Vigas de tábuas: como fazer você mesmo um sistema de treliças de telhado?

O telhado é um dos elementos envolventes mais importantes da casa, que deve proteger de forma confiável os pisos das influências externas. A vida útil da casa e sua aparência dependem de quão bem o telhado é construído. Considere como você pode fazer vigas independentemente de tábuas e outros materiais.

Na fabricação de sistemas de treliça, é extremamente importante evitar erros e, para isso, vale a pena ouvir os conselhos de construtores experientes.

vigas de tábuas
Um exemplo de vigas feitas de tábuas

 

O telhado é um dos principais elementos de qualquer estrutura. Este design executa simultaneamente várias funções importantes.É o telhado que protege o interior da casa da penetração do vento e da precipitação, por isso deve ser confiável e durável.

Além disso, a aparência de toda a casa depende muito do tipo de telhado, ou seja, esse desenho também atua como elemento decorativo..

Tipos de telhado

vigas de fixação ao quadro
Tipos de telhado

Há um número bastante grande de variedades de telhados.

Entre as que ocorrem com mais frequência:

  • Cabana. Esta é a opção mais fácil, cuja construção pode ser realizada por um construtor inexperiente. No entanto, esse telhado parece muito simples, então essa variedade é geralmente usada na construção de vários anexos - garagens, balneários, anexos, etc.
  • empena. Esta opção é freqüentemente usada na construção de casas e chalés particulares. Uma das opções para um telhado de duas águas é uma mansarda ou quebrada. Ambas as estruturas são bastante complexas, mas com um plano de projeto competente, você pode lidar com a construção desses telhados por conta própria.
  • quadril. Este design, bem como a sua variedade - telhado de quatro águas, são bastante complexos, pelo que, via de regra, a sua construção é de confiança dos profissionais. Mas, por outro lado, esta versão do telhado é uma das mais confiáveis, capaz de suportar fortes cargas de vento.
  • Cruz, quadril, abobadado os telhados têm uma estrutura complexa, por isso são menos utilizados na construção privada.

Qualquer estrutura de telhado consiste em dois elementos principais: o telhado e sistema de treliça, que, por sua vez, inclui caibros e vigas de piso. O sistema de vigas é a parte de suporte da estrutura e o telhado é o fechamento.

Materiais para a fabricação de vigas

vigas de fixação ao cume
Sistema de treliça de telhado

Como já mencionado, sistemas de treliça de telhado são de suporte de carga, ou seja, devem ser capazes de suportar as cargas de projeto. Portanto, o material para as vigas deve ter características de alta resistência e ser durável.

Leia também:  Vigas do sótão: como construir um telhado de mansarda com as próprias mãos?

Na construção privada, a madeira é mais utilizada para a fabricação de caibros. Ao mesmo tempo, requisitos especiais são impostos ao material. Portanto, as vigas devem ser feitas de madeira de coníferas de primeira qualidade, não apresentar muitos nós, rachaduras e estar bem secas.

Pode ser utilizado para a construção de toras de sistemas treliçados de espessura adequada. No entanto, este material é pesado, então os telhados não recomendam usá-lo. É muito mais conveniente usar tábuas ou uma viga. Esses materiais são fáceis de instalar porque são bastante leves. E isso é especialmente importante se você pretende fazer o trabalho sozinho, sem recorrer à ajuda de carpinteiros profissionais.

viga do telhado
viga do telhado

Com menos frequência na construção privada, são utilizados sistemas de treliça de metal. Nesse caso, as estruturas são mais confiáveis ​​\u200b\u200be duráveis ​​do que quando se usa madeira. As vigas metálicas são escolhidas se for necessário aumentar a rigidez do telhado, bem como nos casos em que o telhado tenha grandes vãos.

Conselho!
Se o comprimento do vão do telhado exceder 10 metros, recomenda-se usar não apenas vigas de metal, mas também substituir a viga Mauerlat por um canal de metal.
A fixação das pernas da viga, neste caso, pode ser realizada por soldagem e cantos de metal.

No entanto, as treliças metálicas do telhado não são usadas com tanta frequência na construção privada, pois sua instalação é bastante complicada.

  • vigas de metal se distinguem pelo peso impressionante, ou seja, para elevar as treliças até a altura necessária e instalá-las, é necessário o uso de equipamentos de construção.
  • Um sistema de vigas de metal é mais caro do que uma estrutura semelhante, para a fabricação da qual foi utilizada uma prancha de vigas.

Tipos de vigas e seus tamanhos

vigas inclinadas
Exemplo de viga suspensa

Os principais tipos de caibros utilizados na construção de coberturas são os caibros suspensos e inclinados.

vigas suspensas

Vigas suspensas são geralmente chamadas de estrutura que consiste em duas pernas de viga e uma viga de aperto que as conecta na parte inferior. Para dar à estrutura a rigidez necessária, elementos adicionais são introduzidos nela - travessas ou suportes adicionais são executados para cada par de pernas de viga.

Outra opção que permite dar rigidez à estrutura é instalar escoras localizadas em um ângulo de 45 graus em relação ao rack e encostar a segunda extremidade nas pernas da viga.

vigas inclinadas

tamanho da viga
Exemplo de vigas inclinadas

Este projeto consiste em duas pernas de viga, que encostam com suas extremidades contra o Mauerlat. As extremidades opostas das pernas da viga são colocadas em uma viga, que é montada em prateleiras suportadas pela parede interna da casa.Em alguns casos, as vigas inclinadas são instaladas sem um lance interno (isso é possível com uma largura de casa inferior a 7 metros). Nesse caso, cada par de pernas da viga é conectado entre si por meio de uma barra transversal.

Leia também:  Como colocar vigas em telhados de diferentes designs

O tamanho e a seção das vigas

Para determinar corretamente o tamanho das vigas, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:

  • Carga estimada. Aqui você deve levar em consideração o peso do futuro telhado, a quantidade de neve no inverno, a força do vento.
  • As dimensões dos vãos da casa.
  • A inclinação do telhado, ou seja, o ângulo de instalação das vigas.
  • O passo das vigas.

Conselho!
Via de regra, para as condições climáticas da faixa do meio, recomenda-se a construção de telhados de duas águas com inclinação de pelo menos 30 graus com espaçamento das vigas de pelo menos 120 cm.

Qual é a relação entre a etapa de instalação da perna da viga e sua seção transversal?

  • Se for planejada a instalação de caibros em incrementos de até 300 cm, então é permitido o uso de tábuas para caibros com seção de 8 × 14 ou 6 × 14 cm, você também pode pegar uma barra de 10 × 12 cm.
  • Se o degrau for de 400 cm, é necessário um material com seção de 8 × 18 ou 6 × 20 cm.Ao usar uma viga, seu tamanho deve ser de 10 × 16 cm.
  • Com um passo de 500 mm, são necessárias placas de 8 × 22 ou barras de 10 × 20 cm.

Conselho!
Se for necessário usar um material com seção transversal menor, é necessário usar elementos adicionais no projeto - escoras.

Métodos para conectar vigas

grampos para vigas
Conectando vigas com placas de metal

A escolha do método de fixação das vigas depende do material de construção da casa, bem como do desenho do telhado.

A montagem pode ser feita:

  • Com a ajuda de um Mauerlat.
  • Instalando barras de caibro e apertando.
  • Através das vigas que compõem o piso.
  • Se as vigas estiverem presas à casa de toras, as pernas da viga podem ser presas à coroa superior da parede de toras.
  • Durante a construção de casas de estrutura, é utilizada a fixação na guarnição superior da estrutura.

Recomendações de trabalho:

caibros e vigas de piso
Exemplos de fixação da perna da viga
  • Para que a ponta da perna da viga não escorregue da viga e não lasque, é utilizada uma conexão de “dente”, enquanto o corte deve ser feito a uma distância de 25 a 30 cm da borda.

Conselho!
Para implementar corretamente a conexão ranhura-dente, proceda da seguinte forma.
Eles recuam da borda do sopro em um valor igual a um quarto da altura do sopro e desenham uma linha paralela à borda aqui.
O ângulo resultante deve ser dividido em duas partes iguais e traçar uma linha do topo do canto até a interseção com a primeira linha marcada.
O ponto de interseção das linhas é conectado à parte inferior da perna da viga, obtendo-se o contorno do dente. Agora você precisa cortar um “ninho” na viga e um “dente” na perna da viga.

tábua de viga
A conexão da perna da viga e da viga com um "dente duplo"
  • Para aumentar a área de suporte da perna da viga na viga, é utilizada uma conexão de “dente duplo”. Ao mesmo tempo, para o primeiro dente da viga, é feito um destaque e uma espiga, e para o segundo, apenas um destaque.

Conselho!
Como regra, a altura do primeiro "dente" é um quinto da espessura do sopro e o segundo - um terço desse valor. Mas alguns artesãos preferem fazer os "dentes" do mesmo tamanho.

vigas inclinadas
vigas
  • Para dar força à conexão, use parafusos ou grampos para vigas. Como o uso de parafusos pode enfraquecer um pouco a seção transversal da perna da viga, a segunda opção é preferível.
  • Ao conectar a escora ao cabeçote, é feito um ninho neste último, um “dente” é recortado na escora.
  • Se o vão for superior a 4,5 metros, as vigas são fixadas na cumeeira instalando uma viga de cumeeira. A viga pode ser fixada no topo das vigas, para isso, os cantos correspondentes são recortados nela. É possível uma variante com fixação inferior da viga, para a qual são feitos pequenos recortes nas próprias pernas da viga.
  • Ao construir um telhado com telhado leve e pequenos vãos, a viga de cumeeira pode ser omitida. Nesse caso, as extremidades das pernas da viga são sobrepostas. Pode ser usado para anexar uma placa de viga.
  • Para dar maior rigidez à estrutura, que não inclui viga de cumeeira, recomenda-se fixar adicionalmente uma travessa entre as vigas, sob a qual fazer um rack.
  • A fim de proteger as paredes e a fundação do edifício da umidade, o telhado é equipado com uma saliência. Assim, para casas de madeira e cabanas de toras, a saliência não deve ser inferior a 55 cm, circunstância que deve ser levada em consideração na hora de montar as vigas.
  • Caso a saliência seja grande e a viga seja colocada ao longo da borda interna das paredes, pode ocorrer uma deflexão no telhado. Para evitar esse risco, o mauerlat é colocado com algum recuo na borda interna das paredes, e a deflexão na estrutura é nivelada reforçando a placa na “borda”.
Leia também:  Vigas de fixação ao Mauerlat: características do processo

conclusões

A construção do sistema treliçado é um evento extremamente responsável que requer conhecimentos e habilidades especiais. Se a construção de um telhado de forma complexa for planejada, a elaboração e execução do trabalho devem ser confiadas a profissionais.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC