Todos sabem que o telhado é o elemento que mais decora a casa, lhe confere personalidade e atesta o bom gosto que tem o dono da casa. Se você decidir que precisa de um sistema de vigas de telhado faça você mesmo, vale a pena notar que não há nada complicado em sua construção.
A única coisa que precisa ser claramente entendida é que o telhado - o sistema de treliças - é principalmente uma estrutura de engenharia que protege o edifício das influências ambientais.
Dependendo de quão bem a instalação é realizada, a confiabilidade e a durabilidade da estrutura do telhado dependem - os sistemas de treliça desempenham um papel importante nisso.
A principal tarefa do esqueleto é suportar todo o peso do telhado e fornecer proteção confiável contra a neve e o vento. Por isso, na hora de calcular o sistema de treliças de cobertura, é muito importante levar em consideração o tipo de cobertura e as características da área em que a casa está sendo construída.
Além disso, você precisa levar em conta também a margem de segurança. É impossível proceder à instalação do telhado sem ter em conta este indicador.
A rigidez necessária do sistema de treliças é obtida fixando as vigas umas às outras, bem como fixando a caixa da casa e a estrutura do telhado.
Na maioria das vezes, as vigas do telhado são feitas de madeira.
O que não é surpreendente, já que este material tem muitas vantagens:
- Está apenas sendo feito.
- Fácil de instalar.
- Você pode ajustar as vigas de madeira no local de instalação.
São esses fatores que determinam o uso da madeira, já que as vigas de metal ou concreto armado não diferem nas vantagens listadas.

Recentemente, parafusos, parafusos autorroscantes, pregos, grampos e grampos foram usados para prender as vigas umas às outras.
Atenção, vale ressaltar que as fixações feitas com pregos não são fortes e confiáveis. Isso acontece pelo fato da madeira secar com o tempo, o que causa o afrouxamento da estrutura treliçada.
Ainda não é aconselhável o uso de juntas parafusadas, pois é necessário fazer furos sob elas, o que reduz muito a resistência e a estabilidade da estrutura como um todo.
É por isso que braçadeiras e grampos são usados para conectar as vigas. Além disso, é possível fazer um esqueleto de viga em condições industriais.
Isso é conseguido com a ajuda de desenvolvimentos modernos, com os quais toda a estrutura é fixada na produção com materiais de conexão confiáveis, que são as tiras de fixação.
Tipos de telhado

Antes de fazer um sistema de treliça de telhado, você precisa descobrir que tipo de telhados existem em geral.
No conceito moderno, o telhado é representado por um sistema muito complexo de vigas e caibros, que são responsáveis não apenas pela forma que o telhado terá, mas também pelas funções pelas quais ele será operado no futuro.
Agora o mais simples e barato é telhado padrão de duas águas, ou oblíquo, como também é chamado. Um exemplo elementar de telhados inclinados é um telhado inclinado.
Esse telhado é caracterizado por uma característica como o suporte do telhado em duas paredes de alturas diferentes. Na maioria das vezes, esses telhados são construídos em edifícios comerciais e industriais, e não é difícil fazer você mesmo.
O telhado de duas águas é popular. Sua peculiaridade é que duas encostas convergem em um ponto.
O telhado mais comum desta opção é o telhado de duas águas. Pode ser utilizado mesmo nos casos em que é concebido um telhado - cuja parte da viga é representada por uma estrutura complexa.
Uso sistema de treliça de telhado de quadril dá à casa um design interessante e dá ao arquiteto liberdade para sua imaginação.
É verdade que, tendo dado preferência a tal desenho, não vai adiantar fazer por conta própria, pois tem muitas fraturas e dobras, portanto, para montá-lo, é melhor entrar em contato com um carpinteiro altamente qualificado, pois só ele pode calcular corretamente as vigas do telhado.
Além disso, o motivo reside no fato de que, com instalação inadequada devido ao grande número de juntas e dobras, a carga nos elementos principais pode aumentar.
A razão para isso é um grande acúmulo de neve, sujeira ou água, que pode fazer com que o telhado ceda ou vaze.
O telhado, que é semelhante às pirâmides egípcias, é chamado de telhado de quatro águas. Você pode fazer esse telhado apenas se tiver uma casa quadrada, bem ou na forma de um polígono regular.
Os elementos desse telhado sugerem a convergência de triângulos isósceles em um ponto. Ao mesmo tempo, é importante observar a simetria do telhado, pois disso dependerá todo o encanto de tal edifício.
Por muitos anos, foram utilizados telhados de quatro águas - cujo sistema de vigas é apresentado de forma que duas inclinações são formadas a partir das extremidades em forma de triângulo e duas em forma de trapézio. Foram eles que receberam o nome dos quadris.
Um tipo comum de telhado é a vista da mansarda. Esse telhado consiste em quatro inclinações, as duas superiores são suaves e as duas inferiores são íngremes.
Durante a instalação, as vigas do telhado são dispostas, projetadas para manter o espaço utilizável do sótão ao máximo. Normalmente, esse telhado é arranjado se o proprietário for abrir espaço sob o sótão para morar.
Instalação

A instalação do sistema de treliça do telhado deve começar com o nivelamento da superfície das paredes de suporte de carga com uma mesa. A impermeabilização deve ser colocada na mesa e depois no Mauerlat e na cama.
Em seguida, a estrutura de suporte sob o caibro é montada a partir de vigas, cremalheiras e escoras.Nesse caso, primeiro são instaladas as vigas extremas do telhado e só depois as intermediárias.
Qual será a distância entre as treliças depende do projeto do sistema de treliças e da capacidade de carga da caixa. Se um bolo de cobertura for usado para o telhado, ele inclui:
- Camada de barreira de vapor.
- Camada de isolamento térmico.
- camada de impermeabilização.
- Material de cobertura.
Ao seu cuidado Para garantir uma longa vida útil de uma estrutura de madeira, a ventilação deve ser feita. Isso pode ser feito instalando aberturas de cumeeira e cornija, bem como janelas de telhado. Para telhados que são cobertos com material de peças, é fornecido o uso de telhas especiais com furos.

O dispositivo do telhado - cujas vigas são feitas no canteiro de obras, exige muita mão de obra. O espaço entre o teto e a cobertura deve ser preenchido com um isolamento impermeabilizante.
Neste caso, é necessário fornecer um espaço para ventilação. O telhado com a estrutura e o material tem uma relação rígida.
E a inclinação e a forma do telhado podem encurtar a lista de materiais que podem ser usados para coberturas. Por sua vez, o revestimento escolhido dita a forma como a instalação será realizada, quanto tempo durará e quando serão necessários reparos.
Atualmente, no mercado da construção civil, é possível encontrar diversos materiais importados e nacionais feitos de metal, cerâmica, natural e polímero.
Para tomar a decisão certa, você precisa levar em consideração as propriedades dos materiais que chamam sua atenção, pesando cuidadosamente todos os prós e contras.
A escolha do material de cobertura deve ser baseada no princípio de coordenar a vida útil de todos os componentes.
O principal indicador na escolha de um material não é o custo por unidade de área, mas o preço de todo o sistema de cobertura com o desempenho e a vida útil necessários.
Além disso, a durabilidade e a confiabilidade do telhado dependem muito do trabalho realizado: se a instalação for feita corretamente, o sistema de cobertura servirá ao seu proprietário por muito tempo e precisará de reparos em muitos anos.
O artigo te ajudou?