A treliça e a viga treliçada são as estruturas utilizadas para a instalação do sistema de cobertura. Todas as estruturas do tipo rolamento pertencem aos elementos sub-viga e viga. Os sistemas de vigas cobrem o vão e servem de base para o deck do telhado.
As estruturas em caibro, abrangendo vãos de 12 e 18 metros entre pilares, são apoios intermediários para estruturas treliçadas com degrau de 6 metros.
Valoresde elementos estruturais em treliça

De acordo com a natureza da percepção e distribuição das forças internas e externas, as estruturas do telhado são divididas em vigas treliçadas e treliças.
A viga é uma estrutura de elemento único que suporta a carga ao longo de todo o comprimento do vão.
Em suas seções, os momentos fletores provocam forças normais diferentes, sendo as maiores para as fibras extremas.
treliça do telhado é uma estrutura de barras que é carregada exclusivamente nos pontos de junção das barras. As forças normais inequívocas causadas pela carga nodal nas hastes permitem o uso total de sua seção transversal.
Para concreto armado pré-fabricado, as treliças bezraskosnye mais racionais recentemente reconhecidas com um contorno circular do cinturão superior. Com proporções aproximadamente inversas em altura no meio do vão, o peso próprio da treliça é 1,5-2 vezes menor que o peso da viga.
Vigas de vigas de concreto armado
Tipos de vigas por tipo de perfil

As vigas treliçadas de concreto armado são utilizadas para cobrir vãos de 18, 12, 9 e 6 metros. Quando vãos a partir de 24 metros são sobrepostos, as vigas são inferiores às treliças em termos de indicadores técnicos e econômicos. Vigas de 6 e 9 metros de comprimento são utilizadas principalmente para extensões de coberturas e vigas de 12 metros de comprimento - como travessas longitudinais e transversais do revestimento.
Vigas de 18 metros de comprimento são utilizadas como travessas transversais, sobre as quais são colocadas lajes 3x12 ou 3x6.
De acordo com o tipo de perfil, distinguem-se os seguintes tipos de vigas:
- Galpão com correia inferior quebrada ou correias paralelas;
- Empena trapezoidal, com inclinação constante da cintura superior;
- Com uma faixa superior curvilínea e quebrada.
Diferentes tipos de vigas são utilizados na construção de vários tipos de revestimentos:
- Normalmente, as vigas de passo único são usadas para cobertura com uma inclinação em uma direção, por exemplo, telhados de extensões.
- As vigas treliçadas de concreto armado com cordas paralelas são fáceis de fabricar. As gaiolas de reforço neles têm uma altura constante. Essas vigas são usadas na construção de telhados horizontais.
- Os mais difundidos em telhados de duas águas são as vigas com inclinação constante da faixa superior, igual a 1:30 para telhados com pequena inclinação e 1:12 para telhados inclinados. Sua principal desvantagem é a necessidade de fazer gaiolas de reforço com altura variável.
- Quando é necessário pular as comunicações de engenharia no nível da cobertura, são utilizadas vigas de duas águas com vão de 18 e 12 m.
- As vigas com contornos do banzo superior na forma de uma curva ou linha quebrada são caracterizadas pela distribuição mais favorável de materiais ao longo do vão do que as vigas de duas águas, que têm uma inclinação constante para o banzo superior. Mas essas vigas não foram amplamente utilizadas devido à complexa tecnologia de sua produção.
Seleção de seção de viga
A seleção de seções transversais e armaduras para vigas de concreto armado tem características próprias:
- A forma mais econômica para a seção transversal das travessas é uma viga I com uma parede de 60-100 mm. A espessura da parede é selecionada principalmente com base nas condições de colocação das armaduras, compactação e colocação do concreto na posição vertical.
A espessura da parede dos suportes em V aumenta gradualmente para garantir a resistência e resistência à fissuração de secções inclinadas, transformando-se em secção trapezoidal ou rectangular no suporte, tendo uma largura igual à largura das prateleiras. A seção T pode ser tomada para vigas com comprimento de 6 e 9 metros.
Conselho!
No caso geral, no meio do vão, a altura da seção das travessas é atribuída a 1/10-1/15 do vão. Além disso, para vigas de empena no meio do vão, a altura da seção é determinada pela altura típica da viga (900 ou 800 mm) e pela inclinação do banzo superior.

- A largura da prateleira superior, por razões de estabilidade durante a instalação, transporte e suporte confiável de lajes de cobertura, é calculada na faixa de 1/50-1/60 l, que geralmente é de 200-400 mm.
A largura da mesa inferior é determinada em função da resistência à compressão do betão da mesa, da colocação da armadura de protensão (tendo em conta o diâmetro das braçadeiras dos dispositivos de tensão) e do comprimento necessário da plataforma de apoio na coluna de vigas.
Normalmente, a largura da prateleira inferior é de 200 a 280 mm. A transição para a parede vertical das prateleiras é realizada com o auxílio de ancas com ângulo de inclinação de cerca de 45 °. - As vigas de treliça de concreto armado com empena treliçada têm uma seção transversal de 200-280 mm. Esses feixes são mais fáceis de fabricar e muito convenientes ao passar por vários tipos de comunicações.
- Para a produção de vigas de duas águas, é utilizado concreto das classes B25-B40. Como reforço longitudinal protendido, são utilizados reforços de haste das classes A-V e A-IV, arame de alta resistência da classe Bp-II, cabos da classe K-7.
Com a ajuda de acessórios de classe A-III, são feitas hastes estruturais longitudinais da prateleira superior, grampos de prateleira e molduras de parede.
Nas partes de suporte das travessas, nas quais existem grandes forças da compressão preliminar e reações dos suportes, é necessário instalar reforço adicional na forma de hastes e malhas dispostas verticalmente.

- No estágio de compressão em vigas de duas águas com seção em I, podem ocorrer fissuras iniciais na mesa superior. Nesse sentido, também é aconselhável reforçar tais vigas treliçadas de concreto armado na parte superior da travessa com armadura de protensão estrutural.
A instalação desse reforço ajuda a reduzir a excentricidade da força de compressão e, consequentemente, a reduzir as tensões de tração na prateleira superior. - O esquema de cálculo das barras transversais para coberturas é considerado como uma viga apoiada livremente em dois suportes. Levando em consideração os detalhes dos apoios nos pilares da viga, é considerado o vão calculado. A carga nas vigas da neve e o próprio peso do revestimento são transferidos para os suportes na forma de forças concentradas através das nervuras dos painéis.
No caso de cinco ou mais forças concentradas, a carga real é substituída por uma equivalente uniformemente distribuída. Cargas de cargas suspensas, transporte suspenso e lanterna são consideradas como concentradas. - O cálculo da resistência a fissuras e deflexões, a seleção das armaduras transversais e longitudinais é realizada como para um elemento de flexão simples de uma seção retangular, I ou T para todas as etapas da estrutura.
Ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração que a seção normal perigosa em vigas de duas águas não está localizada no meio do vão, mas está a 0,35-0,4L do apoio. - Quando exposto a uma carga uniformemente distribuída, com inclinação da prateleira superior igual a 1:12, a localização do trecho normal perigoso fica a uma distância de 0,37L do apoio.
- Em vigas com contornos curvilíneos parabólicos e paralelos ao banzo superior, a seção normal de projeto está localizada a uma carga uniformemente distribuída no meio do vão.
Vigas de um bar

As vigas Glulam, ou vigas coladas, são um material de construção moderno tecnologicamente avançado criado usando tecnologias avançadas. As vigas coladas são amplamente utilizadas nos EUA e na Europa devido ao seu alto desempenho.
Por exemplo, nos Estados Unidos, aproximadamente metade dos pisos intermediários são instalados usando vigas estruturais coladas. Este valor nos países da UE é de cerca de um terço. A madeira estrutural também é usada em estruturas de suporte de carga.
A viga mais resistente à flexão é uma viga com uma proporção de 7:5.
Uma tora redonda é capaz de suportar uma carga maior do que uma viga que é cortada dela, mas tem menos resistência à flexão. Freqüentemente, as vigas dobram sob pressão do peso das pessoas, móveis, pisos e aterros. Basicamente, a deflexão não depende da largura, mas sim da altura da viga.
A ligação de duas vigas idênticas com buchas e parafusos permite que este projeto suporte uma carga 2 vezes maior do que essas duas vigas, que simplesmente serão colocadas lado a lado. Mas há um limite na redução da largura. Se as vigas coladas forem muito finas, elas podem dobrar para o lado.
Conselho!
As vigas para sótãos e pisos intermediários devem ter uma espessura de pelo menos 1/24 do seu comprimento.
vigas
As vigas de caibro, que são utilizadas em coberturas com estruturas de vigas de caibros, e as treliças de caibro, utilizadas em coberturas com asnas treliçadas, possuem as seguintes características:
- São fabricadas com armadura de viga somente protendida.
- A viga e a treliça são fixadas às colunas da estrutura com parafusos ou soldagem de peças embutidas de aço.
- Vigas de estruturas de subrafter vêm com correias não paralelas e paralelas.
- A viga de caibro é calculada de acordo com o esquema de uma viga de vão único carregada com uma carga distribuída de seu próprio peso e no meio do vão com uma força concentrada (reação de apoio viga de viga).
- Treliças ou vigas de estruturas de sub-viga possuem mesas de aço ou consoles de concreto armado para suportar as estruturas de suporte dos revestimentos.
- Treliças e vigas treliçadas são fixadas ao pórtico, assim como as estruturas principais do telhado, cujo apoio nas estruturas treliçadas é o mesmo que seu apoio nas colunas do pórtico.
- As cintas superiores das vigas das estruturas de sub-caibro são desamarradas com um disco maciço de deck perfilado.
A confiabilidade de toda a estrutura do telhado depende da escolha correta das vigas e vigas, portanto, o cálculo de sua seção transversal deve ser abordado com toda a responsabilidade.
O artigo te ajudou?