Telhado de quadril. Marcação. Trilho usado para medições. O comprimento da viga do tipo intermediário. Modelo de cálculo do telhado. Layout de elementos de canto

telhado de quadrilTelhado de quadril do tipo faça você mesmo não é um trabalho tão difícil quanto pode parecer para uma pessoa que não tem experiência e conhecimento suficientes em construção.

O trabalho, claro, não é o mais fácil, mas bastante factível, não há nada de sobrenatural nele.

Para quem se interessa por telhado de quatro águas, vídeos e instruções para sua construção podem ser encontrados na Internet, mas o principal ainda é a correta marcação e layout competentes, o que permite evitar várias dificuldades e transtornos diretamente no processo de trabalhar.

Antes de iniciar a construção, deve conhecer todos os detalhes deste tipo de telhado, e precisamente o sistema de treliça de telhados de quatro águas, além de realizar cuidadosamente todas as medições e marcar tudo detalhadamente.

A diferença entre os telhados de quatro águas é que seu design é uma combinação de dois elementos a partir dos quais o telhado é construído:

  1. O primeiro elemento são duas inclinações comuns, que podem ser encontradas em qualquer outro telhado.
  2. O segundo elemento confere aos telhados de quatro águas a sua singularidade: como as encostas não cobrem toda a área da casa em comprimento, o espaço restante é fechado com a ajuda de dois quadris laterais, que dão nome a toda a estrutura.

Os desenhos do telhado do quadril são elaborados usando o trilho de marcação usual e o teorema de Pitágoras, familiar da escola, o principal é não se apressar e fazê-los com cuidado e deliberadamente.

Um projeto de telhado de quadril devidamente preparado com marcações competentes também permite que você faça de forma independente todos os cortes nas estruturas de caibro necessários durante o processo de construção.

A tecnologia para erguer telhados de quatro águas é considerada a mais correta, e a parte principal das medições é feita a partir da borda inferior do sistema de vigas, como acontece com instalação de vigas de telhado inclinado.

Regras básicas para a construção de um telhado de quatro águas:

  1. Deve-se lembrar que os elementos intermediários das vigas são sempre mais inclinados que os elementos de canto, portanto o tamanho das tábuas ou toras utilizadas na fabricação do sistema de caibros deve ser de pelo menos 50x150 mm.
  2. Os elementos estruturais curtos das caibros não devem ser fixados na cumeeira, como em uma cobertura de duas águas convencional, mas nos elementos de canto do sistema de caibros, devendo a inclinação dos elementos intermediários deste sistema coincidir com a inclinação de sua elementos curtos.
  3. A construção de um telhado de quatro águas implica que o mesmo material seja usado para fazer a cumeeira e o sistema de caibro.
  4. Como o telhado é de quadril, durante sua construção é utilizado um tipo intermediário de caibro central, cuja fixação é realizada ao longo de ambas as bordas da cumeeira.
  5. As vigas intermediárias repousam não apenas na cumeeira, mas também no nível superior da cinta utilizada.

Conselho útil: ao fazer medições, é recomendável usar um trilho de marcação em vez de uma fita métrica comum, o que permitirá marcar melhor e, portanto, tornar o desenho do teto do quadril mais preciso do que com uma fita métrica padrão para medições.

Marcações do telhado do quadril

construção de telhado de quadril
inclinações do telhado do quadril

Antes de construir um telhado de quadril, você deve marcá-lo. Antes de tudo, é necessário marcar a linha central localizada no nível superior da cinta da parte da parede localizada no final do edifício.

Em seguida, é feita uma medição precisa da meia espessura da cumeeira, além de marcar a localização do primeiro elemento do sistema treliçado do tipo intermediário central.

A seguir, aplica-se uma das extremidades do trilho de marcação na linha marcada anteriormente para o primeiro elemento das vigas, e transfere-se uma linha para a sua outra extremidade, a lateral da parede interna, marcando a localização do elemento intermediário da treliça. sistema.

O comprimento exato da saliência das vigas é especificado transferindo o trilho de marcação para a linha correspondente ao contorno externo da mesma parede, enquanto a segunda extremidade do trilho é instalada na saliência do telhado formada.

Em seguida, é marcada a localização do segundo elemento das vigas do tipo intermediário central, para isso o trilho está localizado na borda da parede lateral e marca a localização exata do elemento da viga que está planejado para ser localizado entre o extremidade superior da cinta e a parede lateral, como prevê o esquema do telhado de quatro águas.

Nos restantes cantos do edifício, deve ser realizada a mesma sequência de ações, o que permite marcar com precisão e corretamente todos os elementos da parte central do sistema de caibros, bem como as dimensões da cumeeira.

A vantagem indiscutível de tal procedimento de marcação é que o telhado de quatro águas - estrutura e dispositivo - será projetado sem hipóteses e suposições sobre o rebaixamento dos elementos de canto do caibro, pois todo o sistema de caibros será feito de material com a mesma largura e seção .

Importante: o design do telhado de quatro águas devido ao uso de tábuas idênticas de tamanho 150x50 mm em todo o sistema de caibros pode ser tal que as partes superiores dos elementos do caibro sejam ligeiramente mais altas que as partes superiores dos elementos de canto.Como resultado, é formada uma lacuna entre o material da cobertura e as vigas, na qual é realizada circulação de ar adicional no sótão.

Como todos os elementos do sistema de treliças sobre os quais o telhado de quatro águas é construído têm a forma de triângulos retangulares, seu cálculo mais preciso pode ser feito usando o teorema de Pitágoras, já mencionado acima.

Trilho usado para medições

Antes de começar a medir e marcar, você deve examinar cuidadosamente todos os elementos que compõem o telhado - quadril, inclinações, etc. Depois de lidar com seu dispositivo, você também deve pensar com antecedência em como conectar os elementos do sistema de vigas entre si.

Leia também:  Cálculo do telhado do quadril: principais características e design, determinação da área total do telhado

Tendo descoberto como os telhados de quadril estão dispostos, você pode iniciar o procedimento de fabricação de um trilho, com o qual as medições serão feitas.

Para que a marcação do telhado seja mais conveniente quando a marca localizada no trilho estiver localizada a uma grande distância dos olhos do trabalhador, a largura desse trilho deve ser de cerca de 5 centímetros.

A localização do elemento intermediário do sistema de treliça é marcada pela aplicação do trilho ao Mauerlat da parede lateral.

Você também deve medir a espessura da própria parede, o que permitirá fazer a seleção correta da parte de suporte das vigas, bem como da saliência do telhado.

Importante: Para não tirar todas as medidas várias vezes, basta colocar no próprio trilho todas as dimensões utilizadas para a marcação.Isso economiza tempo e evita erros de alguns milímetros, que podem ser cometidos, por exemplo, ao usar uma fita métrica para medir novamente cada seção. Como resultado, esses erros podem levar a inconsistências em todo o sistema de vigas, o que exigirá trabalho adicional para corrigi-los.

Além disso, você deve preparar com antecedência uma lista de todos os coeficientes usados ​​\u200b\u200bna marcação do sistema de treliças para tornar a estrutura do telhado o mais correta e precisa possível.

Esses coeficientes incluem a relação entre o comprimento dos elementos usados ​​\u200b\u200bdas vigas e sua localização, bem como várias proporções, características de várias inclinações e inclinações, etc.

Comprimento intermediário da viga

A lista de coeficientes é dividida em duas colunas, uma das quais indica os coeficientes usados ​​​​para marcar os elementos intermediários das vigas e a outra - os valores usados ​​\u200b\u200bpara os elementos de canto da estrutura de treliça.

Um exemplo dessa tabela é mostrado na figura.

telhado de quadril faça você mesmo
Tabela de coeficientes para cálculo dos elementos do sistema treliçado

Por exemplo, o cálculo do comprimento necessário da perna de um elemento de viga é feito multiplicando o coeficiente apropriado pela colocação de uma determinada perna.

Importante: esta tabela de coeficientes é necessária durante a construção de um telhado de quatro águas, pois calcular o comprimento da viga sem usá-la pode levar muito tempo e até resultar incorreto.

No momento, na construção, existem vários métodos para calcular o comprimento da viga, e todos eles são baseados na transformação de uma projeção horizontal no comprimento da viga, que é novamente realizada usando o teorema de Pitágoras.

Uma tabela de coeficientes preparada com antecedência permite acelerar e simplificar significativamente todos os cálculos, além disso, eles são obtidos com muito mais precisão, como acontece com construindo um telhado de ardósia.

Leia também:  Telhado semi-quadril: dispositivo

Exemplo de cálculo do teto do quadril

Usando um trilho de marcação, a projeção horizontal do elemento intermediário da viga é medida.

A seguir, encontram na tabela de coeficientes o valor correspondente à inclinação da cobertura selecionada, os valores obtidos são multiplicados entre si, resultando nos valores do comprimento do elemento do sistema treliçado.

Em seguida, o comprimento da viga da borda inferior é medido.

Útil: o comprimento da viga é a distância total entre a amostra na cumeeira e a amostra usada para fixar a parte de suporte da perna da viga.

O comprimento da saliência do caibro é calculado multiplicando sua projeção horizontal pelo coeficiente obtido na tabela. Outra maneira de calcular o comprimento da viga é aplicar o teorema de Pitágoras: a2+b2=c2, onde a é a projeção vertical do elemento de caibro, b é sua projeção horizontal.

O valor c resultante será o comprimento desejado da viga. O teorema é geralmente aplicado ao fazer telhados de quatro águas não padronizados, quando os coeficientes necessários não estão na tabela.

Layout de elementos de canto

vídeo telhado quadril
telhados de quadril pontiagudos

A marcação dos elementos de canto do sistema de caibros para telhados de quatro águas é realizada em várias etapas:

  • A junção do contorno de marcação com a parte superior interna do arnês é marcada;
  • É medida a distância do ponto marcado ao contorno de marcação, bem como ao elemento intermediário mais próximo das vigas, o que permite calcular a projeção horizontal usada para calcular o comprimento da viga do elemento de canto do sistema;
  • O trilho de marcação permite simplificar o trabalho de marcação, com o qual a marcação já concluída das paredes laterais é transferida para as paredes finais da casa. Isso também permite manter as distâncias corretas entre os elementos centrais do sistema de treliça.

Se considerarmos o projeto do telhado de quatro águas na planta da casa, podemos ter certeza de que a distância entre a seleção do plano de referência das vigas de canto até o contorno de marcação dos elementos curtos do sistema de treliça é uma projeção horizontal do elemento curto .

Útil: para maior comodidade de marcação, pode-se fazer um gabarito especial, por exemplo, de uma folha de compensado não utilizada com ângulos retos. Por exemplo, com um valor de inclinação de 612, o gabarito é marcado da seguinte forma: 30 cm são marcados em uma parte do canto e 60 cm na outra, após o que, conectando as marcas, obtém-se o triângulo necessário, ao longo cujo contorno a folha de compensado é cortada. Uma viga de 50x50 mm é fixada no lado maior da figura resultante, além disso, o coeficiente de inclinação das encostas é marcado nela.

O telhado de quatro águas não é tão difícil de fabricar quanto parece, e o mais importante em sua construção é fazer corretamente todos os cálculos e marcações usando um trilho especial e uma tabela de coeficientes utilizada.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC