Um dos projetos de telhado mais tradicionais é o telhado envelope. Como está organizado, quais são as especificidades de sua instalação e operação - mais adiante no artigo.
Termos gerais:
- Ridge - o local da junção vertical das encostas do telhado
- Quadril - uma inclinação triangular localizada acima das paredes finais
- Rafter - uma estrutura de suporte, mais frequentemente - uma forma triangular, assumindo a carga do peso do material de cobertura, neve e vento
- Perna da viga - uma viga inclinada na qual o material da cobertura repousa diretamente
- Viga - uma cinta que corre ao longo do topo das paredes, sobre a qual repousam as vigas
Segundo a classificação arquitetônica, o “envelope” nada mais é do que um telhado de quatro águas ou quatro águas. Quando visto de cima, ele realmente se assemelha a este item.
A peculiaridade desta forma de cobertura é que ela substitui com suas duas inclinações os elementos tradicionais de uma casa com telhado de duas águas - empenas, feitas como um estreitamento das paredes finais para cima. Tem suas vantagens, também tem desvantagens.
Tudo depende das condições em que o novo revestimento da casa terá que funcionar.
Dispositivo de telhado de quadril

Como qualquer telhado inclinado (com inclinação superior a 10%), o quadril é executado usando um sistema de treliça. No entanto, devido à localização especial das encostas, alguns de seus trechos apresentam características.
Todos os telhados com vigas são divididos em dois tipos:
- Com vigas suspensas que não possuem suportes intermediários no meio, toda a carga recai apenas nas paredes externas de suporte de carga
- Com caibros estratificados - possuem um ou mais apoios intermediários em paredes portantes localizadas no interior da edificação, ou em lajes de piso
Se para telhados de duas águas todo o sistema de treliça é feito o mesmo ao longo de todo o comprimento do edifício, então para telhados de quadril, uma junção bastante complicada é criada nas extremidades das paredes - afinal, de fato, duas estruturas de suporte perpendiculares convergem aqui .
Portanto, aqui, via de regra, são utilizadas vigas em camadas - e no local onde o quadril fica contíguo à cumeeira, apenas é instalado um suporte. As estruturas de suporte das encostas que convergem neste ponto apenas repousam sobre ele.
Como resultado, as vigas do quadril e da inclinação lateral convergem em um ângulo na nervura.
Informação importante!
- Vigas de canto sempre sempre têm uma inclinação menor que o resto
- As vigas curtas das encostas não estão presas à cumeeira, mas às vigas de canto
- Vigas intermediárias - aquelas que dependem da cumeeira e das barras da viga

Um caso especial de telhado de quatro águas é um telhado de quatro águas - ele é instalado em edifícios com planta quadrada. Aqui, todas as encostas são quadris, ou seja, têm a forma de triângulos idênticos.
É lógico que no centro, onde convergem as vigas de todas as inclinações de tal telhado, o suporte é quase sempre instalado (com um sistema em camadas).
na tenda telhado faça você mesmo o cálculo do ponto de convergência das vigas dos quatro quadris é de particular importância, pois é muito fácil cometer um erro. Para estes casos, existem várias tabelas auxiliares:
Coeficiente de inclinação do telhado para coeficiente de caibro de canto
caibro intermediário
3:12 1,031 1,016
4:12 1,054 1,027
5:12 1,083 1,043
6:12 1,118 1,061
7:12 1,158 1.082
8:12 1,202 1,106
9:12 1,25 1,131
10:12 1,302 1,161
11:12 1,357 1,192
12:12 1,414 1,225
De acordo com a tabela, você precisa pegar o ângulo desejado do telhado e multiplicar a distância entre a viga (cintura) e a viga da cumeeira. O resultado é o comprimento desejado da perna da viga.
Calcular inclinação do telhado a colocação em graus e porcentagens, bem como a tabela a seguir, o ajudará a escolher o material de cobertura correto:
Benefícios do quadril

Na escala "transferidor" - em graus
É claro que a primeira e uma das principais vantagens de um design como telhado padrão quadril - economizando materiais de parede na parte superior das paredes finais do edifício. Aqui é muito mais fácil instalar clarabóias. Além disso, com um design adequado, todas as paredes da casa serão protegidas uniformemente da precipitação.
Tal telhado, entre outras coisas, resiste igualmente ao vento de todos os lados. Finalmente, na maioria dos casos, o telhado de quadril é muito estético.
Nas regiões do sul, eles adoram, porque as condições climáticas permitem que sejam instalados e equipados internamente com instalações úteis.
Também existem desvantagens
A versão ideal de estruturas de construção não existe. Você só precisa escolher o caminho certo.
O que considerar ao instalar um telhado de quatro águas:
- Com o mesmo material de construção de um telhado de duas águas, devido à maior área, aumentará proporcionalmente o seu peso
- Uma vez que as vigas são suportadas em todo o perímetro do edifício, todas as paredes tornam-se automaticamente de suporte de carga.
- O sistema treliçado tem um desenho bem mais complexo e não perdoa erros.
- O equipamento do sótão em áreas frias exigirá uma quantidade significativa de isolamento
Se o telhado do envelope, depois de pesados \u200b\u200btodos os prós e contras, inclinou o dono do prédio a seu favor e as dificuldades não assustam - sua aparência elegante agradará aos olhos. E servirá, se todos os cálculos estiverem corretos e o material de cobertura for selecionado com sucesso, por pelo menos 50 anos.
O artigo te ajudou?