Que tipos de tratamento de superfície de pedra natural existem?
A pedra natural tem sido usada pela humanidade como material de acabamento há vários milhares de anos. Mesmo depois de muitos séculos, é valorizado por sua aparência magnífica, confiabilidade e facilidade de manutenção. Atualmente, um grande número de variedades desse material é apresentado no mercado nacional, o que pode ser facilmente verificado visitando o site de qualquer grande revendedor como a loja EcoStones. O catálogo da empresa contém uma variedade de tipos - de arenito comum a pedras colossais de montanha, ideais para paisagismo.
Uma variedade tão impressionante, no entanto, tem um efeito bastante desanimador sobre os compradores em potencial - uma pessoa simplesmente não sabe o que escolher. Neste material, tentaremos ajudar a resolver esse problema, falando sobre os tipos mais populares de tratamento de superfície de pedra natural.

Como escolher os ladrilhos de pedra natural certos?
Ao escolher materiais de acabamento desse tipo, é necessário levar em consideração duas nuances principais - a raça e a espessura do próprio ladrilho. Esses fatores afetam a confiabilidade do revestimento. Assim, por exemplo, o granito, que é extremamente resistente ao desgaste e danos, é mais adequado para cobrir caminhos de jardim, e o arenito mais macio também pode ser usado para revestimento de paredes.
Tipos de tratamento de superfície de pedra natural
O processamento afeta não apenas as qualidades estéticas do material, mas também seu funcionamento posterior - ao colocar pisos no banheiro, deve-se evitar o uso de ladrilhos polidos com brilho, pois podem escorregar facilmente. Entre os tipos de processamento mais populares, vale destacar:
- polido. A opção mais comum. Especialmente, o polimento é usado na fabricação de produtos feitos de mármore, granito e ônix. Ao mesmo tempo, um brilho espelhado característico pode ser obtido com a ajuda de polimento adicional com feltro;
- Polido. Ao contrário da versão anterior, os ladrilhos de pedra natural polida não têm acabamento espelhado, mas permanecem perfeitamente uniformes. Essa abordagem permite enfatizar a beleza natural da pedra;
- Lixado. O processamento é feito da mesma forma que nos dois casos anteriores, porém a superfície fica levemente rugosa - isso proporciona excelente aderência;
- Lascado. Como o nome indica, esse ladrilho é feito cortando pequenos pedaços de pedra com cunhas especiais. Esta opção é mais usada para revestimento de paredes - tanto por fora quanto por dentro;
- Processamento de temperatura. Os espaços em branco são aquecidos a temperaturas ultra-altas, nas quais a superfície da pedra derrete. Isso dá ao ladrilho uma aparência extremamente incomum, apreciada por muitos estetas.
Também é necessário mencionar o jateamento. Os produtos acabados são praticamente indistinguíveis dos ladrilhos de pedra polida, apenas o método de fabricação muda.
O artigo te ajudou?