Vigas de fixação ao Mauerlat: características do processo

anexando vigas para mauerlatA fixação das vigas ao Mauerlat é uma das ligações mais importantes, cuja fiabilidade determina não só a durabilidade do telhado como um todo, mas também a segurança dos habitantes do edifício, uma vez que uma abordagem analfabeta dos negócios pode resultam na saída das pernas de caibro do Mauerlat, com uma nova inclinação do telhado e até a possível queda de alguns de seus elementos para a área ao redor do edifício.

Considere a tecnologia de fixação dos elementos de suporte de carga da estrutura do telhado e detenha-se com mais detalhes nos meios de fixação adequados para isso.

Regras para anexar vigas a Mauerlat

Para conectar adequadamente as vigas com o Mauerlat, você deve seguir rigorosamente as seguintes regras:

  • As peças de conexão ao Mauerlat e às vigas são fixadas com segurança e eficiência.
  • Os cortes das vigas nos pontos de contato com o Mauerlat devem ser precisos e garantir um ajuste confortável. Ao mesmo tempo, não é permitido o uso de vários tipos de revestimentos e outros elementos semelhantes que possam eventualmente deformar, voar, etc.
  • A instalação de caibros no Mauerlat, a fixação a outros caibros, estrias, escoras e outros elementos é realizada com cantos metálicos, placas, suportes especiais (no mercado da construção pode encontrar um número suficiente de fixadores especiais para caibros, para vários tipos de conexões), parafusos ou pernos roscados.

Conselho! Para porcas e parafusos é obrigatório o uso de arruelas ou chapas metálicas para evitar que a porca afunde na madeira.

  • No papel de overlays, como alternativa às chapas metálicas, podem ser utilizadas guarnições de compensado.
  • Usar fixações de vigas apenas em pregos ou parafusos, apenas algum tempo é permitido, durante a instalação de caibros. Posteriormente, devem ser substituídos por fixadores por meio de placas, cantos e parafusos.
  • Para casas de madeira, é obrigatório fixar as vigas deslizantes nas toras laterais superiores ou madeira Mauerlat. Para garantir que as pernas da viga deslizem ao longo da parede devido ao encolhimento das paredes de madeira, são utilizados elementos especiais, os chamados "trenó" ("trenó").O uso desses elementos de fixação não é apenas desejável, mas também obrigatório, principalmente quando se trata de cobrir o telhado com telhas caras ou coberturas macias.
  • Antes de prender as vigas, a fixação inferior no local onde as vigas se encaixam no Mauerlat é serrada da chamada sela na viga, o que deve garantir um ajuste confortável no Mauerlat. Via de regra, praticam a execução de um gabarito, segundo o qual são feitos cortes semelhantes em cada viga com ângulo de telhado idêntico em todas as suas inclinações. Com uma diferença de ângulos em diferentes encostas, a queda sob o Mauerlat também será diferente para as vigas de cada encosta. Lavado geralmente não é feito mais fundo do que ¼ da largura da viga.
  • A fixação do sistema de treliças ao Mauerlat deve garantir que o telhado não seja levantado por rajadas de vento, bem como suportar a carga do peso do telhado no Mauerlat. Essa fixação pode ser fornecida usando cantos de aço especiais. Por um princípio semelhante, as vigas são colocadas em uma "cadeira" vertical.
Leia também:  Vigas suspensas: dicas para construir telhados

Já a fixação das vigas umas nas outras na cumeeira, ela acontece ponta a ponta e é fixada com chapas de aço.

Em outros locais onde as vigas entram em contato, por exemplo, em uma viga diagonal, os elementos também requerem serragem precisa (para um ajuste confortável), fixação com cantos ou placas (dependendo da junção) e aparafusamento.

Recomendações para fixação das extremidades inferiores das vigas ao edifício

como anexar vigas
A instalação de vigas e Mauerlat em uma parede de tijolos é realizada de acordo com o seguinte esquema

Alguns pseudoprofissionais aconselham erroneamente métodos de fixação de vigas, como aplicar torções diretamente em blocos de gás ou espuma. No entanto, os blocos de pedra não são capazes de segurar os fixadores com segurança.

Por exemplo, um prego de 100 mm cravado em um bloco pode ser removido com algum esforço, mesmo à mão. Em outras palavras, as torções fixadas no bloco não conseguirão segurar com segurança nem vigas, nem Mauerlat, especialmente quando as vigas pressionam a estrutura não apenas verticalmente para baixo, mas também para o lado.

É mais confiável fixar as vigas a uma parede de tijolos ou a uma parede de outro material de bloco usando uma correia reforçada de 200 mm de largura e altura, na qual pinos galvanizados roscados com diâmetro de pelo menos 14 mm são fixados antes do vazamento e em incrementos de 1-1,5 m.

Pinos de diâmetro menor não serão tão confiáveis, pois dobrarão com algum esforço.

Para reforçar a fixação sistema de treliça na base dos pinos, podem ser soldadas cruzes de reforço ou fixada uma arruela reforçada com uma porca.

No momento de vazar a cinta reforçada, é desejável ajustar a posição vertical dos pinos de acordo com o nível. Isso evitará maiores dificuldades ao colocar os pinos Mauerlat.

Se, por algum motivo, os pinos foram inseridos no monólito em um ângulo, não se desespere - basta fazer um pouco mais de esforço para fazer furos para os pinos no Mauerlat no ângulo necessário.

Leia também:  Treliças de caibro - a base do telhado

Tipos e características de fixadores de vigas para Mauerlat

formas de fixação de vigas
Antes de fixar as vigas sem usar um Mauerlat, um cinto reforçado é construído

Agora considere como prender as vigas ao Mauerlat:

  1. Fixação (suporte) para vigas tipo WB - utilizada na fixação do console de vigas portantes no processo de instalação de sistemas de piso de madeira na construção de casas de madeira.

As vantagens deste tipo de suportes são as seguintes:

  • Não necessitam de corte na viga portante, portanto, sem provocar enfraquecimento da capacidade portante deste projeto.
  • Não requer o uso de equipamentos, acessórios e ferramentas especiais.
  • A fixação é realizada com parafusos, pregos ou chumbadores.

Esses fixadores são feitos de chapa de aço galvanizado com 2 mm de espessura.

  1. Fixação de vigas do tipo WBD separado - aplicável na fixação do console de vigas portantes de tamanho não padronizado no processo de instalação de pisos de madeira na construção de casas de madeira.

 

como consertar vigas
O fortalecimento das vigas no Mauerlat pode ser feito usando o suporte WB

Os fixadores têm as seguintes vantagens:

  • Da mesma forma que a anterior, não precisa ser inserida na viga portante, o que não acarreta enfraquecimento de sua capacidade portante.
  • Como regra, é aplicável ao fixar uma viga não padronizada.
  • O fixador é fixado com pregos, parafusos ou chumbadores.
  • Não há necessidade de usar ferramentas, equipamentos e acessórios especiais.
  1. O conector é universal.
  2. Conector da barra.

Conselho! Antes de instalar corretamente o sistema de treliça, você precisa determinar por si mesmo os tipos de fixadores planejados para uso e calcular o número necessário.

  1. Fixadores para caibros LK - utilizados para fixação de caibros e vigas do sistema caibro-viga durante a instalação de estruturas e telhados de madeira na construção de casas de madeira.Possui as mesmas vantagens dos fixadores WB, porém a fixação é realizada apenas com parafusos e pregos.
  2. Fita perfurada de montagem TM - utilizada quando é necessário reforçar a capacidade portante da unidade estrutural. Também é necessário ao fixar e fixar elementos auxiliares.

Tem as seguintes características:

  • Fornece conexão confiável de detalhes.
  • Também não requer amarração e não enfraquece a capacidade de carga do próprio conjunto e de toda a estrutura como um todo.
  • Montado com um conjunto padrão de ferramentas usando parafusos e pregos.

Canto reforçado KR - aplicável na fixação de elementos portantes do sistema caibro-caibro na construção de casas de madeira. Esse canto pode fortalecer as vigas do Mauerlat e aumentar a capacidade de carga da estrutura.

Leia também:  Como calcular o comprimento das vigas e outras características do sistema treliçado

Além disso, não requer corte e rosqueamento e uso de equipamentos, acessórios e ferramentas especializadas. O canto é preso com parafusos ou pregos ruffed.

Subespécies de cantos da República do Quirguistão:

  • Os cantos KR11 e 21 são cantos KR1 e 2 tecnicamente melhorados, respectivamente. O uso de um novo furo de ancoragem (oval) pode reduzir significativamente o risco de quebra dos parafusos de fixação durante o assentamento natural e carga da estrutura. Adequado para construtores profissionais.
  • Canto KR5 - projetado para conectar peças estruturais com maior capacidade de carga.
  • Cantoneira reforçada KR6 - fabricada em aço de 3mm, com furo oval que proporciona uma ancoragem mais confiável reduzindo o risco de quebra do parafuso de fixação sob carga e assentamento natural da estrutura.Projetado para construções pesadas, organizado por instaladores profissionais.
  1. Suporte de montagem KM - feito de aço perfurado e é aplicável para fixar elementos de suporte de carga e auxiliares do sistema caibro-caibro na construção de casas de madeira.

As vantagens deste canto são:

  • Não há necessidade de amarração, o que garante a segurança da capacidade portante das unidades e estruturas como um todo.
  • Não há necessidade de equipamentos especiais.
  • Fixação com pregos e parafusos.
  1. Ângulo reforçado KMRP - Ajustável e aplicável a qualquer conexão de 90 graus. O uso de estampagem permite que o canto suporte cargas significativas. O canto é projetado para prender vigas de madeira ao mauerlat, e o orifício horizontal exclusivo permite que o canto seja usado ao fazer um suporte deslocável.
  2. Suporte de hipoteca.
  3. Fixadores dirigindo para racks.
  4. Fita perfurada de montagem TM - utilizada quando é necessário reforçar a capacidade portante da unidade estrutural. Também é indispensável para fixação e fixação de elementos auxiliares.
como anexar vigas para mauerlat
Como anexar vigas para Mauerlat

Tem as seguintes características:

  • Fornece conexão confiável de elementos.
  • Não requer amarração, o que economiza capacidade de carga do conjunto e de toda a estrutura.
  • Não requer o uso de ferramentas, equipamentos e acessórios especiais.
  1. Prende-se com parafusos e pregos.
  2. Pregos pontiagudos galvanizados com cabeça cônica.
  3. parafusos autorroscantes

Depois de prender as vigas ao Mauerlat, você pode prosseguir para o próximo ciclo de trabalho - a instalação da caixa e, a seguir, a instalação da torta de cobertura.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC