Construir a casa própria é um ato nobre e, claro, grato. Uma casa autoconstruída é motivo de orgulho por muitos anos e um investimento de sucesso que pode ser transmitido de geração em geração. No entanto, para que um edifício se justifique e resista ao tempo, é necessário cuidar da sua fiabilidade desde a fase de projeto. O uso ideal de materiais tradicionais comprovados e os desenvolvimentos mais modernos para a construção de uma casa são uma garantia de que as paredes resistirão a todas as ameaças externas, mas não devemos esquecer o telhado da casa.Neste artigo, vamos dizer-lhe como realizar trabalhos de cobertura com as próprias mãos de forma a garantir a mais alta qualidade e um resultado durável.
Teoria
A primeira etapa do trabalho para criar um telhado confiável e durável é, obviamente, o planejamento competente dos próximos trabalhos.
Um PPR devidamente elaborado para o trabalho de cobertura é uma ajuda significativa para todas as ações subsequentes - afinal, a velocidade do trabalho e a qualidade do telhado que está sendo criado dependem muito da precisão e detalhamento do plano. Portanto, a parte teórica não deve ser negligenciada em nenhum caso.
Em geral, o trabalho de cobertura inclui as seguintes etapas:
- Montagem de estruturas de suporte. Isso inclui várias vigas, vigas e outros detalhes nos quais todo o telhado será mantido.
- Instalação de revestimento protetor. Um sistema composto por várias camadas, projetado para fornecer isolamento térmico suficiente, além de proteção contra umidade e ruído.
- Criação de coberturas. Ao final da obra, é aplicada uma camada decorativa externa, que protege o sistema de isolamento de influências nocivas e confere um aspecto acabado à casa.

Obviamente, medidas específicas em um estágio ou outro dependem de muitos fatores - principalmente o tipo de telhado e o tipo de cobertura.
De acordo com o seu design, os telhados são divididos em:
- Telhados de galpão. Eles têm uma forma horizontal plana. Devido às suas características, eles não são usados com muita frequência e são talvez um dos tipos de coberturas mais impopulares para casas particulares modernas.
- Telhados de dupla inclinação. Eles consistem em duas encostas conectadas por um cume.Devido à combinação bem-sucedida de design simples e aparência agradável, esse tipo de telhado é o mais popular atualmente.
- Telhados quádruplos. Eles são uma continuação direta da tecnologia anterior. O design de tais telhados é muito semelhante aos telhados de duas águas, no entanto, em vez de empenas, eles têm duas inclinações adicionais.
- Telhados de várias águas. Usado em casas de forma não padronizada complexa. Eles podem combinar partes individuais de todos os tipos acima, bem como elementos contidos em diferentes alturas.
Dependendo do tipo específico de telhado, os métodos de construção também diferem.
O mercado moderno de materiais de cobertura é representado principalmente pelas seguintes opções de revestimento:
- As telhas são naturais. O material mais tradicional e reconhecível. Representa uma estrutura pré-fabricada feita principalmente de argila natural.
- As telhas são macias. Além disso, devido aos materiais utilizados para sua produção, às vezes é chamado de betuminoso. É um análogo moderno e barato de ladrilhos naturais, feitos de vários produtos químicos e compostos.
- Telha metálica. Uma estrutura de aço galvanizado, que tem uma aparência semelhante às telhas naturais, mas ao mesmo tempo é muito mais fácil de instalar.
- Telhado falso. A base desse revestimento são grandes folhas planas de metal, fixadas entre si por meio de uma tecnologia especial.
- Rolar materiais de cobertura. Esta categoria inclui uma variedade de materiais modernos, consistindo em folhas de grande escala fixadas à superfície do telhado por colagem ou fusão.
A escolha do mais adequado deles também determina em grande parte os métodos de cobertura.
Prática
Assim, tendo decidido a aparência necessária do futuro telhado e traçando um plano de ação detalhado, você pode proceder à sua implementação direta.
Os equipamentos de segurança para telhados merecem menção especial.
Atenção! Por mais simples que pareça realizar este ou aquele trabalho em altura, ainda é uma altura, portanto, deve-se ter extremo cuidado aqui.

O primeiro passo após erguer as paredes da casa é criar uma moldura para o futuro telhado. Para fazer isso, um sistema especial de caibros e vigas de suporte é montado, correspondendo à configuração do telhado selecionado.
Se a escolha for feita em favor de apenas um telhado de duas águas, as vigas podem ser articuladas, ou seja, contar apenas com as paredes e a cumeeira do telhado.
No caso de criar um telhado com quatro inclinações, é necessário fornecer estabilidade adicional às vigas com a ajuda de sistemas auxiliares de suporte. Essas vigas são chamadas de camadas, elas têm vários nós, ao longo dos quais o peso de todo o telhado é distribuído uniformemente.
Os detalhes específicos de um determinado projeto, bem como a forma de implementá-los, estão consagrados nos regulamentos relevantes, que podem ser consultados em caso de dúvida. Estes, em particular, incluem ENiR - o trabalho de cobertura é claramente marcado lá.
Após a montagem do sistema de suporte principal, é necessário criar uma camada protetora suficiente do telhado.
Nesta fase, é feita a chamada “torta” - uma estrutura composta por várias camadas, projetada para proteger o interior da casa do frio, umidade e outras ameaças externas que podem estar à espreita de um edifício residencial em toda a sua extensão. Operação.
Cada elemento dessa torta é uma camada de um material isolante especial que atende a um propósito específico.
Poderia ser:
- Isolamento térmico;
- supressão de ruído;
- absorção de umidade;
- ventilação do espaço entre as camadas;
- e muito mais.
Cada conjunto específico de materiais é selecionado com base em circunstâncias específicas - condições climáticas externas, material de cobertura e assim por diante.
Dependendo dos materiais utilizados, são utilizados vários métodos de fixação. Alguns materiais podem ser colados, outros apenas pregados, outros simplesmente dispostos na superfície preparada.
Estes últimos, em particular, incluem placas feitas de vários tipos de lã de vidro, cada vez mais utilizadas recentemente. Este material tem um peso relativamente pequeno, mas ao mesmo tempo possui alto isolamento térmico e desempenho absorvente.
No final da criação da camada isolante do telhado, pode-se avançar para a parte mais difícil e crítica - a aplicação da cobertura.
Ao contrário de todos os outros componentes do telhado, o telhado é claramente visível do lado de fora e, muitas vezes, a uma distância bastante impressionante, por isso é necessário fazer todos os esforços para criá-lo com competência.
Observação! Para garantir a ventilação adequada do interior do telhado, em alguns casos, é necessário criar primeiro uma caixa de vigas de madeira.

Quando a superfície do telhado estiver completamente pronta para a aplicação do material de cobertura - devidamente limpa, equipada com ripas, etc. - você pode começar a criar a camada de revestimento desejada. Ainda depende da escolha do material, mas ainda existem algumas regras gerais.
Por exemplo, a cobertura é sempre criada a partir do lado de fora do telhado, movendo-se lentamente em direção à sua cumeeira. Isso garante o uso racional do material, bem como o nível de segurança necessário para as pessoas que executam o trabalho de cobertura.
telhados cobertura pode ser fixado de várias maneiras diferentes - pode ser parafusos e pregos especiais, bem como soluções mais tecnológicas, como a fusão de material na superfície do telhado usando queimadores especiais.
Este último é usado para materiais de rolo modernos, enquanto os tipos tradicionais de revestimentos (como vários tipos de ladrilhos) são conectados de maneira mais familiar, mas ao mesmo tempo confiável.
Além disso, existem várias opções específicas - como, digamos, telhado de costura: tecnologia cujo dispositivo é bastante simples.
Nesse caso, os elementos individuais do revestimento são interconectados por meio de uma tecnologia especial, a forma mais óbvia de demonstrá-lo é um vídeo temático - o trabalho de cobertura com essa tecnologia não é tão raro, portanto, encontrar o vídeo de treinamento apropriado não é um problema.
Quando toda a telha estiver bem colocada e bem presa, alguns retoques finais precisam ser feitos.
Isso pode incluir a vedação necessária de todas as juntas, a aplicação de uma camada protetora externa adicional ou impregnação especial, bem como o design decorativo do material de cobertura.
Depois disso, todo o processo de execução da cobertura pode ser considerado oficialmente concluído. Você pode remover com segurança todas as estruturas e sistemas auxiliares, esperar que todas as camadas e revestimentos aplicados sequem e usar a casa acabada para o fim a que se destina.
Um telhado feito de acordo com todas as normas e padrões irá atendê-lo fielmente por muito tempo, trazendo aconchego e conforto para a casa.
E perceber que tudo isso é feito com as próprias mãos trará uma sensação adicional de confiança e conforto para sua casa.
O artigo te ajudou?