O telhado confere integridade arquitetônica a qualquer edifício, desempenhando sua função principal - proteção contra intempéries. Dependendo das condições climáticas em que a casa está sendo construída, é escolhido um dispositivo de telhado. Portanto, nos locais onde a precipitação cai sistematicamente, é melhor construir casas com telhado alto. Em locais onde os ventos fortes são constantes, é melhor instalar telhados com inclinação suave. Em nosso artigo, falaremos sobre como colocar vigas em diferentes tipos de telhados.
Características de design de telhados de diferentes tipos
O design é: inclinação única, empena, quadris, em forma de pináculo, telhado plano.
No entanto, independentemente do design dos telhados e materiais de cobertura, os telhados têm os mesmos elementos: empena, nervuras, cumeeira, trapeira, saliência do telhado e frontão, quadril e vale.
A característica de projeto de um telhado com uma inclinação é que sua base para a inclinação são paredes de suporte de carga e sua altura é diferente. Tal projeto para edifícios residenciais praticamente não é usado.
Encontrou sua aplicação para dependências, casas de campo, banheiros. Durante a construção de uma casa de campo, eles costumam erguer telhado de duas águas.
Sua característica de design é que o telhado repousa sobre paredes de suporte com a mesma altura.
Assim, um espaço chamado frontão é formado no interior das encostas. Um telhado com esse design é fácil de construir por conta própria, sem o envolvimento de especialistas.
Mais complexos na construção são mansardas e telhados de quatro águas. O desenho dos telhados de quatro águas é ainda mais complicado (eles têm quatro inclinações).
Telhados multi-gable são geralmente usados em casas com layouts mais complexos. Seu arranjo exigirá a construção de um vale, o que complicará ainda mais o trabalho de cobertura.
Estrutura geral do telhado

Nenhum dos tipos de telhados acima pode prescindir de um elemento como as vigas. Eles também são chamados de fazendas. São vigas de madeira, que são os elementos de sustentação da estrutura do telhado.
Entre as correias das vigas (inferior e superior) existem caixotes, cuja base são chanfros e escoras.
Os componentes do telhado também são:
- teto;
- base de cobertura;
- camada de impermeabilização térmica e.
A disposição adicional de todos os elementos de suporte de carga do telhado depende de como colocar as vigas: mauerlat e ripas. Essas peças são feitas apenas de madeira (barras, tábuas, toras).
Dependendo do material, o método de conexão de todos os elementos de suporte também é selecionado. Fixadores como:
- espaçadores;
- prateleiras;
- escoras;
- travessas.
O principal objetivo dos fixadores é fornecer rigidez a todo o sistema.
É importante saber: quanto maior o vão, mais fixadores serão necessários.
Treliça do telhado - partes do telhado interligadas com fixadores. Sua base é um ou mais triângulos.
Na borda externa das paredes, um Mauerlat é colocado - uma viga de madeira. Sua principal finalidade: suporte para vigas de suporte de carga.
Variedades de vigas

Dependendo de como colocar corretamente as vigas, a confiabilidade da estrutura de suporte do telhado depende.
É importante saber: para caibros é preciso usar madeira de boa qualidade, sem rachaduras, nós e buracos.
Existem dois tipos de vigas:
- Vigas suspensas.
- As vigas são em camadas.
Dica: é melhor instalar vigas em camadas em uma casa onde haja paredes intermediárias de suporte. Caso o vão seja superior a 5 metros, colocamos as vigas nas encostas. As vigas repousam contra o Mauerlat, de modo que a carga nas paredes aumenta várias vezes. Portanto, as paredes devem ser bastante maciças.
Como instalar corretamente as vigas? Neste tipo de vigas, cada perna da viga está equipada com dois suportes.
Um suporte repousa sobre o Mauerlat e o segundo é uma corrida que segue ao longo da cordilheira. Uma corrida é colocada em racks instalados na parede interna.
As vigas suspensas requerem uma preparação mais completa e habilidades práticas. Eles precisam ser instalados em casas com paredes finas.
Uma vez que se apoiam apenas nas paredes da casa e não possuem suporte intermediário.
Muitas vezes, antes de colocar as vigas na casa, as pernas da viga são conectadas com um sopro especial. Também pode ser usado como uma viga de piso.
Vigas suspensas com um design simples são um par de vigas, elas devem ser conectadas no topo em uma crista. Para fazer isso, você precisa cortar as vigas em meia árvore e, abaixo, elas ficarão apoiadas em uma viga localizada horizontalmente.
Um pequeno conselho: para que as vigas não caiam, prenda-as com colchetes, para isso corte primeiro a barra transversal. Caso a largura dos vãos seja igual ou superior a 7 metros, recomendamos a utilização de viga, que deve ser fixada em puff e em cumeeira. Prenda a viga nas vigas, suportes e travessas usando um entalhe (deve se parecer com um dente reto). Este projeto do sistema de treliça é adequado para vãos, cujo passo não é superior a 10 metros.
Ao instalar caibros suspensos com estrutura simples em estrutura de alvenaria, é importante saber posicionar os caibros. Aqui você precisará de um fixador especial - um colar de metal.
Esses fixadores devem ser cravados na alvenaria, em cada quarta linha. Dois loops partem do ruff, com o qual você pode prender as vigas.
Considere outra característica igualmente importante: uma viga forte deve ser colocada ao longo de todo o comprimento do edifício. As extremidades das vigas ficarão apoiadas sobre ela, assim, a carga nas paredes será distribuída.
Sugerimos a visualização de um guia prático: vídeo como colocar os caibros.
Considere pontos não menos importantes na construção do sistema de treliça.Portanto, no local de saída da chaminé, não se esqueça de fazer um corta-fogo.
É importante saber aqui que a distância entre os elementos estruturais não deve ultrapassar 130 mm.
Para instalar corretamente a saliência do telhado, recomendamos que você assista novamente ao nosso tutorial em vídeo: como instalar vigas de vídeo. Você entenderá que potras especiais serão necessárias. Também podem ser feitos independentemente de uma placa com seção de 5x10 cm.
O comprimento da tábua deve ser meio metro a mais que a saliência, pois na hora de conectar à perna da viga será necessário fazer uma junta. Pregue as potras na tábua para que a perna da viga não se estenda além do telhado.
Construção de vigas de telhados de mansarda

O desenho do sótão é mais complexo, mas também é possível fazer você mesmo. É aconselhável escolher uma versão mais simples deste tipo de telhado com inclinações retas triangulares claras.
O equipamento adicional do sótão também depende de como colocar corretamente as vigas, já que o piso será a parte inferior da treliça.
Recomendamos a construção de uma estrutura do tipo mansarda a partir de vigas paralelas, que devem ter uma seção suficientemente grande para suportar as cargas operacionais posteriores. Outras peças estruturais podem ser feitas de barras de menor espessura ou mesmo de tábuas.
Construção de vigas de telhados de quadril

Uma característica de design dos telhados de quadril são as inclinações adicionais. Eles precisam ser formados com caibros de quadril, que devem formar uma articulação com a cumeeira do telhado de duas águas.
Do lado de fora, deve parecer duas partes separadas.A primeira parte é um telhado de duas águas, seu comprimento não é suficiente para a área de toda a casa. Acontece áreas abertas - elas precisam ser cobertas com dois quadris.
É muito importante saber a que distância colocar as vigas, pois a carga principal ficará nas vigas extremas, elas devem ser reforçadas ainda mais.
Mas não devemos esquecer a proporção clara das dimensões da empena e das partes do quadril do telhado. Se você violar ligeiramente as proporções, arruinaremos a aparência de toda a casa para sempre.
Na verdade, trata-se de um projeto único complexo, cuja instalação é melhor confiada a profissionais.
O artigo te ajudou?