Na construção de moradias individuais, ao construir um telhado, quase todos os proprietários escolhem um formato de telhado inclinado, que é prático e econômico. Esse telhado precisa de um sistema de suporte confiável e sua base é uma viga. Nem um único telhado com inclinação significativa (de 5% ou mais) pode prescindir desse elemento. E juntas formam um sistema de treliças, que percebe todas as cargas que incidem sobre a cobertura. Como as vigas são organizadas e calculadas - mais adiante no artigo
Se compararmos o telhado de um edifício com o corpo humano, a estrutura de suporte do telhado desempenha a função de uma coluna e cada uma das vigas, respectivamente, é uma nervura.
Requisitos para material de cobertura são apresentados:
- A árvore deve estar seca - não mais que 2% de umidade
- Grau de madeira:
- Para puffs em vigas suspensas - não inferior ao 1º grau
- Para pernas de viga - grau 1-2
- Para racks e escoras - 3º grau com um mínimo de nós
- Resistência - a carga planejada deve levar em consideração o peso do telhado e o tapete de neve sobre ele (para a maior parte da Rússia - 200 kg / m2). A massa total é dividida pelo número planejado de vigas
- Resistência às influências atmosféricas e biológicas
Informação importante! Freqüentemente, apenas vigas inclinadas conectando a parede e a cumeeira (com ou sem viga de cumeeira) são erroneamente chamadas de vigas.
No entanto, esta viga é na verdade uma perna de viga, e uma viga deve ser chamada de toda a estrutura que compõe uma seção do sistema em uma seção transversal:
-
- pernas de viga
- struts (struts encostados contra a estrutura de suporte do edifício ou rack)
- racks (suportes verticais que suportam as pernas do caibro)
- travessa (vigas horizontais instaladas entre as vigas paralelas ao solo)
- para caibros suspensos - cabeçote (rack vertical trabalhando em tensão)
- betonilhas (elementos horizontais que impedem que as paredes rebentem com pernas de caibro), em alguns casos - outros elementos.
Sistema de treliça de telhado executado de acordo com três esquemas: em camadas, pendurados e combinados. Em casos de grandes vãos, também são criadas asnas de telhado, feitas com base em estruturas suspensas ou em camadas, ou na forma de uma combinação delas.
O dispositivo de vigas em camadas: nós e conexões

As vigas laminadas são chamadas assim porque dependem de paredes externas de suporte de carga (diretamente ao lado da perna da viga) e estruturas internas de suporte de carga (se houver) - paredes ou colunas através de um sistema de racks. Com vão (distância entre as paredes externas) de até 6 m, os racks não podem ser dispostos, principalmente se não houver nada para apoiá-los.
No centro, em qualquer caso, a instalação correta das vigas envolve a instalação de uma viga de cumeeira, na qual convergem as pernas opostas de uma viga. Ao longo do perímetro do edifício, uma viga - Mauerlat - é colocada no topo das paredes.
Nas cabanas de madeira, seu papel é desempenhado pela última coroa. Para economizar dinheiro, você não pode fazer uma viga sólida, mas colocar guarnições (necessariamente da mesma seção) sob cada perna.
Mauerlat é fixado com pinos ou parafusos ao cinto de concreto armado ou ao topo da parede (verticalmente, a uma profundidade de 40 cm), ou - em laços de arame (φ>= 6 mm) não superiores a 3 fileiras de alvenaria do topo (a betonilha deve ser colocada ao erguer a parede).
Na perna da viga, no local de sua instalação no Mauerlat, é feita uma seleção da forma e tamanho apropriados, que são colocados na viga da viga. Além disso, o conjunto é fixado com parafusos, placas de metal ou suportes.
Informação importante! Para edifícios novos, especialmente de toras e madeira, cujo encolhimento final ainda não foi concluído, é instalado um sistema de caibros flutuantes ou deslizantes. A fixação da perna não é rígida, mas com a ajuda de uma placa com ranhuras através das quais o parafuso auto-roscante ou parafuso aparafusado na perna tem folga. Na viga da cumeeira, as vigas também são articuladas.Devido a isso, durante o encolhimento, as vigas não quebram, não dobram, mas assumem uma nova forma correspondente à alteração da configuração das paredes portantes.
Esquema de vigas suspensas

O sistema suspenso é estruturalmente diferente do em camadas, respectivamente, neste caso, a tecnologia de instalação das vigas será diferente.
Em uma ou outra altura, as pernas da viga são conectadas por um sopro, respectivamente, a única força que é transmitida à parede é a pressão vertical do telhado.
Podemos supor que, neste caso, as vigas antes da ligação com vigas de cumeeira e vigas são um sistema completamente autônomo. Nesse caso, o apoio das pernas ou puffs da viga pode ser realizado tanto no Mauerlat quanto diretamente na parede portante.
Com largura de vão de até 6 m em caibros suspensos, a viga de piso pode desempenhar o papel de aperto. Com grandes tamanhos de vão, cabeçotes, travessas e inclinações são montados adicionalmente.
Para conectar o cabeçote e o puff, é utilizado um suporte, passado por baixo do puff, para os demais nós - os mesmos métodos de fixação das vigas em camadas.
Montagem de estruturas de telhado

Obviamente, o dispositivo do sistema de treliça de vídeo mostrará o melhor caminho, e esse processo se parece com isso.
Se você não montar, é necessário marcar as estruturas de treliça no chão - isso é mais conveniente e seguro. É possível ajustar imediatamente todos os elementos necessários a um tamanho.
CONSELHO! Ao pré-cortar os detalhes das vigas, é melhor deixar uma pequena margem no comprimento para que, se necessário, você possa ajustar as dimensões da estrutura no local.
- Para marcar as pernas da viga, é retirado um pedaço de madeira ou mesmo uma madeira redonda de pequeno diâmetro (esta última é cercada no meio), cujo comprimento é igual à distância entre as paredes do edifício. Em seu centro, uma barra é recheada perpendicularmente, cujo comprimento é igual à altura do nível das vigas apoiadas na parede até a cumeeira. Além disso, cada uma das pernas da viga é colocada em um ângulo entre a borda da viga longitudinal e o topo da barra transversal.
No ponto superior, é feita uma marca com um lápis de construção, com base no qual será feito o local do corte. Em um sistema com vigas suspensas, os puffs são medidos de maneira semelhante (com base em uma barra horizontal).
Se a estrutura do caibro for bastante complexa - com suportes, cabeçotes, escoras - na hora da marcação, a estrutura pode ser agarrada com pequenos cravos usando trilhos finos.
- Quando todas as vigas são medidas e marcadas, e possivelmente até cortadas e montadas, elas são elevadas ao telhado. A montagem no solo implica maior comodidade, mas nem sempre a resistência da estrutura permite que ela seja submetida às cargas que surgem durante o processo de içamento. Independentemente do local onde as peças foram montadas, a instrução recomenda instalar o sistema de treliça nessa ordem. Primeiro, vigas extremas são instaladas em ambas as extremidades do telhado. Agora ainda é impossível corrigi-los completamente, pois é necessário determinar a simetria. Para simplificar o processo vigas do telhado eles podem ser temporariamente conectados ao Mauerlat com fixadores temporários.
- Em seguida, as inclinações do futuro telhado são medidas. Para fazer isso, conecte o topo de cada caibro com um barbante ao canto inferior do oposto - primeiro de um lado, depois do outro. Nesse caso, as cordas de cada uma das inclinações devem se cruzar exatamente no meio do telhado e se tocar apenas levemente.Se a geometria for diferente, é necessário corrigir a localização ou o próprio desenho das vigas até que o resultado desejado seja alcançado.
- Para entender melhor o procedimento, você pode assistir a um vídeo com uma demonstração visual de todo o andamento do trabalho antes de fazer as vigas. Quando as vigas extremas são expostas, seus topos também são conectados com barbante ao longo da linha por onde passará a viga da cumeeira. É nesta linha que todas as restantes travessas deverão ser colocadas no futuro. Também é melhor colocá-los em montagens temporárias antes de configurar todo o sistema, pois ajustes podem ser necessários. Durante a instalação, se houver dúvidas sobre a precisão da localização das estruturas, faz sentido medir as inclinações uma ou mais vezes da maneira descrita acima.
- Depois que todas as vigas são expostas, elas são finalmente presas ao mauerlat ou paredes e amarradas com uma viga de cumeeira passada sob os topos das juntas das vigas. Depois disso, uma caixa é recheada por fora. Se em alguns nós a viga não repousar sobre uma árvore, mas, por exemplo, sobre uma parede de alvenaria, a impermeabilização deve ser colocada sob ela na forma de duas camadas de material de cobertura. O mesmo se aplica a Mauerlat, suportes e outros elementos de madeira.
O artigo te ajudou?