Qual telhado é melhor. Tipos. Classificação das estruturas inclinadas. Escolha. Elementos compostos. Tipos de vigas e fundações. Materiais para telhados e coberturas

O telhado refere-se às estruturas de suporte de carga da casa, pelo que a sua construção deve ser levada a sério. Naturalmente, ao planejar a construção de uma casa, surge a questão de qual telhado é melhor?

Para que o telhado lide com suas funções com sucesso, ele deve não apenas ser forte e estável, mas também ter várias propriedades. Nomeadamente, ter propriedades térmicas e impermeabilizantes, cumprir as regras de segurança contra incêndios. Além disso, o telhado é um importante elemento arquitetônico que forma a aparência de todo o edifício.

Principais tipos de telhados

A escolha dos materiais para criar um telhado depende principalmente do tipo de telhado. Existem dois tipos principais de telhados - inclinados e planos.

  • Telhados planos. Esta opção é utilizada, na maioria das vezes, na construção de galpões, banheiros, garagens e outras dependências. Além disso, esse tipo é necessário se o projeto da casa prever um terraço na cobertura.
  • Telhados inclinados. Esse tipo de telhado, por sua vez, é dividido em não sótão e sótão, além de quente e frio.

O sótão pode ser usado como uma despensa adicional. Além disso, a presença de um sótão facilita o equipamento de ventilação das instalações residenciais.

E se a casa for aquecida com recuperador de calor ou equipada com lareira, então existe uma chaminé no sótão. Recentemente, tornou-se moda usar os espaços do sótão para os aposentos do sótão.

Classificação de telhados inclinados

qual é o melhor telhado
Instalação de sistemas de treliças de telhado

Existem vários tipos de telhados inclinados, entre eles:

  • Telhado único. Nesse caso, o telhado é um plano suportado por duas paredes externas da casa, que diferem em altura.
  • telhado de duas águas. Estes são dois planos localizados em ângulo entre si e baseados em duas paredes externas do edifício, que têm a mesma altura.
  • Telhado de meia água. Trata-se de um tipo de cobertura com duas águas, em que as paredes das extremidades da parte superior são cortadas em forma de quadril (triângulo).
  • Telhado de quadril. Este tipo de telhado é caracterizado pela presença de inclinações finais na forma de um triângulo e inclinações laterais na forma de trapézios.
  • Telhado de galpão. Este é um tipo de telhado de quatro águas, feito de inclinações de igual tamanho.
  • Telhado padrão inclinado. Um tipo de telhado de duas águas, cujas inclinações são retângulos na parte inferior e na parte superior são conectadas em um ângulo obtuso.
  • E, finalmente, o telhado cruciforme. Este é o tipo de telhado mais complexo em execução, que é criado sobre uma casa com um layout complexo. Na construção desse tipo de telhado, é necessário prever a instalação de uma ranhura, o que dificulta muito o projeto e requer cuidados especiais na execução da cobertura.
Leia também:  Telhados de vale: plano e arranjo

Como escolher o tipo certo de telhado?

Ao escolher o tipo de telhado, as qualidades operacionais e decorativas do futuro telhado são levadas em consideração. Em prédios baixos, o telhado ocupa uma parte significativa do volume da casa, de modo que sua aparência determina a solução arquitetônica geral.

Via de regra, na construção de casas particulares, é dada preferência a estruturas de telhado alto. Tal decisão dará à casa uma aparência apresentável e permitirá (imediatamente ou posteriormente) construir um sótão.

Além disso, as inclinações acentuadas do telhado não contribuem para a retenção de neve e água da chuva. No entanto, em áreas onde prevalecem ventos fortes, é mais conveniente escolher uma estrutura com cobertura baixa ou usar estruturas altas com reforço adicional dos sistemas de treliça de suporte.

Na hora de escolher o tipo de telhado, você também deve levar em consideração o aspecto econômico, ou seja, decidir qual telhado é mais barato? Naturalmente, os projetos mais simples exigirão menos investimento; portanto, se a opção mais econômica for selecionada, você precisará optar por um telhado plano ou em galpão.

A propósito, um telhado de galpão também é bastante conveniente, pois permite aproveitar ao máximo a capacidade cúbica interna do edifício e, em algumas dependências, pode desempenhar o papel de teto.

Se for planejado usar o sótão para qualquer necessidade doméstica, por exemplo, para guardar coisas ou para secar roupas lavadas, é necessária uma empena ou telhado inclinado.

Em áreas com forte carga de vento, a melhor escolha é telhados de quadrilmas a construção é muito trabalhosa.

Conselho! Se você planeja construir um telhado de quatro águas, deve confiar sua construção a artesãos experientes, pois esse trabalho requer habilidades e conhecimentos profissionais.

Se for planejada a construção de uma casa de formato complexo, a única opção é um telhado cruciforme.

Como já mencionado, esse tipo de telhado é uma estrutura complexa, composta por um grande número de inclinações que podem se cruzar em vários ângulos.

A principal dificuldade na construção de tal telhado é que as partes do telhado que formam os cantos internos permanecem herméticas. A construção de tal telhado é um prazer bastante caro, exigindo o uso de materiais de construção caros e a mão de obra de trabalhadores com alto nível de qualificação.

Leia também:  Trabalho de cobertura faça você mesmo: instruções para instalação faça você mesmo

Componentes da estrutura do telhado

qual telhado é mais barato
Telhado de quatro águas composto

Após a seleção do tipo de telhado, pode-se proceder à seleção dos materiais, sendo que para isso é necessário saber em que elementos estruturais é constituído.

Assim, os principais elementos de qualquer telhado:

  • Estrutura básica.O tipo deste elemento depende inteiramente do tipo de telhado que se pretende construir. Pode ser constituída por vigas de madeira (com vão não superior a 4,5 metros), caibros ou treliças, que, por sua vez, são constituídas por cordas inferiores e superiores, escoras, ligamentos e outros elementos.
  • Fundação para cobertura. Pode ser maciço ou em forma de treliça;
  • Camada de calor e impermeabilização;
  • Material de cobertura.

Tipos de vigas

As vigas, como elemento integrante do telhado, desempenham uma função muito importante. Eles servem de suporte para a caixa, assumindo toda a massa do telhado, incluindo a pressão da neve e a carga do vento.

Existem dois tipos de vigas:

  • Inclinados, que são utilizados com vão de até 6,5 metros (se houver apoio adicional, esse valor pode ser aumentado para 12 metros)
  • Pendurado, que são usados ​​para vãos longos.

O projeto e instalação de sistemas de treliças é um dos trabalhos mais difíceis na construção de um telhado. A capacidade de carga da futura estrutura e, consequentemente, a resistência da cobertura, depende da qualidade da sua execução.

Tipos de bases sob o telhado

A escolha do tipo de base sob o telhado é realizada em função do material de cobertura que se pretende utilizar.

Existem dois tipos de bases:

  • piso sólido;
  • Caixote.

O primeiro é recomendado para uso ao usar materiais de cobertura laminados, o segundo - para coberturas de ardósia, perfis metálicos, telhas metálicas, etc.

Ao construir um piso contínuo, as placas são dispostas em duas camadas. A primeira camada está funcionando, a segunda, que é disposta em tábuas estreitas localizadas em um ângulo de 45 graus em relação ao piso de trabalho, é protetora. Entre as camadas do piso é necessário instalar um material à prova de vento.

Conselho! Recomenda-se usar RPP-350 ou RPP-300 ruberoid como pára-brisas.

Ao construir uma caixa, é importante observar as seguintes regras:

  • Os elementos devem ser fixados com segurança nas vigas;
  • As juntas dos elementos da caixa devem estar localizadas acima das vigas em um lance;
  • A distância entre os elementos individuais da caixa deve ser mantida exatamente em toda a superfície do telhado.

Materiais para telhados e coberturas

O telhado é a parte mais alta do telhado, que absorve o impacto exercido pelo vento e pela precipitação. Portanto, o principal requisito que se aplica a ele é a resistência à água e a durabilidade.

Leia também:  Telhado envelope: dispositivo, vantagens e desvantagens

O telhado pode ser feito de uma variedade de materiais, portanto, ao decidir qual telhado é o melhor, você definitivamente deve comparar o desempenho de diferentes materiais de cobertura.

Ao escolher um material de cobertura, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:

  • A finalidade funcional do edifício (casa para residência permanente, balneário, casa de veraneio, etc.);
  • Conformidade com a estrutura do telhado e material de cobertura;
  • Condições climáticas na área onde a construção é realizada;
  • A durabilidade do material selecionado e sua conformidade com a durabilidade planejada do telhado em construção;
  • Componente estética;
  • Oportunidades econômicas do desenvolvedor;
  • Propriedades de economia de calor e isolamento de ruído;
  • Intensidade do trabalho de serviço.

É extremamente difícil dar conselhos sobre a escolha do material para cobertura sem conhecer as nuances listadas. Afinal, não existe material que possa ser chamado de ideal.

Sim, e os critérios de definição para cada desenvolvedor podem ser diferentes.Por exemplo, com a falta de financiamento, o preço do material ganha destaque e todas as outras características são avaliadas com menos viés.

Para outro proprietário, ao contrário, a condição mais importante são as melhores qualidades de consumo, e o custo do material realmente não importa. Para os terceiros, a componente estética é mais importante, pois pretendem construir uma casa que não se pareça com todas as outras da zona.


Portanto, para escolher o melhor material de cobertura, vale a pena estudar as ofertas do mercado, comparar as características de desempenho e custo dos materiais, e não deixe de consultar um especialista.

Além disso, é necessário fazer uma escolha ainda na fase de elaboração do projeto de uma casa. Afinal, o tipo de estrutura do telhado depende de qual material será utilizado. Será extremamente difícil fazer alterações no projeto finalizado.

Conclusão

Assim, é impossível responder de forma inequívoca à questão colocada no título do artigo. É necessário decidir qual telhado é o melhor em cada caso.

Neste caso, é necessário ter em conta:

  • características do projeto da casa;
  • a natureza do seu funcionamento (casa para residência permanente ou casa de veraneio);
  • características do clima local;
  • componente estética;
  • orçamento de construção.

Somente pesando todos os fatores acima, você pode decidir que tipo de estrutura de telhado deve ser e escolher o tipo de telhado e material de cobertura mais adequado.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC