Um telhado inclinado (às vezes também chamado de telhado de mansarda inclinado) é um dos tipos de cobertura mais difíceis de projetar e construir. E, no entanto, o telhado do tipo quebrado é muito popular - apenas ao erguer esse telhado você obtém um quarto adicional, que é bastante comparável em área à área da própria casa.
Neste artigo, tentaremos abordar todas as nuances da construção de telhados inclinados, desde o planejamento até a cobertura. telhados de duas águas.
O que é um telhado tipo quebrado?
Os telhados quebrados, hoje muito difundidos na construção privada, são telhados de mansarda com quatro águas.

E apesar de, do ponto de vista do design, os telhados clássicos de duas águas e quatro águas serem mais expressivos, a construção de um telhado inclinado permite um uso mais eficiente do espaço interno do sótão.
Portanto, se você preferir alta funcionalidade e precisar do telhado mais espaçoso - uma estrutura quebrada é exatamente a escolha de que você precisa.
No entanto, do ponto de vista do design, esse telhado não é nada ruim. Uma casa com telhado inclinado parece muito sólida e, se você enfatizar isso usando o material de cobertura apropriado, sua propriedade se tornará uma pequena obra-prima.
Onde são usados telhados quebrados? Primeiro de tudo quebrado telhado de mansarda construído em casas bastante amplas.
A largura ideal do edifício para a instalação de estruturas de telhado de tipo quebrado é de cerca de 6 metros: o espaço do sótão já não é usado com tanta eficiência, mais largo é mais difícil projetar e instalar um sistema de treliça confiável e eficiente.
Observação! Apesar das dimensões impressionantes das estruturas de suporte (você pode vê-las nas imagens), a construção independente de um telhado quebrado é bem possível. O fato é que o sistema de telhado de vigas do tipo quebrado é mais frequentemente montado de acordo com um princípio modular: os elementos individuais são preparados para montagem no solo, levantam-se e são montados apenas ali.Portanto, você provavelmente não precisará de equipamentos pesados de construção.
Materiais e ferramentas

O que é necessário para a autoconstrução de um telhado inclinado:
- Primeiro de tudo, é claro, madeira. Os principais elementos para a construção de um telhado inclinado são a madeira e uma tábua de borda grossa feita de madeira de coníferas. Mauerlat (barra de suporte ao longo do perímetro do edifício), pernas de caibro e suportes serão feitos de madeira. Para a fabricação dos demais elementos do sistema de treliças, você precisará de uma placa com arestas.
- Ripas de madeira mais finas serão necessárias para criar sarrafos e contra-ripas para material de cobertura.
- Para conectar as vigas de um telhado inclinado, você precisará de um compensado bastante grosso.
- As vigas e placas são conectadas por meio de suportes de aço, pinos com diâmetro de 8-12 mm, parafusos auto-roscantes e grampos de metal galvanizado. Além disso, serão necessários parafusos e pregos auto-roscantes para fixar as barras de torneamento às vigas e fixar o material da cobertura (por exemplo, telhas metálicas ou ondulina).
- Você também vai precisar de material de impermeabilização, isolamento (e neste caso o isolamento do telhado é obrigatório - caso contrário, fará muito frio no sótão e você não poderá aquecê-lo) e o próprio material de cobertura.
- É improvável que você precise de ferramentas especiais para a construção desse telhado; no entanto, é necessário um conjunto de ferramentas de carpintaria e marcenaria.
Observação! Ao trabalhar em altura, em nenhum caso você deve negligenciar a montagem e os cintos de segurança.Portanto, durante todo o trabalho, é necessário observar rigorosamente as normas de segurança e usar todos os equipamentos de proteção individual fornecidos.
Protegendo a madeira do fogo e da deterioração
Antes de fazer um telhado inclinado (ou melhor, sua parte do caibro), é necessário tomar medidas preventivas para proteger a madeira dos caibros, vigas e vigas da deterioração e do fogo.
Para isso, antes mesmo de subir ao telhado, todas as peças de madeira são tratadas com compostos anti-incêndio e anti-sépticos que impedem o desenvolvimento de processos de putrefação.
Para processar madeira, usamos uma escova larga e plana. Aplicamos a composição em duas etapas, aguardando a secagem completa da camada anterior - assim garantiremos a penetração mais profunda da composição protetora nos poros da madeira.
Observação! Ao aplicar composições protetoras, os olhos e órgãos respiratórios devem ser protegidos por óculos e respirador. A aplicação de antissépticos e antipiréticos por pulverização com pistola é possível, mas indesejável - apesar da aceleração significativa do trabalho, a qualidade e a profundidade da impregnação sofrem muito.
Também é possível tratar a parte do caibro já acabada com um composto de proteção, porém, neste caso, é necessário revestir as juntas das peças de madeira com altíssima qualidade, se necessário, soltando a braçadeira.
A parte da viga do telhado inclinado

Depois de todos os materiais estarem prontos, passamos à construção das vigas - o esqueleto do nosso futuro telhado.
A estrutura de treliça de um telhado inclinado é erguida da seguinte forma:
- De acordo com o desenho de um telhado inclinado, fazemos um gabarito para as partes principais.Você pode, é claro, ficar sem modelos - mas é mais fácil com eles: você não precisa calcular o ângulo de corte para cada caibro até o grau mais próximo.
- De acordo com o gabarito, recortamos os detalhes da parte da viga e os elevamos até o local de instalação. Para comodidade das seções do sistema de treliças de quatro inclinações, expomos por sua vez - primeiro fixamos as seções laterais ao Mauerlat, fixando sua posição com batentes tecnológicos, e depois prendemos as seções superiores a elas, fixando-as nas principal.
- Para fixar os cantos e fixá-los com segurança (a geometria complexa de um telhado inclinado depende disso), usamos almofadas de compensado. Fixamos o compensado nas vigas com a ajuda de parafusos auto-roscantes.
- A barra superior, deste projeto. como padrão de quadril, conectamos com os trechos superiores, bem como com as faces inferiores dos puffs das partes da empena. Após a instalação da viga rolante, fixamos toda a estrutura treliçada instalando e fixando os contraventamentos.
- Após a instalação das travessas, reforçamos as seções laterais com postes verticais. Para a fabricação de estantes utilizamos uma viga de madeira de coníferas.
Aquecimento e impermeabilização

Além disso, nosso telhado inclinado requer o arranjo de uma camada isolante e impermeabilização.
É preferível usar isolamento de cobertura, pois é mais eficaz no isolamento do teto e das paredes do nosso sótão.
No topo das vigas, é obrigatório colocar materiais de impermeabilização e barreira de vapor - tal dispositivo de telhado quebrado não apenas o protegerá de vazamentos, mas também evitará a condensação no espaço sob o telhado, o que afeta negativamente o microclima do sótão e a eficácia do isolamento.
Fixamos materiais de barreira hidro e vapor às vigas com grampos de metal galvanizado usando um grampeador de construção. O ideal é que os painéis de impermeabilização sejam sobrepostos, sem flacidez (em casos extremos, digamos que a flacidez não seja superior a 20 mm).
telhados
Quando o trabalho de isolamento e impermeabilização estiver concluído, você pode prosseguir para a etapa final - a colocação direta do material de cobertura.
Apesar de as casas com telhados inclinados terem inclinações com ângulos diferentes, a tecnologia de colocação de telhados para telhados inclinados é praticamente a mesma da tradicional.
A maioria dos tipos de cobertura (por exemplo, a mesma telha metálica) requer a construção de uma caixa no topo do sistema de treliça.
Fabricamos a caixa com uma viga de madeira durável, uniforme e seca, que colocamos em um telhado isolado e impermeabilizado através dos chamados contra-trilhos - barras de apoio. O sistema de barras de underlay não só preserva a integridade da impermeabilização, mas também fornece ventilação do telhado.
Ao criar uma caixa para um telhado, é necessário monitorar a retilinidade de suas seções, pois mesmo uma ligeira deflexão ou curvatura pode levar a uma violação da estanqueidade do telhado.
Naturalmente, todas as opções acima são apenas as informações mais gerais sobre a tecnologia de construção de telhados inclinados de mansarda. Como mencionado no início, um telhado inclinado é um dos tipos mais difíceis de cobertura.
No entanto, os benefícios que ela oferece mais do que justificam todos os esforços para construí-la.
O artigo te ajudou?