa "Hyperdesmo-PB". Este método permite obter uma impermeabilização confiável de áreas difíceis. Nas áreas de antenas, suportes e tubulações, é aconselhável utilizar a mástique líquida Hyperdesmo-PB.
Deve-se lembrar que não existe uma maneira única de consertar um telhado, e cada caso específico requer seu próprio método de restauração. O uso de materiais de membrana permite escolher o método mais adequado e menos dispendioso de reparo do telhado.
O artigo te ajudou?