A maioria dos apartamentos urbanos, mesmo aqueles construídos de acordo com designs modernos, não pode se orgulhar de tetos altos. Na cozinha ou no quarto, essa falta não causa muitos transtornos, mas na sala a falta de espaço livre costuma ser sentida de forma especialmente aguda. Portanto, é tão difícil escolher um lustre para a sala de estar que se encaixe no interior e ao mesmo tempo ocupe o mínimo de espaço possível.
Critérios de escolha
Um lustre selecionado sem sucesso não afetará apenas a qualidade da iluminação da sala, mas também tornará a sala visualmente ainda menor. Portanto, antes de comprar, é importante prestar atenção às seguintes características.
Tipo de suspensão
Um lustre suspenso definitivamente não é adequado para uma sala de estar com teto baixo.Talvez pareça mais esteticamente agradável, mas muito espaço livre valioso será gasto na suspensão. Além disso, em uma sala pequena, esse lustre é muito fácil de acertar com a cabeça ou com as mãos. Portanto, antes de tudo, você deve prestar atenção aos modelos que são montados diretamente no teto.
Poder
Como o lustre ficará rente ao teto, é preciso escolher lâmpadas que não danifiquem ao aquecer. Isto é especialmente importante se a sala de estar tiver um tecto falso ou revestimentos de painéis. Mas mesmo no caso de tetos de concreto, menos suscetíveis a altas temperaturas, é melhor parar na opção com lâmpadas de média potência. Caso contrário, as correntes de ar quente, subindo constantemente, podem levar ao aparecimento de manchas escuras em sua superfície.
Direção da luz
A opção ideal é um lustre com chifres apontando para cima. Assim, a luz será refletida no teto e se espalhará uniformemente por toda a sala. Nesse caso, os chifres devem ser pequenos e arredondados.
Importante! Esta opção não é adequada para forros sensíveis ao calor. Se um teto falso for instalado na sala de estar, você deve olhar para o modelo universal com chifres apontando em direções diferentes ou usar apenas lâmpadas LED.
Elementos de decoração
Recuse modelos com um grande número de peças suspensas e convexas - elas reduzem visualmente a altura dos tetos. O tamanho das persianas deve ser compacto, como o próprio desenho, para ocupar o mínimo de espaço possível. Se parece que a luz de tal candelabro não é suficiente, você pode complementá-la com arandelas de parede. Para interiores modernos no estilo de minimalismo e alta tecnologia, candelabros alongados bem pressionados no teto são adequados.
Esses modelos concisos sem detalhes desnecessários se encaixam perfeitamente em um ambiente ascético e, ao mesmo tempo, praticamente não gastam centímetros preciosos da altura do teto. Uma forma interessante de aumentar visualmente a altura do teto é escolher um lustre com base espelhada. A luz, refletida no espelho, criará a ilusão de espaço, e a falta de espaço livre não chamará mais tanto a atenção.
O artigo te ajudou?