O sistema de treliças da casa é uma estrutura de sustentação que, juntamente com a cobertura, suporta toda a lista de cargas externas, inclusive o peso de seus próprios elementos, transfere forças para as paredes e suportes internos da edificação.
Os principais elementos da estrutura de suporte do telhado são vigas, mauerlat e caixote. Além disso, existem elementos de fixação adicionais na estrutura do telhado, como racks, travessas, espaçadores, suportes, etc.
Componentes do sistema treliçado e seu dispositivo
Antes de fazer um sistema de treliça de telhado, você precisa entender sua estrutura.
O sistema de suporte do telhado é composto pelo seguinte conjunto de elementos:
- Vigas inclinadas e/ou suspensas.
- Mauerlat.
- Corridas laterais e cumeeiras.
- Suspensórios, escoras e tirantes diagonais que servem para enrijecer a treliça.
Esses detalhes do telhado, conectados entre si, formam asnas de telhado, que são baseadas em um ou mais triângulos, que são a figura geométrica mais “rígida”.
As vigas servem de base para a estrutura de sustentação do telhado. A montagem do sistema de treliça é realizada em um ângulo de acordo com o ângulo da inclinação da inclinação do telhado.
Ao colocar uma barra Mauerlat longitudinalmente nas paredes, necessária para uma distribuição uniforme do peso sistema de treliça de telhado nas paredes, as extremidades inferiores das pernas das vigas repousam nas paredes externas.
Ao mesmo tempo, as extremidades superiores das vigas são apoiadas em lances intermediários ou vigas de cumeeira, que são projetadas para transferir a carga para as paredes internas do tipo rolamento por meio de um sistema de cremalheiras.
As vigas estão localizadas em incrementos de 0,8-2 m, dependendo da seção selecionada das vigas, do tipo de material de cobertura e de outros tipos de condições. Graças a eles, o telhado pode suportar não apenas o peso do telhado, mas também a pressão criada pelo vento e pela neve.

As vigas são de dois tipos:
- Suspensão - com base em apenas dois suportes extremos, por exemplo, sem suportes intermediários, apenas nas paredes da estrutura. Pernas de viga do tipo penduradas funcionam em flexão e compressão. Entre outras coisas, o design cria uma força horizontal de ruptura significativa transmitida às paredes.Você pode reduzir esse esforço apertando (metal ou madeira) conectando as pernas da viga. Pode ser colocado na base dos caibros (neste caso, pode servir como viga de piso ao mesmo tempo - a opção mais utilizada na construção de telhados de mansarda) ou superior. Quanto mais alta sua localização, mais potente ela é e mais confiáveis devem ser os fixadores do sistema de vigas.
- Em camadas - instalado em casas com parede de suporte de carga média ou suportes intermediários colunares. Suas extremidades repousam nas paredes externas do edifício e a parte intermediária - em suportes ou em uma parede interna de suporte de carga. Como resultado, os elementos dessas vigas funcionam de maneira semelhante às vigas - apenas na flexão. Com uma largura idêntica da estrutura, o telhado das vigas em camadas será mais leve, além disso, exigirá menos madeira e, portanto, é mais lucrativo do ponto de vista econômico. Ao instalar uma única estrutura de telhado em vários vãos, treliças suspensas e em camadas podem se alternar. Em locais onde não há suportes intermediários, são utilizadas vigas suspensas, em locais de presença - em camadas. Estes últimos são montados quando o comprimento entre os suportes não ultrapassa 6,5 m. Com um suporte adicional, é possível aumentar a largura da sobreposição com vigas em camadas até 12 me com dois suportes adicionais - até 15 m .
Para garantir a resistência da conexão, ela deve ser fixada com parafuso, suporte e bucha. Para conectar os componentes dos puffs, são utilizados um dente, revestimentos metálicos e parafusos.
Um dos propósitos de um telhado é proteger as paredes de um edifício dos efeitos nocivos da neve e da chuva.Para que esta função seja implementada, é utilizada uma saliência de cornija, cujo comprimento não deve ser inferior a 55 cm.
dispositivo Mauerlat

As pernas da viga, via de regra, não se apoiam nas próprias paredes, mas para isso usam um Mauerlat, que é uma viga de sustentação, geralmente de grande seção. Mauerlat pode ser colocado ao longo de todo o comprimento do edifício e colocado apenas sob as pernas da viga.
A instalação de vigas em uma casa de toras implica o apoio das pernas da viga nas copas superiores do edifício. Quanto às paredes de tijolos, elas são colocadas niveladas em relação à superfície interna da parede (externamente, a madeira é revestida com alvenaria).
Entre a alvenaria e o mauerlat, é sempre necessária uma camada de impermeabilização. Como tal, você pode usar material de cobertura. Mauerlat é colocado ao longo de toda a parede do edifício ou colocado apenas sob as vigas.
Ao usar pernas de vigas com uma largura de seção pequena, com o tempo isso pode levar à flacidez. Para evitar isso, é necessário usar uma treliça especial composta por rack, travessa e escoras.
Conselho! Lembre-se que antes de iniciar o trabalho de cobertura, de acordo com os requisitos do SNiP - o sistema de treliça exige o cumprimento de todos os pontos relacionados à segurança.
Instalação de cumeeiras, travessas, travessas e travessas diagonais

No topo do sistema de treliças, é organizado um lance necessário para conectar as treliças entre si. É neste elemento que a cumeeira será posteriormente disposta.
Em locais onde não há paredes portantes, os calcanhares das vigas podem se apoiar nas vigas laterais - poderosas vigas longitudinais, cujas dimensões dependem da carga que atua sobre elas.
Se as próprias treliças fornecem rigidez no plano da viga, então, para suportar qualitativamente as cargas do tipo vento que atuam, por exemplo, do lado da empena (língua), cada inclinação do telhado requer a instalação do número necessário de diagonais laços.
Como elas podem ser usadas tábuas de 30 a 40 mm de espessura, que são pregadas na base da viga mais externa e aproximadamente no meio (ou um pouco mais alto) da viga adjacente.
Conselho! A inclinação da inclinação do telhado é determinada pelo desenvolvedor, levando em consideração o tipo de construção, a finalidade do espaço sob o telhado (sótão), sem esquecer que o ângulo de inclinação afeta diretamente a escolha da cobertura. O ângulo de inclinação recomendado para um telhado laminado é de 8 a 18 graus, para um revestimento de chapas de fibrocimento ou chapas de aço - 14 a 60 graus, para um telhado de telhas - 30 a 60 graus.
Estrutura de treliça do telhado de mansarda

Para telhados de mansarda, como regra, são usadas vigas em camadas ou uma combinação de vigas em camadas e suspensas. As paredes e a inclinação inferior do sótão são sempre em camadas, enquanto o teto e a inclinação superior podem ser fixados em vigas suspensas e em camadas.
Um telhado de mansarda usando uma combinação de dois tipos de vigas é organizado de acordo com as seguintes regras:
- Na encosta inferior, as vigas em camadas parecem um triângulo retângulo.
- Para aumentar a resistência às cargas, são fornecidas contrações nas partes inferior e superior das vigas.
- As inclinações superiores do telhado são montadas em vigas suspensas. Ao mesmo tempo, o aperto dessas vigas serve para suspender o teto. Seu trabalho é em tração e flexão, mas como as cargas são pequenas, o material pode ter uma seção pequena.
- Vigas para o sótão são feitos de materiais de grande seção, pois seu objetivo é cobrir todo o vão e formar um telhado completo.
- Para eliminar a deflexão do sopro do peso do teto, ele é suspenso no cabeçote.
- Vigas nas encostas superiores podem ter fixação adicional na forma de assistentes, travessas e escoras. Os elementos do sistema treliçado devem suportar as cargas de projeto.
- A instalação de vigas da inclinação inferior do telhado do tipo mansarda pode ser realizada com escoras e sem elas.
- Dependendo do método de fixação (pode ser um sistema de caibros deslizantes para cabanas de toras ou fixo para edifícios de pedra), os caibros são fixados com fixadores articulados ou deslizantes.
Os racks das vigas inferiores são sustentados por pisos. Ao usar lajes de piso de concreto armado, cálculos adicionais não são necessários.
Na função de suporte para os racks, é colocada uma cama, que pode ser colocada diretamente sobre a impermeabilização com superfície plana dos pisos, ou sobre placas de nivelamento.
Quanto aos pisos de madeira, eles requerem uma amarração na viga do teto, o que exigirá o cálculo de uma carga concentrada nos pontos de apoio dos racks.
Se o projeto do sistema de treliça envolve a construção de uma grande saliência de cornija, a instalação de um Mauerlat neste caso não é necessária. Aqui, a instalação do sistema de treliças do sótão é realizada por meio de vigas.
O sistema de treliça do sótão com o dispositivo para o batente inferior das vigas fora da parede externa é realizado de acordo com as seguintes regras:
- Sob viga sem falta, um suporte é montado e os racks são cortados nas vigas do piso de madeira a uma profundidade não superior a 1/3 da profundidade da seção das vigas.
- As vigas inferiores geralmente são projetadas para compressão, pois as encostas nesse caso são mais íngremes e a carga principal vem do vento e das encostas superiores.
- Para evitar que o telhado seja soprado pelo vento, as vigas são fixadas adicionalmente com juntas de ancoragem e torções de arame.
- O descarregamento das vigas do piso é possível devido aos racks instalados na interseção das pernas e suportes da viga, e as extremidades inferiores dos racks devem encostar acima da parede externa contra a viga do piso.
- A estabilidade adicional do telhado é dada com a ajuda de contrações, que conectam as vigas em camadas nas encostas inferiores, e as barras de suporte são dispostas ao longo da parte inferior das vigas suspensas nas encostas superiores.
O sistema de vigas do sótão das vigas em camadas é montado na seguinte ordem: primeiro, a moldura é derrubada na forma da letra “P”, após o que são colocadas corridas sobre ela.
É a estrutura do sótão que suportará a carga principal aqui, enquanto menos peso cairá nas vigas. Devido a isso, eles podem ser feitos com uma seção transversal menor.
Mesmo um sistema de treliça complexo será erguido com sucesso sujeito a todos os cálculos de projeto, fixações confiáveis e uma abordagem competente para o negócio.
O artigo te ajudou?