Na construção moderna de casas e chalés particulares, um elemento como o uso de lajes de concreto armado para pisos está ganhando cada vez mais popularidade, em particular o piso monolítico sobre papelão ondulado. Este artigo lhe dirá o que é, qual a diferença entre pisos corrugados e pisos comuns e como eles são instalados.
Os tectos monolíticos em cartão canelado são utilizados numa grande variedade de áreas de construção, por exemplo, na construção de terraços e garagens e numa série de outros edifícios e estruturas.
Laje perfilada e laje normal
Um teto monolítico em papelão ondulado difere do concreto armado, no qual o vazamento é feito com cofragem especial, pois o papelão ondulado permite obter como resultado um teto acabado, que não requer trabalho adicional relacionado ao acabamento ou refinamento.
Os vários perfis equipados com piso ondulado são uma vantagem importante do piso, graças ao qual sua seção pode ser nervurada.
Isso permite aumentar significativamente a resistência do piso, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de reforço e concreto para sua construção.

A planta do papelão ondulado é que o papelão ondulado, que funciona como uma fôrma permanente na qual o concreto será posteriormente aplicado, usa uma estrutura metálica como suporte. E esta estrutura consiste em vigas e colunas de metal.
A utilização deste projeto permite a utilização de materiais leves e de baixa resistência para a construção de paredes, pois o que é papelão ondulado - Todo mundo sabe.
Isso se torna possível devido ao fato de que os tetos interpavimentos de papelão ondulado transferem a carga não para as paredes, mas diretamente para uma estrutura metálica suficientemente forte.
Útil: o material para as paredes, se forem utilizados pisos corrugados, também pode servir como material para isolamento térmico, por exemplo, bloco de espuma ou concreto aerado.
Os tetos interpavimentos feitos de papelão ondulado têm outra vantagem igualmente importante. No caso da construção de um grande edifício, é necessário fazer uma fundação em tiras, o que requer custos bastante significativos de vários materiais de construção.
A transferência da carga do piso para a estrutura facilita as paredes, o que também reduz significativamente a carga na fundação. Isso torna possível executar, em vez de uma fundação de tiras com uso intensivo de recursos, por exemplo, uma fundação de coluna, cuja fabricação requer muito menos tempo e dinheiro.
Além disso, cada uma das colunas que compõem a fundação suportará a carga de apenas uma coluna da estrutura metálica.
Uma pequena grade é despejada nas cabeças de tal fundação (sob as paredes de menor peso ao longo de todo o perímetro do edifício), para calcular a seção da qual o cálculo da espessura das paredes e a distância planejada entre as colunas que compõem a fundação são usados.
Ao mesmo tempo, o piso de papelão ondulado utilizado na planta permite reduzir de fato os custos trabalhistas e financeiros, bem como o tempo necessário para a construção de um edifício ou estrutura.
Instalação de piso
Independentemente de ser utilizado piso de papelão ondulado ou outro material, sua planta deve obrigatoriamente incluir o cálculo deste piso.
Os seguintes dados são necessários para realizar um cálculo correto:
- As dimensões exatas do edifício projetado;
- Cálculo das cargas criadas pelo próprio piso.
Esses dados ajudarão você a escolher as dimensões corretas para elementos como vigas ou colunas de metal.

Para a fabricação de colunas, os tubos de metal são mais usados, cuja seção transversal pode ser redonda ou quadrada. Como vigas, vigas I de metal ou canais são usados com mais frequência.
Ao mesmo tempo, a etapa de assentamento das vigas, bem como a seção escolhida para elas, depende diretamente de qual papelão ondulado será utilizado na construção do piso.
Simplificando - quanto maior a altura do perfil da folha papelão ondulado de parede, menor é o degrau escolhido para o assentamento das vigas.
Para realizar o autocálculo mais preciso da distância entre as vigas, recomenda-se esclarecer as informações necessárias da empresa em que o papelão ondulado foi adquirido.
O vendedor deve fornecer todos os parâmetros necessários do material, listar os principais tipos de papelão ondulado, suas características, capacidade de carga, etc.
Considere um exemplo de cálculo:
- Digamos que o passo de colocação das vigas seja de três metros. A marca do papelão ondulado utilizado é TP-75, a espessura da chapa é de 0,9 mm.
- Ao determinar o comprimento necessário do papelão ondulado, recomenda-se calcular seu suporte não em duas vigas, que é a opção mais comum, mas em três ao mesmo tempo, o que permite evitar a deflexão da folha no futuro.
- A fixação de alta qualidade da chapa à base metálica da viga é obtida com o uso de parafusos auto-roscantes especiais de 32 mm (5,5) equipados com uma broca reforçada. Graças a esta broca, que permite perfurar um canal sem pré-perfurá-lo com uma broca, os parafusos auto-roscantes também são chamados de perfurantes. A fixação deve ser realizada em cada junção da chapa perfilada e das vigas sobrepostas. Assim, no caso de assentamento da chapa em três vigas, a fixação é realizada em três pontos, e ao assentar em duas vigas - em dois locais.
- Além de fixar as telhas nas vigas, elas também devem ser fixadas nas juntas.Nesse caso, os mesmos parafusos auto-roscantes perfurantes 5.5 podem ser usados, mas seu comprimento é escolhido um pouco menos - por exemplo, parafusos auto-roscantes de 25 milímetros seriam uma boa escolha. Os parafusos autorroscantes são aparafusados em incrementos de cerca de 40 centímetros.
- Após a conclusão da cofragem ondulada para concreto, o concreto é colocado diretamente. Em termos de pisos, sempre é levada em consideração a espessura mínima desse piso, que na maioria das vezes é de sete a oito centímetros, excluindo a espessura das próprias telhas. Para a concretagem, é melhor usar o grau de concreto M-25, também conhecido como M-350.
- Antes de proceder à concretagem, é necessário preparar o papelão ondulado, que consiste no fato de que na parte inferior, no centro de cada vão localizado entre as vigas, são instalados paus, partindo do piso e até o próprio papelão ondulado . Os bastões são projetados para evitar o afundamento do papelão ondulado sob o peso do concreto sobre ele. Após a secagem do concreto, são removidos os suportes temporários em forma de bastões.
- Aconselha-se a betonagem de uma só vez, e caso não seja possível cobrir toda a área coberta num dia de trabalho, então é desejável a betonagem de pelo menos um vão.
- Se a concretagem foi realizada em várias etapas, é importante lembrar corretamente quantos dias serão necessários para secar um ou outro vão. Isso permitirá a remoção oportuna de suportes adicionais sob o concreto seco. O concreto atinge cerca de 70-80 por cento da resistência necessária apenas no décimo ou décimo primeiro dia a partir do momento do vazamento em caso de clima quente. No inverno, o tempo de secagem do concreto aumenta para três a quatro semanas.
- Caso os trabalhos de construção de tetos em papelão ondulado sejam realizados em clima quente e seco, é necessário molhar constantemente o concreto. Isso evita a evaporação prematura da umidade como resultado do aquecimento de folhas de papelão ondulado sob a influência de temperaturas ambientes elevadas, levando à evaporação acelerada da umidade.
Como muitas outras obras de construção, a construção de um piso monolítico para papelão ondulado não é particularmente difícil.
Sua etapa mais importante é a parte teórica, que inclui:
- A escolha do material a partir do qual será feita a estrutura metálica da moldura;
- A escolha correta do tipo e espessura das chapas onduladas;
- Seleção competente de seções de reforço usadas na fabricação do quadro, etc.
Recomenda-se confiar esses cálculos a um especialista qualificado e você mesmo pode executar diretamente o trabalho de construção.
O principal ao mesmo tempo é seguir rigorosamente os planos e desenhos desenvolvidos com antecedência e cumprir os requisitos listados nas instruções.
Para evitar vários erros na execução destes trabalhos, pode ainda recorrer à ajuda de uma equipa de trabalhadores qualificados, com boas críticas e reputação.
O artigo te ajudou?