Telhados de vale: plano e arranjo

telhado do valeCada proprietário de uma casa de campo, pequena ou grande, deseja que sua casa não pareça uma casa de veraneio, mas uma mansão que, além do interior, surpreenderá os hóspedes com sua aparência. O telhado está diretamente relacionado à aparência do edifício, quanto mais complexa sua configuração, mais rico parece o design externo de toda a casa. Neste artigo, vamos dizer o que são telhados de vale.

O conceito de vale

O termo vale refere-se ao canto interno da cobertura, que se forma na junção de duas vertentes. Este elemento estrutural é um nó chave na construção do sistema de cobertura.

O vale está sujeito a cargas significativas, uma vez que, mais do que outros elementos da cobertura, está exposto à precipitação.

Esses fatores determinam requisitos rigorosos, tanto para a qualidade dos materiais de cobertura quanto para as tecnologias usadas para construir um telhado de vale. Atenção especial é dada ao seu dispositivo, seja um telhado:

  • cruciforme;
  • quadril;
  • empena;
  • barraca.

Atenção. Quaisquer erros de projeto ou construção podem causar danos ao telhado - desde ranhuras até o colapso de toda a estrutura do telhado, por exemplo, como resultado do acúmulo de grandes quantidades de neve.

esboço do telhado

telhado do vale
Construindo um plano

Ao projetar uma estrutura como telhado de quatro águas, é necessário encontrar um equilíbrio entre design e funcionalidade da estrutura. Se considerarmos esta questão do ponto de vista da engenharia, podemos tirar a seguinte conclusão: quanto mais simples for a estrutura da cobertura, menos trabalhosa ela terá durante a sua construção.

Ao projetar um telhado com um grande número de vales, é necessário desenvolver um plano de telhado levando em consideração as seções principais, elevações e dimensões do edifício.

Para isso, a casa é dividida mentalmente em retângulos, sendo o maior o cômodo principal e os menores são extensões.

Afastando-se da linha das paredes, o perímetro do telhado é representado em uma escala. Ao conectar os ângulos de junção do telhado principal e edifícios adicionais, uma linha de vale é formada, ou seja, o canto interno da interseção do telhado.

Leia também:  Quais são os telhados: tipos de estruturas

As casas modernas costumam ser distinguidas por um telhado em forma de T, durante a construção do qual não há diferença particular entre vigas diagonais e de vale. Se você olhar para eles do lado do frontão, a base dos vales é um pouco mais longa e carregada de uma maneira diferente.

Portanto, o projeto e a instalação dos vales são realizados de acordo com a mesma tecnologia do sistema de treliça comum, apenas atenção especial deve ser dada à sua correta projeção e fixação das encostas entre si.

dispositivo de piso

O telhado do vale fornece um piso de madeira sob o sulco. Para isso, é adequada uma placa de borda tratada com anti-séptico.

Sua espessura é igual à espessura da contra-rede, a largura é de 30 cm do eixo da ranhura. A união das tábuas do piso é realizada nas pernas das vigas.

Colocação de sulcos

planta do telhado
Dispositivo Valley

Vale + telhado - são dois conceitos inseparáveis ​​se o seu projeto de telhado tiver uma junção de várias inclinações. Ao colocar a ranhura, preste atenção aos seguintes pontos:

  1. O sulco do vale é colocado no dispositivo da caixa.
  2. Após a colocação, as bordas da caixa são fixadas no piso.
  1. As extremidades das barras são levadas ao flange da ranhura.
  2. Ao colocar, é necessário dobrar um pouco mais o canto do sulco do que o canto do vale
  1. A colocação é feita de baixo para cima a partir dos beirais;
  2. O arremate do canto interno é feito com uma margem de cerca de 3 cm para a calha.
  1. A ranhura é fixada ao piso do vale com a ajuda de pregos de telhado.

Atenção. Ao fixar a ranhura, certifique-se de que ela não se mova longitudinalmente.

  1. Ao instalar várias ranhuras, a sobreposição mínima é de 10 cm;
  2. As nervuras transversais são alinhadas durante o assentamento.
  1. As bordas das ranhuras devem ser coladas com uma tira de espuma com impregnação repelente à água. Isso protegerá o vale da água, neve, folhas e sujeira que ficam sob o material do telhado.

Cobertura do vale

A cobertura é um vale, como dissemos, um elemento vulnerável da cobertura. Deve ser protegido das intempéries tanto quanto possível.Para isso, são utilizados tapetes laminados.

Leia também:  Calculadora de telhado: estimativa de construção

Se o vale tiver um leve declive, o revestimento deve ser feito em 4-5 camadas, nas quais três camadas são conectadas umas às outras. As camadas superiores são anexadas junto com a tela inclinada. As telas adjacentes se sobrepõem em 100 mm.

Se a inclinação da encosta exceder 15%, três camadas serão coladas umas sobre as outras com um encaixe em uma bifurcação na encosta do vale.

Uma ranhura de até 600 mm de largura é coberta com tapetes longos, e uma mais larga pode ser colada com pedaços de rolo de comprimento arbitrário. Neste caso, a colocação das camadas é realizada transversalmente ao vale.

Atenção. A colagem do carpete é realizada em direção ao divisor de águas a partir do funil de escoamento.

Em qualquer construção, somos guiados pelas tendências da moda. Mesmo que não seja tão mutável quanto a moda do mundo das roupas, mas uma vez a cada 10 anos há mudanças nas configurações. telhado de quadril, tecnologias para sua disposição, uso de coberturas diversas e acessórios adicionais.

Mas com o passar dos anos, a moda da qualidade do trabalho de cobertura nunca desaparece, o que é a chave para o funcionamento confiável do telhado e a durabilidade da casa.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC