Filizol - que tipo de material de cobertura é esse

A indústria da construção moderna está desenvolvendo novos materiais, usando soluções inovadoras e métodos tradicionais para facilitar a tarefa de construir edifícios de vários andares e casas particulares. É bastante difícil explicar que tipo de material é - filisol.

Filizol - que tipo de material de cobertura é esse

Com o tempo, tornou-se possível construir um telhado embutido - um material ecológico e respirável com excelentes propriedades de impermeabilização e, mais recentemente, com um design elegante.

O material de cobertura Filizol é:

  • excelente opção para a construção de telhado embutido;
  • fabricados na indústria da construção em diferentes marcas;
  • a composição e finalidade, as possibilidades de aplicação, a base para instalação dependem desta designação para o consumidor;
  • existem opções para a camada superior e substrato, para a camada inferior do carpete da cobertura;
  • pode ser usado para impermeabilização não apenas de edifícios, mas também de túneis, pontes, várias estruturas funcionais.

Interessante! Soldagem de disco de argônio

A resposta mais simples é que tipo de material é o Filizol - um material feito à base de betume. Acontece enrolado, cobertura. É utilizado para impermeabilização de telhados. Como o betume é uma solução de vida relativamente curta, a tecnologia permite modificações variáveis, a adição de uma base de vidro, polímeros de vários tipos. É possível determinar que tipo de material é, como em qualquer outro caso, de acordo com a marcação aprovada do fabricante, alguns de seus tipos estão registrados nos GOSTs e são fabricados há mais de um ano.

Especificações

O uso generalizado do material na construção civil se deve à facilidade de fabricação, facilidade de instalação e uso a longo prazo, se tudo for feito corretamente. A diferenciação de produtos, unidos sob um termo comum, é realizada de acordo com diferentes princípios:

  • uso na produção de tecido não tecido de fibra de vidro ou poliéster;
  • largura - de 950 a 10 mil mm;
  • grau de bioestabilidade;
  • Possibilidades de aplicação em assentamento, disposição da camada de fundo, reparação e impermeabilização.

Comentário do especialista
Tecnólogo-chefe da fábrica
“O Filisol é um excelente material para coberturas laminadas, que é produzido com diferentes tecnologias, seja a base de fibra de vidro, um tecido não tecido de poliéster, ou uma mistura destes dois materiais. Diferentes variações podem ser usadas, com curativo de granulação grossa ou fina, tanto para a fabricação de um telhado de camada única, quanto para a camada superior ou inferior. A vida útil de todos os tipos é longa, mas algumas marcas podem durar mais devido às peculiaridades de sua composição.

marcas filisol

Normalmente, existem dois tipos de filisol em rolos: para arranjo da parte superior (com tecido não tecido de poliéster como base, e as camadas inferiores - usando fibra de vidro). No entanto, também existem marcas para telhado de camada única, além de isolantes, que se referem a materiais de revestimento. Alguns fabricantes têm Filizol-super em sua linha de produtos.

Leia também:  Qual telhado escolher: critérios de seleção

Interessante! Dornita geotêxtil - o que é: especificações, não tecido, em rolos

Marca N

É apropriado iniciar a lista de tipos de filizol para coberturas laminadas com a marcação H, que é usada para criar uma camada de base inferior ou criar uma impermeabilização completa para posterior revestimento multicamadas. Possui características próprias - um pó protetor de grão fino ou uma película de material polimérico que é fácil de derreter. O fabricante garante que durará pelo menos 25 décadas, desde que as camadas superiores sejam instaladas corretamente.

Série b

É usado para criar a camada superior de filizol, difere em estrutura e composição daquela marcada com a letra H. Nele, um dos lados é coberto com curativo de granulação grossa e o segundo com um filme de polímero leve fino ou derretido . O material de cobertura Filisol grau B pode consistir em uma base, duas camadas de betume-polímero com propriedades adstringentes, revestimento protetor superior e inferior. A força de ruptura mínima de qualquer uma das camadas difere dependendo do material usado - fibra de vidro, fibra de vidro e poliéster. O ligante é calculado normalmente até -35°C, mas considera-se que o intervalo trabalhável é de -50 a +120°C.

Outras opções

Graus K e KX de filisol para telhados laminados - para a camada superior de um revestimento multicamada, H e HX - para o fundo, existem diferenças nas propriedades dos materiais, e isso não é acidental, pois eles são projetados para desempenhar funções diferentes. Uma ilustração clara é a marcação P, que indica a propriedade da composição isolante para proteger contra a entrada de umidade em edifícios residenciais, públicos e industriais, pontes, cruzamentos e túneis para transporte.

Super

O nome não é acidental, uma camada isolante de calor e mástique, 2 revestimentos protetores e 2 - polímero de betume, com propriedades adstringentes, foram adicionados à composição usual. Juntamente com a base, é um filizol de sete camadas, cujas características correspondem ao nome eloquente. Também possui subespécies baseadas no uso de fibra de vidro, tecido não tecido de poliéster ou uma combinação de ambos. O curativo de granulação fina pode estar ausente e, em seu lugar, pode ser usado um filme fusível de material polimérico.

Leia também:  Como cobrir o telhado: escolha roupas para o telhado

Quem é o fabricante

A demanda pelo material significa o surgimento de inúmeras ofertas dos fabricantes. As ofertas podem diferir não apenas em tipos, mas também em orçamento.

O material de cobertura Filisol marca B e outros produtos populares com as marcações listadas acima também podem diferir por categoria - da classe econômica e padrão ao premium.

Um dos mais famosos é produzido por uma empresa nacional com reputação comprovada de longa data chamada "Filikrovlya". Para que a instalação do filizol ocorra sem problemas e não traga nenhum inconveniente ou custo financeiro, é melhor entrar em contato com o site deste conhecido fabricante, e não procurar mercadorias de etiologia totalmente incompreensível em várias lojas.

Tecnologia de produção

Existe documentação executiva, que especifica o escopo, organização e tecnologia de produção. A instrução começa com a observância das precauções de segurança, a confiabilidade da fixação de todas as estruturas e dispositivos utilizados. O material laminado para telhados de filisol grau B é tratado em ambos os lados com um revestimento adstringente. A camada externa é coberta com um curativo de granulação grossa, a camada interna é coberta com um material com pequenos grânulos e um filme.

O material de cobertura Filizol N é produzido de acordo com o algoritmo fornecido pelas instruções e padrões tecnológicos. Tudo isso em conformidade com as normas de segurança e controle permanente em todas as etapas da produção.

Aplicação de Material

É determinado pela sua rotulagem, que oculta as características do ciclo de produção e a finalidade a que se destina, determinada pela composição e tecnologia:

  • a marcação B significa que o material é usado para criar a camada superior do telhado soldado;
  • Material laminado Filizol N - para o revestimento de base (inferior) durante a construção e reparação de telhados;
  • a finalidade a que se destina pode ser determinada pela largura do produto, pela presença de camadas adicionais, pela base utilizada, pelo miolo ou película de revestimento.

Resistência ao impacto, elasticidade, colagem rápida do rolo, capacidade de ficar sem reparo por muito tempo, desde que instalado corretamente - todos esses são os motivos da demanda por um material de construção e isolamento popular.

Material favorito dos designers

As vantagens dessa tecnologia são claras: você pode não apenas consertar um telhado com vazamento, mas também recriá-lo do zero de forma rápida e econômica. O aumento do preço dos materiais de construção está associado ao encerramento das fronteiras e aos direitos aduaneiros. Mas o alto custo também se deve aos custos de transporte e mão de obra. Filizol é uma excelente saída para esta situação.

Leia também:  Como cobrir o telhado no país: dicas dos mestres

Vantagens e desvantagens

Há muitos mais benefícios em usar. Esses incluem:

variedade de tipos de materiais;
sua plasticidade;
resistente a ácidos;
pode suportar cargas pesadas de neve;
choque e resistência à temperatura.

Estes são apenas alguns dos bônus para o fabricante médio e empresas industriais.

As desvantagens incluem:

a necessidade de verificar a integridade do material na estação quente;
É necessário monitorar constantemente o aperto do revestimento.

Mas há muito poucas deficiências, então elas podem ser encontradas em revisões muito raramente.

tecnologia de assentamento

Depende da escala do trabalho, da largura da tela e do tipo de material utilizado.Descrição geral - limpeza e secagem da base, isolamento do vapor, isolamento térmico, disposição da betonilha de cimento, sobre a qual é colado o tecido do rolo principal. Depois disso, você pode fazer uma camada protetora adicional. As instruções para organizar o processo de construção usando um material de construção conveniente mencionam os recursos determinados pela natureza da base. Pode ser lajes de concreto ou outras inovações de construção.

Filizol é um material moderno. Tecnologias inovadoras estão envolvidas em sua produção. É usado para a construção de edifícios de vários andares e casas particulares.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC