A fase final da construção de uma casa inclui a seleção final da cobertura e sua instalação. Na maioria das vezes, a construção do telhado é confiada por especialistas, pois esse tipo de trabalho é o mais responsável e inseguro. Até o momento, a cobertura metálica tornou-se um tipo popular de cobertura na construção de moradias particulares. A simplicidade de sua instalação permite que você mesmo cubra o telhado, o que economiza muito dinheiro.
Telha de metal para uma estrutura de telhado simples
É melhor cobrir telhados de telhas metálicas com inclinação, quando a inclinação da inclinação não for inferior a 14 graus.É preferível que o telhado seja geometricamente simples, pois não haverá necessidade de cortar o próprio material e não haverá restos não reclamados.
Por que gastos extras quando fazemos o telhado nós mesmos e para nós?
Ao comprar a quantidade certa de telhas metálicas, você deve:
- medir com precisão o telhado;
- é importante que a telha seja 4 cm mais longa que o telhado para que sua extremidade se sobreponha ao beiral; tal arranjo criará um espaço ventilado no cume;
- é necessário medir cuidadosamente os parâmetros do futuro telhado, inclusive na diagonal;
- antes de começar a cobrir o telhado, é útil certificar-se de que não apresenta saliências;
- se estiverem, e não for possível alinhar, pode-se colocar os ladrilhos de forma que a borda inferior da própria caixa coincida totalmente com a linha saliente da folha.
É impossível instalar o telhado com as próprias mãos sem uma ferramenta especial:
- tesoura de metal,
- furadeira elétrica,
- moedores,
- serras.
Você precisa começar com a instalação do sistema de treliça. As vigas são vigas e servem de moldura para o futuro telhado. De acordo com o padrão estabelecido, o sistema de treliça fornece uma pressão de 200 kg por metro quadrado.
Conselho. Independentemente das características do próprio material de cobertura, esse requisito é obrigatório para que o telhado suporte a pressão do vento, o peso da neve que caiu.
- Antes de iniciar a instalação do sistema de treliças, as paredes portantes são betonilhadas.
- Em seguida, são colocadas a impermeabilização, a viga longitudinal e a cama.
- Um sistema de suporte de vigas é montado a partir de suportes, vigas e racks.
- A seguir vem a instalação das próprias vigas, começando pelas extremas, terminando nas intermediárias.
Uma boa ajuda pode ser um vídeo sobre como fazer um telhado com as próprias mãos. Nenhum telhado é colocado sobre um "esqueleto" de viga nua: é necessária uma caixa.
É feito de vários materiais, na maioria das vezes de madeira. Tábuas de madeira são presas às vigas com pregos. Os parâmetros das tábuas da caixa dependem do material que será utilizado para o telhado.
Para telhados de metal é necessária uma base de uma placa de tecelagem. A espessura é calculada individualmente, mas as pranchas extremamente longas são geralmente 10 mm mais grossas.
Com base no valor do passo transversal do perfil (350-400 mm), é calculada a distância entre as placas. A tábua que vai além da cornija, assim como a que a segue, é colocada em incrementos de tamanho menor (300-350 mm).
Características do forro do telhado de duas águas
Folhas de ladrilhos de metal são presas à caixa.
Conselho. Ao revestir um telhado de duas águas, deve-se começar pela extremidade e, no caso de um telhado de quatro águas, começar pelo ponto mais alto, descendo gradualmente.
- A telha metálica é sempre colocada com sobreposição, a folha anterior é coberta com outra folha por cima.
- Entre si, as chapas de metal são fixadas com parafusos auto-roscantes, depois - na cumeeira com parafusos.
- As tiras finais são instaladas de baixo para cima ao longo das superfícies frontais do telhado e as extremidades das folhas de telhas metálicas são cobertas.
- As faixas de extremidade são fixadas com parafusos auto-roscantes, que são aparafusados à caixa e às ondas (extremas) da telha.
- Quando as tiras de extremidade são instaladas, são instaladas tiras de cumeeira, que são fixadas na parte superior de cada segunda onda da telha metálica. Eles são responsáveis pela fachada da casa. Esses elementos também são aparafusados com parafusos.
- Depois que as pranchas são instaladas no comprimento, a sobreposição na largura é de aproximadamente 10 cm.
- Na junção das encostas, é realizada a instalação do vale. São duas cópias delas, a de baixo é colocada em cima da faixa de cornija, diretamente sobre o caixote, e a de cima é colocada em cima da onda da telha.
- Em seguida, é realizada a instalação de tubulações e ralos das calhas.
Quem está interessado em fazer um telhado em casa com as próprias mãos - o vídeo demonstra o esquema proposto pelos fabricantes. Vale lembrar que os ganchos para fixação do sistema devem ser fixados na caixa antes mesmo da instalação da telha metálica.
Se desejar, você pode instalar um pára-raios.
Telhado feito de ardósia comum
Para quem quer descobrir como cobrir um telhado, a tecnologia mais familiar não é menos interessante - colocar ardósia. É usado de bom grado quando é necessário um telhado massandra faça você mesmo.
Telhado de ardósia padrão pré-revestido com tinta acrílica específica para pintura de ardósia. Sem isso, ele absorverá ativamente a umidade e eventualmente entrará em colapso. Em sua forma pura, a ardósia pode durar de 15 a 20 anos. A ardósia pintada é 3-5 vezes mais forte e mais durável.
Por que? Quando a ardósia úmida congela, a água nas microfissuras as expande e gradualmente destrói a estrutura da ardósia. O material pintado é protegido da água em microfissuras (são preenchidas com tinta). Basta inspecionar um telhado de ardósia uma vez a cada dois ou três anos, tingindo conforme necessário.
Para isso, você precisa cuidar do acesso seguro ao telhado, você precisa da chamada escada de telhado.
Em uma casa moderna, cada inclinação é coberta com três fileiras de ardósia. A linha do meio começa na borda não com um todo, mas com meia folha de ardósia (cortada no comprimento).
Se unidas de outra maneira, 4 folhas de ardósia ficam nos cantos uma da outra. Reunidos em um ponto, eles formam lacunas visíveis e criam uma conexão instável.
Não procure instruções de como fazer um telhado com as próprias mãos - o vídeo demonstra como calcular a quantidade de ardósia por casa e quantas delas precisam ser cortadas.Eles cortam a ardósia com um moedor, esse trabalho leva uma hora.

Uma folha é cortada ao meio - na proporção de 4 ondas ao meio (ardósia de oito ondas). Duas folhas são cortadas de modo que partes de 5 ondas e 3 ondas sejam formadas. Peças com 5 ondas devem ter uma pequena onda ao redor da borda.
Na ardósia de fábrica, a última onda é menor que as demais - ela foi projetada especificamente para atracação. Quando há um telhado combinado, a ardósia também é colocada de forma que uma pequena onda permaneça presa sob uma grande folha subseqüente (pequeno + pequeno não é bom).
Após o corte, obtém-se 6 pedaços de ardósia: dois de 5 ondas (começam a cobrir as fileiras do meio), dois em quatro ondas (acabam de cobrir as fileiras do meio) e dois em três ondas (sobressalentes).
A ardósia é fixada com parafusos de telhado sobre a onda (se você prendê-la na parte inferior da onda, a água fluirá sob o telhado). O parafuso autorroscante entra no centro (ou um pouco mais alto) da placa da caixa. Com uma broca Pobedite D 6-7 mm, é feito um furo na ardósia para um parafuso auto-roscante. Os construtores podem perfurar a ardósia com um prego, o que cria muitas microfissuras (isso causará a destruição de toda a ardósia em 2 a 3 anos).
Conselho. Subestimando a importância da caixa, alguns construtores tentam economizar usando madeira de baixa qualidade. As barras do caixote viram pó, não seguram mais a ardósia e toda a encosta pode se mover. É preciso escolher com muito cuidado as barras da caixa.
Se você estiver assistindo a tutoriais de como colocar um telhado, o vídeo vai chamar sua atenção para qual direção está a sobreposição da ardósia e das chapas de cumeeira.
Conselho. Escolha o lado onde os ventos sopram com mais frequência.Se essa direção não for levada em consideração, na chuva com vento forte, a água se acumula no espaço entre as folhas e leva ao molhamento constante da caixa.
É conveniente fixar a ardósia, começando pela linha superior. A borda superior da linha de ardósia é amarrada com um fio de marcação nas vigas extremas e, em seguida, a borda inferior é marcada.

As bordas superiores de ambas as encostas telhado de duas águas estão na mesma altura e não interferem entre si. Entre as inclinações do telhado, a distância entre as bordas das placas de ardósia superiores deve ser mantida de 100 a 200 mm.
Ao aprender a fazer um telhado em casa, os tutoriais em vídeo são obrigatórios. Eles ilustram todas as situações de construção possíveis e ajudam a encontrar a solução certa.
- Digamos que o vento geralmente sopre da direita, então você precisa cobrir o telhado à esquerda.
- O primeiro bloco de ardósia pintada é preso à caixa com um parafuso auto-roscante, que é aparafusado no centro da folha.
- Depois disso, o centro da borda esquerda é fixado com o próximo parafuso auto-roscante.
- A segunda folha da linha superior é sobreposta à onda extrema da folha anterior e fixada à caixa com um parafuso auto-roscante.
- Todas as folhas subsequentes de ardósia na linha superior também são fixas. A folha de ardósia é mantida primeiro em um parafuso autorroscante.
- De meia folha de 5 ondas, a segunda linha de ardósia é anexada. Para prender essa metade da folha, ela é colocada sob a primeira folha da linha superior, com uma sobreposição de 100-150 mm. ).
- O centro da borda esquerda é fixado com parafusos.
- Então, com um parafuso auto-roscante, a primeira folha da linha superior é conectada à primeira folha da segunda linha. É necessário fazer um furo passante de duas folhas de ardósia (canto superior esquerdo inferior e canto inferior esquerdo superior).Com uma sobreposição de 150 mm, o deslocamento para o parafuso é de 75 mm ou metade da sobreposição.
- O segundo bloco da linha do meio é sobreposto na onda extrema (pequena) do primeiro bloco da segunda linha e desliza 150 mm sob o primeiro e segundo blocos de ardósia na linha superior. Um parafuso auto-roscante é aparafusado no centro do segundo bloco já na linha do meio.
- 10. Agora você precisa prender 3 folhas de ardósia com um parafuso auto-roscante. Um parafuso auto-roscante é aparafusado através de três folhas na caixa e a terceira folha do bloco do meio é colocada.
- 11. Além disso - o mesmo esquema. O último é uma meia folha com 4 ondas.
- A terceira linha é colocada da mesma forma, a única diferença é que começamos a colocar de uma folha inteira.
- A parte inferior da terceira linha é fixada com parafusos auto-roscantes.
- Outra inclinação do telhado de duas águas já se estende à direita, de modo que a sobreposição das placas de ardósia seja em uma direção em ambas as inclinações.
- Depois disso, a faixa de cumeeira é instalada.
Conselho. Para isolar o telhado da chuva e da neve, espumamos as juntas das placas de ardósia, bem como as ondas de ardósia, para que a neve não se acumule entre a alvenaria de ardósia e a faixa da cumeeira.
O artigo te ajudou?