Vigas de construção: conselhos de telhados

Ao desenvolver projetos de casas, uma estrutura de telhado apropriada é necessariamente selecionada. Afinal, é o telhado que dá a aparência de completude da casa e ao mesmo tempo serve para proteger o interior dos efeitos da atmosfera. A estrutura de suporte da cobertura - o sistema de treliças - deve ser capaz de suportar a carga que a cobertura exerce sobre ela e os fatores externos (neve, vento). Portanto, é importante escolher a seção e o comprimento corretos das vigas e, se necessário, construir as vigas.

Vamos ver como esse trabalho pode ser feito.

extensão da viga
Um exemplo de um telhado com vigas estendidas

Como regra, na construção privada, uma placa ou madeira é usada para a fabricação de sistemas de treliça.Esses produtos têm tamanhos padrão que nem sempre correspondem às tarefas. A seção necessária das vigas e seu comprimento devem ser especificados no projeto, o tamanho dessas peças é determinado em função da estrutura do telhado, do peso do telhado e das condições climáticas da região de construção.

Mas acontece que nem sempre é possível encontrar o material necessário. Por exemplo, uma madeira padrão tem um comprimento de 4,5 a 6,5 ​​metros e o comprimento projetado da perna da viga pode ser maior. Nesse caso, você deve decidir como aumentar o comprimento das vigas.

Acontece que é preciso aumentar a espessura do material, para isso são fixados elementos adicionais na viga ou prancha, que permitem obter as vigas do trecho desejado.

alongamento

como crescer vigas
Um exemplo de vigas estendidas em comprimento

Durante a construção de casas particulares, as vigas costumam ser feitas de madeira - toras, tábuas ou madeira.

Para obter um produto com o comprimento necessário, eles recorrem aos seguintes métodos de extensão:

  • Conexão de feixe. Pode ser realizada ponta a ponta, sobreposta ou pelo método de corte oblíquo.
  • Placas de conexão. Neste caso, composto ou emparelhado vigas.

Extensão, por junção de topo

como fortalecer vigas
Unindo as vigas do telhado com uma sobreposição

Para realizar uma conexão ideal de elementos, as seguintes condições devem ser atendidas:

  • Bundas vigas devem ser cortados estritamente em ângulos retos.

Conselho!
Se este requisito for negligenciado e as extremidades forem cortadas em um ângulo diferente de 90 graus, a junta ficará instável e, durante a operação do sistema, haverá risco de deflexão no local da junta.

  • As vigas unidas são dobradas de ponta a ponta uma na outra e são conectadas usando uma placa de metal com dentes
  • A junta de ambos os lados é reforçada com peças suspensas de madeira, que são pregadas.
  • Ao fortalecer forros de madeira, os pregos devem ser pregados em um padrão quadriculado.
Leia também:  Vigas de tábuas: como fazer você mesmo um sistema de treliças de telhado?

Construir, por sobreposição

Ao fazer uma conexão dessa maneira, não há necessidade de cortar as pontas em um determinado ângulo. A conexão de sobreposição é feita colocando os elementos uns sobre os outros de forma que o comprimento da sobreposição seja de pelo menos um metro. Além disso, as peças são conectadas com pregos, que são pregados em um padrão quadriculado.

Conselho!
Com este método de construção, em vez de pregos, você pode usar pinos com arruelas e porcas.

Aumento pelo método de corte oblíquo

substituição da viga
Um exemplo de construção de vigas de telhado com um corte oblíquo

Ao usar este método, é necessário cortar as pontas das peças estritamente em um ângulo de 45 graus. Em seguida, as pontas das peças são dobradas juntas e conectadas por meio de um parafuso com diâmetro de 12 a 14 mm.

Conselho!
Ao criar sistemas de treliça, os elementos estendidos são instalados de forma que as cargas tenham um efeito mínimo nas juntas!

Construindo vigas de telhado de tábuas

Vamos considerar como aumentar o comprimento das vigas, se forem montadas com tábuas.

  • A primeira opção - vigas compostas estão sendo construídas. Duas placas que precisam ser conectadas são colocadas "na borda".
    As peças são conectadas por meio de um "inserto" - um elemento adicional de madeira que é instalado entre as placas.
    O comprimento do liner não deve ser inferior a duas vezes a altura da prancha, e a distância entre o liner não deve ser maior que a altura da prancha vezes sete. Este tipo de caibro estendido não pode ser usado como diagonal!
  • A segunda opção é executar vigas emparelhadas. Ao usar este método, duas (ou mais) placas são empilhadas lado a lado (sem folga) e pregadas, que devem ser escalonadas.
    Para aumentar o comprimento do produto, um elemento adicional é anexado de ponta a ponta ao primeiro e sobreposto ao segundo painel. Nesse caso, a distância entre as juntas adjacentes deve ser de pelo menos um metro e devem estar localizadas ao longo das vigas em um padrão quadriculado.
    Com a execução correta das vigas emparelhadas, as juntas ficarão localizadas de forma ascendente e cada uma delas será fechada com uma placa sólida.
Leia também:  Estradas de asfalto - tipos e características

Reforço de vigas ou construção em espessura

como construir vigas
Exemplo de reforço de vigas

Freqüentemente, os proprietários se deparam com o problema de como fortalecer as vigas já durante a operação da casa. Isso acontece se barras ou tábuas da seção errada forem usadas para criar sistemas de treliça. Se as medidas não forem tomadas em tempo hábil, as vigas podem quebrar, o que exigirá reparos caros no telhado.

Maneiras de fortalecer as vigas

Para fortalecer as vigas, você pode:

  • Aumentar a espessura das barras;
  • Aumente a largura das barras.

A segunda opção é preferível, pois com o mesmo consumo de material permite obter uma estrutura com alta resistência às cargas. Portanto, considere este método específico de fortalecer as vigas.

Para concluir o trabalho, você precisará de:

  • Chaves inglesas;
  • Cabeças de rosto com catraca;
  • Búlgaro;
  • Furadeira e chave de fenda;
  • Cilindro hidráulico.

Conselho!
O trabalho de reforço das vigas deve ser feito com um ajudante.

Recomendações de trabalho

Reforços de suporte de caibro
  • Na primeira etapa, deve-se atentar para a fixação das vigas na cumeeira. Se for perceptível uma discrepância neste local, então, com a ajuda de um macaco, deve-se unir as pontas superiores das pernas da viga e reforçá-las com uma fita metálica perfurada ou uma tábua de dois centímetros de espessura.
  • Em seguida, a deflexão das vigas deve ser eliminada por meio de um cilindro hidráulico. Antes disso, é necessário fortalecer as juntas das pernas do caibro ao Mauerlat, para as quais uma tábua é aparafusada na lateral (ao aumentar a largura dos caibros) ou por baixo (ao aumentar a espessura) usando auto-roscante parafusos. Esta prancha também deve ser aparafusada ao Mauerlat para que as pernas da viga não se afastem durante o trabalho.
  • Em uma viga ou tábua presa a parafusos autorroscantes, fazemos furos que devem passar por ambas as partes - as vigas reforçadas e a viga bainha. Nesse caso, é necessário garantir que os furos não fiquem em linha reta, mas em “cobra”.
  • A fixação das peças é realizada por meio de pinos com arruelas e porcas autotravantes.
Leia também:  Vigas inclinadas: as sutilezas do dispositivo

Substituição de pernas de viga danificadas

Sistema de treliça de telhado

Se as vigas estiverem quebradas ou, devido à umidade, parte das estruturas de madeira estiver podre, é necessário recorrer a métodos radicais. Este método é a substituição de vigas.

Aqui estão algumas dicas para fazer este trabalho:

  • Se você deseja substituir as vigas podres, primeiro precisa remover o telhado de ambos os lados telhados de casas.
  • A seguir, sobre a parte central das vigas, localizadas próximas às peças a serem substituídas, cortam-se as barras e retiram-se cuidadosamente os pregos.
  • Novas vigas são instaladas no lugar da parte danificada, prendendo-as às barras antigas. Para a fixação, devem ser utilizados pregos de 12 a 15 cm de comprimento.
  • Se for necessário remover e substituir a mesa horizontal, o trabalho começa com a instalação de estantes temporárias que suportam vigas horizontais. Em seguida, as cremalheiras dos rolamentos são separadas da parte danificada, que será reutilizada após a substituição da peça, e um novo acoplador é instalado. Após a conclusão do trabalho, os suportes temporários são removidos.
  • Se for necessário substituir o rack, um rack temporário semelhante é instalado próximo a ele com ênfase em uma placa com espessura de 2,5 cm ou mais, após a substituição da peça danificada por uma nova, o suporte temporário é removido.

conclusões

O sistema de treliça do telhado é uma estrutura de suporte de carga que sofre cargas pesadas durante a operação. Portanto, o projeto e a construção desses sistemas devem ser abordados de forma profissional e responsável. Se a tecnologia não for seguida, podem surgir vários problemas, cuja eliminação exigirá reparos trabalhosos e complexos.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC