Hoje, existem muitas formas de acabamento de paredes: azulejos, pintura, painéis de madeira ou plástico. Ao mesmo tempo, a forma mais popular de decorar as paredes ainda é o papel de parede, dos quais existe uma variedade incrível. A questão mais polêmica: vale a pena usar papel de parede para decorar a cozinha, porque nesta sala a umidade é maior e há mais sujeira e manchas. Vamos tentar descobrir se vale a pena colar papel de parede na cozinha ou se é mais lógico escolher outros acabamentos.
Custo dos materiais
Infelizmente, o custo pode não ser o fator decisivo, pois em geral todos os acabamentos têm o mesmo preço. E pintura de parede, papel de parede e painéis de PVC têm aproximadamente o mesmo preço.O ladrilho ficará muito mais caro, porém aqui você também pode escolher opções de orçamento ou adquirir ladrilhos de coleções antigas, que estão sempre à venda.
Nível de dificuldade
É importante entender que a preparação da superfície é necessária para a decoração da parede. Ladrilhos e papéis de parede requerem preparação mínima. As paredes devem ser niveladas para que não haja diferenças significativas nelas. Pequenas rachaduras e irregularidades não precisam ser removidas, pois de qualquer maneira ficarão escondidas atrás do revestimento. Se estamos falando de pintar superfícies, então as paredes devem estar perfeitamente niveladas, pois mesmo pequenas rachaduras após a pintura serão perceptíveis.
Custo do trabalho
Claro, alguns tipos de trabalho podem ser feitos de forma independente. Por exemplo, até mesmo um iniciante pode colar papel de parede com as próprias mãos. Pintar paredes requer alguma habilidade, pois erros no trabalho podem levar a estrias, cores irregulares. Você pode obter uma parede perfeitamente uniforme para pintar apenas com a ajuda de artesãos experientes, cujos serviços custam muito. Assim, ao pintar paredes, você não pode prescindir de especialistas.
Uma possível exceção é o papel de parede para pintura. Colocar ladrilhos por conta própria não é recomendado, pois existe uma probabilidade muito alta de estragar o material, e o preço vai depender não só da complexidade da obra, mas também da quantidade de ladrilhos. Por exemplo, colocar ladrilhos de 50*20 cm será muito mais barato do que fazer alvenaria, onde a medida de cada ladrilho é de 5*20 cm.
Praticidade
O ladrilho é considerado a opção mais prática para a cozinha, pois é fácil de limpar, não deforma com as mudanças de temperatura, umidade. As paredes pintadas também podem ter todas essas características, mas somente se a tinta certa for escolhida.Por exemplo, alguns tipos de tintas para interiores, quando em contato com a água, deixam diversas manchas, que vão ficar com um aspecto bem desleixado na área molhada da cozinha.
O papel de parede, por sua vez, também pode ser resistente à umidade. Para fazer isso, você precisa escolher papéis de parede especiais laváveis que não tenham medo de um pano úmido ou de uma gota d'água. Na maioria das vezes, são papéis de parede de vinil e não tecidos, mas as opções de papel na cozinha devem ser abandonadas. Os painéis de PVC também resistem facilmente à água, mas lavá-los pode não ser tão fácil se tiverem uma textura, um relevo.
Assim, cada tipo de material de acabamento tem seus prós e contras. É importante entender todos os recursos e usá-los com sabedoria. Por exemplo, um avental de cozinha é melhor feito de ladrilhos, painéis de PVC ou você pode simplesmente pintar a parede. O papel de parede pode ser usado em uma área seca da cozinha para que sirvam a uma pessoa por mais de um ano.
O artigo te ajudou?