Telhado de duas águas: inclinação do telhado, estruturas do sistema treliçado, construção do sistema de caibros e contra-ripas, impermeabilização e isolamento do telhado, montagem de ripas

telhado de duas águasUm telhado de duas águas, muitas vezes também chamado de telhado de duas águas, consiste em dois planos - inclinações que têm uma certa inclinação. No topo, eles convergem juntos, essa borda mais alta do telhado é chamada de cumeeira. Em uma seção, tal estrutura é um triângulo que repousa sobre as paredes do edifício e fecha no topo com uma cumeeira, ou paralela à tenazes, ou subindo acima deles. Ao construir um telhado de duas águas com as próprias mãos, você pode variar seu ângulo de inclinação, bem como a altura da descida.

Sobre a inclinação do telhado

Um dos parâmetros mais importantes de um telhado é a sua inclinação. Depende da rapidez com que a precipitação é removida do telhado. Se a sua área for bastante seca, então você pode fazer uma inclinação de 25/45º. Quando há muita chuva na região, a inclinação ideal do telhado é de 45°/60º.

Observação! Vale ressaltar que quanto maior o ângulo de inclinação da estrutura, maior é o seu vento. Portanto, em áreas em que ventos fortes são frequentes, é necessário calcular o telhado de duas águas para que sua inclinação não cause cargas de vento muito fortes que possam destruí-lo.

Na inclinação de um telhado como telhado de mansarda, influencia a escolha da cobertura. Assim, ardósia e telhas são usadas em encostas, cuja inclinação não é inferior a 22 °, caso contrário, existe o perigo de a precipitação penetrar no espaço sob o telhado através das juntas.

O custo total do telhado também depende da inclinação. Quanto maior for, mais materiais terão que ser gastos, portanto, o resultado final será mais caro.

Estruturas de sistemas treliçados

telhado de duas águas faça você mesmo
Telhado da casa de campo

Os principais elementos da treliça treliçada são as vigas, os suportes, o mauerlat e a própria caixa. Os lados superiores das pernas da viga devem ser sobrepostos com sobreposições, as extremidades inferiores são fixadas ao mauerlat ou barras de suporte construídas com toras processadas em duas bordas.

Leia também:  Telhado de duas águas: 3 etapas de construção

A estrutura de treliça de um telhado de duas águas, dependendo da forma e extensão, pode ser em camadas ou suspensa.

sistema de treliça telhado de duas águas o tipo em camadas é usado em edifícios com paredes internas de suporte de carga que servem como suportes para a estrutura.

A quantidade de apoios adicionais neste caso pode ser diferente, dependendo da largura que o vão tiver. Se for até 10m, então um suporte intermediário é suficiente, se for mais, o número de suportes deve ser aumentado.

Os racks são montados nas paredes internas em incrementos de 4/6 m, vigas ou uma viga de cumeeira são fixadas a eles.

Esse dispositivo de telhado de duas águas é usado com mais frequência devido à capacidade de usar madeira de comprimento curto e facilidade de instalação.

As treliças suspensas são utilizadas em edificações com grandes vãos e nas quais não há paredes internas portantes. Esta figura geométrica estável consiste em um cinto superior - um par de pernas de viga e um cinto inferior - puffs, que são rigidamente conectados uns aos outros em uma treliça.

Uma construção semelhante de um telhado de duas águas é tal que as vigas ficam com as pontas nas paredes externas, o suporte para elas é o Mauerlat.

O uso de tais treliças resolve simultaneamente dois problemas: com a ausência de suportes internos, é possível equipar um telhado de duas águas, bem como pendurar as estruturas do sótão na faixa inferior do sistema de treliças.

Se os vãos forem superiores a 9m, é necessária uma treliça adicional de estantes, suportes e também travessas. Isso aumentará a rigidez da treliça e não permitirá que vigas longas caiam. O sistema de treliça suspensa é montado no solo e montado no telhado como um todo, pronto.

A construção do sistema de treliças e contra-treliças

Os mais comuns são telhados de duas águas com treliças em camadas. Primeiro você precisa colocar o Mauerlat nas paredes longitudinais externas.

vídeo de telhado de duas águas faça você mesmo
Sistema de treliça para telhado de duas águas

A viga de suporte, cuja seção é de 15 × 15 cm, é fixada à parede com âncoras, devendo ser colocada impermeabilização sob ela - tiras de material de cobertura. Em seguida, as vigas são colocadas.

Leia também:  Telhado de mansarda de duas águas: projeto e construção

Suas faces superiores são fixadas na viga da cumeeira ou sobrepostas com chapas de aço. O fundo é preso com suportes ao Mauerlat e com torções - nas paredes do prédio.

Para tornar as vigas mais estáveis, são feitas escoras entre as estantes e as vigas.

O tamanho das pernas do caibro, suportes, ripas, etc., determina o cálculo do telhado de um telhado de duas águas.

A largura das vigas, via de regra, é de 5 cm, a altura é de 15 cm, 18 ou 20. Para formar uma saliência que protegerá a parede externa de molhar, as vigas ou puffs são retirados de seu plano por pelo menos 40 / 50 cm.

Após a instalação do sistema de treliça, o arranjo da torta de telhado começa com um projeto como telhado de duas águas para sua casa. Para fazer isso, você precisa montar uma contra-caixa.

São barras cuja seção é de 5 × 5 ou 6 × 6 cm, fixadas ao longo das pernas da viga. O contra-ripa desempenha um papel importante - cria uma lacuna de ventilação entre o isolamento e a impermeabilização.

Impermeabilização e isolamento de telhados

telhado de duas águas
O layout da torta de telhado

Entre as vigas, o material isolante de calor é colocado em várias camadas com costuras deslocadas. Recomenda-se que sua espessura total seja um pouco menor que a altura das tábuas.

É aconselhável usar lã mineral como aquecedor, que tenha baixa condutividade térmica e densidade de pelo menos 35 kg / m³.

Do interior do material isolante de calor, uma barreira de vapor feita de um denso filme de polietileno é esticada e fixada. Em seguida, a instalação de um telhado de duas águas.

continua com a colocação do lado de fora do isolamento (na contra-caixa) um filme impermeabilizante permeável ao vapor - uma membrana de difusão com uma estrutura perfurada. Este material permite que o vapor entre no isolamento de dentro para fora, mas não permite que a umidade penetre de fora para o isolamento.

Observação! Além disso, devido à altura das pernas da viga e à disposição da contra-ripa, é criado um espaço de ventilação em ambos os lados do isolamento. Assim, a umidade da atmosfera ou o vapor das instalações são expelidos e as estruturas de telhado de madeira não sofrem com eles.

Montagem da caixa

Quando um telhado de duas águas está sendo construído, a caixa pode ser feita de uma viga com seção de 4 × 4, 5 × 5 cm ou 6 × 6 cm. É montado perpendicularmente às vigas e serve como piso.

Leia também:  Telhado de duas águas: tipos de telhados, características de um design de duas águas, dispositivo e instalação

A caixa absorve muito material de cobertura e redistribui a carga nas vigas, que, por sua vez, a transferem para as paredes portantes do edifício. A primeira viga da moldura do beiral ficará acima de todas as outras na espessura do revestimento.

Antes de construir um telhado de duas águas, você deve escolher a etapa da caixa, que depende do tipo de material de revestimento. Por exemplo, ao instalar telhas metálicas ou chapas perfiladas, depende do tamanho escolhido.

Existem materiais que precisam de piso sólido - todos os tipos de telhados macios, bem como ardósia plana. Sob as telhas betuminosas macias, em cima do piso, estende-se um tapete de forro.

Serve para nivelar a superfície e protegê-la da umidade durante a colocação do material de cobertura.Como revestimento, a fibra de vidro é mais usada, impregnada com betume modificado.

Após a montagem da caixa, você pode iniciar o trabalho de cobertura. Publicamos nesta página material sobre como construir um telhado de duas águas com nossas próprias mãos: uma vídeo-aula falará sobre isso em detalhes.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC