Um grande número de materiais de cobertura é apresentado no mercado de construção moderno. No entanto, o eurolate é o material mais popular, acessível e esteticamente bonito para telhados de qualquer complexidade. No âmbito deste artigo, serão delineadas as principais características do eurolate, suas vantagens e desvantagens, bem como serão dadas recomendações para a instalação.
Euroslate rapidamente ganhou grande popularidade devido à alta qualidade do material, fácil instalação e preço acessível. Adequado para telhados simples e telhados com múltiplas curvas.
É aplicado tanto na construção industrial, quanto na residencial, além de poder ser utilizado para acabamento de fachadas de edifícios.
O sinônimo da palavra euroslate é a palavra "Ondulin" após o nome do maior fabricante, que está presente no mercado de materiais para coberturas há mais de 40 anos.
Composição e principais características
Um dos requisitos das modernas normas Euro é que a ardósia não deve conter amianto prejudicial à saúde. No momento, ninguém conseguiu superar a tecnologia de fabricação exclusiva, embora a composição do Euroslate seja conhecida há muito tempo.
Primeiro, uma base multicamada é criada a partir dos seguintes componentes:
- fibras de celulose,
- fibras de vidro,
- carga mineral.
Além disso, a base multicamada é impregnada com betume purificado e resinas especiais com adição de pigmentos sob a ação de alta pressão e temperatura. O resultado é um material durável, leve, resistente à água e ao fogo.
O equipamento de produção da Euroslate é moderno, de alta tecnologia, atende a todos os requisitos modernos de qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.
As principais características incluem o seguinte:
- peso da folha cerca de 6 kg;
- suporta uma carga de neve de até 300 kg por 1 m² de superfície;
- sujeito a instalação adequada, é resistente a ventos de furacão de até 50 m / s;
- garantia operacional até 50 anos;
- tolera mudanças significativas de temperatura;
- resistente a produtos químicos;
- ecologicamente correto (não contém amianto), reciclável;
- preço acessível;
- baixo nível de ruído durante a precipitação;
- atende aos requisitos estéticos (muitas formas e cores);
- não requer manutenção após a instalação;
- você pode andar com segurança em sua superfície;
- resistente à corrosão e deterioração;
- instalação fácil;
- econômico - após a instalação há poucos resíduos;
- a instalação pode ser realizada sem caixote, bem como sobre um telhado antigo.
Vantagens
- tolera mudanças significativas de temperatura;
- resistente a produtos químicos;
- ecologicamente correto (não contém amianto), reciclável;
- preço acessível;
- baixo nível de ruído durante a precipitação;
- atende aos requisitos estéticos (muitas formas e cores);
- não requer manutenção após a instalação;
- você pode andar com segurança em sua superfície;
- resistente à corrosão e deterioração;
- instalação fácil;
- econômico - após a instalação há poucos resíduos;
- a instalação pode ser realizada sem caixote, bem como sobre um telhado antigo.
Imperfeições
A desvantagem do eurolate é a sua baixa capacidade de isolamento térmico. O telhado precisa ser isolado.
Isso exigirá duas camadas de alta qualidade isolamento de telhado: o primeiro deve ser estanque ao vapor (telhado ou texton), o segundo isolante térmico (vermiculita ou placas de fibra de vidro).
Instalação de telhado
Euroslate é bastante simples de instalar. Durante a instalação, é necessário seguir as recomendações e instruções do fabricante do telhado selecionado. No entanto, os princípios gerais de instalação permanecem os mesmos para todos os fabricantes.
torneamento do telhado
O revestimento do telhado desempenha um papel importante na instalação. A caixa para colocar o eurolate depende do ângulo do telhado.
Para que o eurolate dure muitos anos, é aconselhável tratar a caixa de madeira com um agente podre e usar impermeabilizante.
corte de telhado
Se o telhado do prédio não for complexo, o corte do telhado pode ser feito usando papel vegetal e papel quadriculado. No papel vegetal, é indicado o plano da inclinação do telhado e, no papel, a localização das folhas.
Deslocamos o papel vegetal no papel até obtermos a melhor opção de corte. Para telhados de design complexo, é aconselhável usar um programa de computador.
É conveniente cortar as folhas com serra circular, serra elétrica ou serra para madeira, após lubrificar a serra com óleo.
Atenção! Ao cortar uma folha, não é recomendado o uso de esmeril com discos de esmeril, pois. O euroslate deforma-se facilmente devido ao derretimento do betume que faz parte da chapa.
Conselho util. Para uma marcação mais precisa da folha antes do corte, é melhor usar um lápis de cor e um corte de folha.
Placas de montagem e fixação

É necessário prender as telhas da borda do telhado oposta aos ventos predominantes. A primeira linha começa com uma folha inteira. É aconselhável iniciar a segunda linha com meia folha para que 4 folhas não apareçam na junção ao mesmo tempo.
Atenção! Na junção, 4 folhas não devem convergir ao mesmo tempo.
Euroslate preso à caixa com pregos. Os pregos devem ser cravados na crista da onda. Os pregos não são cravados nos seguintes casos:
- em locais onde é suposto sobrepor;
- na parte superior da folha, se houver sobreposição da linha seguinte.
Em locais de sobreposição e ao longo da borda do telhado, os pregos devem ser cravados em cada onda. Em outros casos, a folha é fixada através da onda. Em média, são necessários 20 pregos para fixar uma folha de 10 ondas.
A folha é presa à caixa na seguinte sequência:
- fixe as bordas da folha;
- fixe o meio da folha;
- prenda a folha completamente.
Se a sequência de fixação da chapa for violada, a geometria da chapa pode ser violada. Como resultado, todas as folhas subseqüentes não serão colocadas corretamente.
Conselho util. Para garantir que os fixadores passem exatamente ao longo da linha da viga da caixa, você pode usar uma corda bem esticada.
Elementos adicionais

Os elementos adicionais de um telhado são necessários para a proteção dos lugares mais feridos de um telhado.
Eles são usados para fortalecer adicionalmente o telhado para que ele possa suportar fortes rajadas de vento, chuva, neve e outros fenômenos naturais.
Os elementos adicionais incluem:
- elemento de cumeeira - montado em uma cumeeira ou borda de telhado;
- elemento de vale - projetado para cantos internos e vales de telhado;
- tubo de ventilação;
- avental de cobertura - usado para proteção adicional de juntas entre as placas e uma chaminé ou placas e uma parede vertical;
- tiras de vento - montadas nas extremidades da encosta.
Euroslate é um material durável e confiável, mas é impossível realizar uma cobertura completa sem elementos adicionais.
O artigo te ajudou?