Saliência do telhado: classificação, materiais, reforço e proteção, organização das aberturas de ventilação

saliência do telhadoUma saliência do telhado é uma estrutura que se projeta além das paredes de um edifício. Alguns chamam esse elemento estrutural de caixa. O principal objetivo da saliência do telhado é proteger as paredes de todos os tipos de precipitação. Para maior eficiência dessa proteção, as vigas da base do telhado são retiradas das paredes por um segmento de 50 a 60 cm, podendo esse indicador ser ligeiramente aumentado.

Em alguns casos, o sistema de treliças não prevê saliências além das paredes do edifício. Ao mesmo tempo, o alongamento forçado das vigas é usado por meio de elementos especiais - potranca.

Deve-se notar que a parte frontal das paredes do edifício também precisa de proteção, que também é fornecida por beirais.Normalmente, a largura das saliências frontais é feita com pelo menos 500 mm de comprimento. Ao mesmo tempo, uma placa do tipo cornija é montada na borda do telhado.

A parte inferior das saliências do telhado deve ser revestida. Como material de revestimento para arquivamento de beirais de telhado, via de regra, use uma placa macho-fêmea.

Deve-se notar que os desenhos das saliências inclinadas e frontais são um pouco diferentes entre si.

Classificação das saliências do telhado

saliências do telhado
Saliências do telhado no primeiro plano de uma casa

Ao longo da história da construção, muitos tipos diferentes de balanços foram inventados e colocados em prática com sucesso.

Vamos considerar os principais:

  • Saliências sem forro - ótimas para telhados de quatro águas, estruturas de inclinação única e do tipo empena.
  • Saliências com bainha - também ficam bem em telhados de quatro águas, são amplamente aplicáveis ​​em telhados de duas águas.
  • Saliências em caixa - aplicáveis ​​em telhados simples, de duas águas e de quatro águas.
  • Saliências de telhado encurtadas - usadas em quase todos os principais tipos de estrutura.

Tipos de saliências

Conselho! A saliência deve ser sempre uma continuação do telhado. O tipo de balanço, assim como a estrutura geral do telhado, é selecionado de acordo com o clima da região onde a construção está sendo realizada.

Vamos nos deter com mais detalhes nas características de design das saliências do telhado:

  • Uma saliência de cornija nivelada é formada quando as vigas não se estendem além do limite frontal das paredes.Isso requer a fixação ao longo da borda das vigas, a chamada placa de drenagem na posição horizontal, a fim de proteger as extremidades da penetração de umidade e, ao mesmo tempo, garantir a fixação do sistema de calhas. Além disso, tal movimento construtivo dará ao telhado alguma individualidade. A desvantagem dessas saliências da cornija é a exposição das partes superiores das paredes à umidade. A saliência nivelada em casas de madeira geralmente é executada em um comprimento de pelo menos 55 cm. Quanto às estruturas de tijolos e painéis, aqui é permitida uma saliência de uma saliência de comprimento menor. Se os puffs forem lançados além da linha frontal das paredes, nas quais as pernas das vigas estão embutidas, em tal projeto, recomenda-se a instalação de cornijas, o que impedirá a formação de correntes de ar no espaço do sótão da estrutura e evitará que a neve sopre nas fendas da estrutura. Na ausência de saliências das pernas das vigas além da linha das paredes, elas são alongadas com "potras", que servem como guarnições de madeira, aparafusadas ou pregadas nas pontas das vigas. Diretamente para eles e prenda a placa de cornija.
  • As saliências do telhado do tipo aberto são formadas quando as vigas principais da estrutura do telhado se projetam além das paredes. Nesse caso, o sistema de drenagem é fixado nas partes laterais das vigas ou nas bordas superiores. Este sistema é muito utilizado na construção de casas particulares.
  • A saliência da cornija do tipo fechado (protetor) é formada quando a cornija fecha as pontas das vigas que se projetam além da parte da empena, que possuem uma ranhura especial no interior. Os elementos de pele são subsequentemente inseridos nesta ranhura.

Conselho! Se o sótão for uma sala isolada, os beirais fechados devem ser equipados com orifícios de ventilação.

  • A saliência da empena pode ser disposta nivelada e com uma saliência além das paredes. O método depende da ideia do designer, pois em qualquer caso a escolha será correta. No entanto, se a saliência se projetar além das paredes, certifique-se de embainhar a área do telhado que está desprotegida.
Leia também:  Sofitos para o telhado: como escolher e instalar

Materiais para saliências de revestimento e seu dispositivo

forro de beiral de telhado
Revestimento de telhado de PVC

O material mais comum usado para revestir saliências é uma placa. As madeiras de coníferas são as mais preferidas aqui (abeto, larício, pinho).

Atenção especial deve ser dada ao teor de umidade do material selecionado. Se a umidade for muito alta, o material pode deformar com o tempo, o que levará a danos na aparência da saliência.

Além disso, a espessura dos painéis de madeira também é importante. De acordo com as normas, a espessura deve ser de no mínimo 17 mm, não podendo ultrapassar 22 mm. A largura e o comprimento das placas são selecionados individualmente.

A fixação do revestimento da prancha é realizada em ambos os lados, o que não se aplica a pranchas com mais de 6 m - aqui os fixadores são realizados em incrementos de um metro de comprimento do material do revestimento.

Cada placa utilizada é invariavelmente tratada com uma argamassa impermeável imediatamente antes da instalação.

Nesse caso, pode-se usar tinta ou verniz especial para madeira. O arquivamento de madeira das saliências do telhado requer processamento a cada poucos anos, então a saliência pode agradar aos olhos por um longo tempo.


Um fator importante é o sistema de ventilação saliente. É satisfeito independentemente do tipo de construção. As entradas devem ter 1/600-1/400 de diâmetro da área a ser ventilada.

Com cálculo e implementação adequados, o ar entrará nesses orifícios e sairá pelo orifício na cumeeira. As aberturas de entrada são cobertas com uma rede para que morcegos, pássaros e insetos não penetrem no sótão.

Além das tábuas, o revestimento das saliências também é feito com os seguintes materiais de construção:

  • Chapas de aço galvanizado. O revestimento das saliências do telhado é feito de aço com uma espessura não superior a 0,6-0,8 mm. Além da chapa de aço comum, podem ser usadas chapas de metal perfuradas. A altura da onda neste caso não deve ser superior a 20 mm. Para cortar esse material no tamanho necessário, é usado equipamento especial. Depois de encaixar as chapas no tamanho, as bordas cortadas são revestidas com uma camada de tinta para evitar corrosão.
  • Folhas de alumínio revestidas com uma camada protetora. A espessura das folhas é escolhida dentro de 6mm, a largura é de 10-30cm. O comprimento das folhas não deve ser superior a 6m. Prenda o revestimento de alumínio com travas especiais.
Leia também:  Revestimento do telhado: materiais e métodos para realizar o trabalho básico

Além desses materiais, os fabricantes oferecem uma ampla gama de outros materiais e elementos que melhoram as propriedades funcionais e estéticas das saliências.

Reforço e proteção de saliências

Instalação incorreta e forro de beiral de telhado pode levar à sua deformação, flacidez e falha sob a influência do vento e da carga de neve. Para evitar tais problemas, é necessário que tanto a saliência quanto seu revestimento sejam conectados ao sistema de treliça do telhado.

Para uma proteção mais eficaz das saliências, as “caixas” e os elementos de conexão das vigas devem ser cuidadosamente fixados.

Além disso, para evitar o entupimento dos sistemas de drenagem, são instalados elementos de aquecimento na seção do telhado localizada em frente à saliência e no próprio sistema de drenagem. Isso permite organizar o graveto da neve aderente e sua descida para o ralo, reduzindo assim a carga na saliência do telhado.

Organização dos orifícios de ventilação sob as saliências do telhado

saliências do telhado
É assim que a montagem da saliência do telhado acabada se parece na seção

O dispositivo de ventilação do espaço sob o telhado permite evitar consequências desagradáveis, como danos à estrutura da treliça de suporte e simplesmente um microclima interno ruim do sótão.

As aberturas de ventilação localizadas nos beirais do telhado são de dois tipos principais:

  • O mais simples desse tipo de orifício é um pequeno espaço entre o intradorso (costura da cornija) e a parede de suporte do edifício.
  • Também podem ser utilizadas grades de ventilação especiais de plástico de vários tamanhos, que são montadas em um intradorso.

Se for utilizada uma cobertura de telhas naturais, são utilizadas lajes de telhas especiais com orifícios de ventilação. Esses ladrilhos são montados na 5ª fila, se você começar a contar a partir da saliência da cornija.

No caso de isolamento adicional da saliência da cornija, também não se deve esquecer a disposição dos orifícios de ventilação, cujo comprimento é escolhido em função do tipo de ventilação a instalar.

Ao colocar isolamento de telhado esses orifícios são deixados abertos, caso contrário, a qualidade da ventilação do ar no espaço sob o teto deixará muito a desejar.

Leia também:  Telhado do chalé: características do dispositivo e cobertura

O forro também deve ter furos para ventilação em locais apropriados.Em outras palavras, o caminho para o ar fresco deve permanecer livre.

Entre outras coisas, para conseguir uma melhor ventilação do sótão, que tem um tamanho suficientemente grande, pode-se utilizar equipamento de ventilação auxiliar.

O resultado de tudo o que foi dito acima é o fato de que uma saliência de telhado bem montada não apenas alcançará um efeito visualmente atraente de um edifício privado, mas também aumentará significativamente a durabilidade do próprio telhado e de sua base e da estrutura do toda a estrutura como um todo.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC