Treliças de caibro - a base do telhado

armação do telhadoA estabilidade e confiabilidade dos telhados erguidos dependem da qualidade de sua estrutura de suporte, que é baseada em treliças e treliças. Esta estrutura deve suportar cargas significativas, incluindo o peso da "torta" da cobertura, a massa de neve acumulada durante o inverno e os efeitos do vento.

Informações gerais sobre treliças de telhado

Sob a definição de uma treliça em construção, queremos dizer estruturas rígidas que são usadas para construir telhados inclinados.

A tarefa das treliças é transferir a carga exercida no telhado para as paredes do edifício. Este elemento de telhado é geralmente feito de madeira, mas outras opções são possíveis.

Para fazer treliças de telhado de madeira, são usadas tábuas, madeira ou madeira roliça.

Para conectar os elementos individuais das treliças de toras e madeira, é utilizado o método de corte e, se as peças forem feitas de tábuas, então âncoras como pregos, parafusos e buchas dentadas.

Na construção de casas de grande área (o vão é superior a 16 metros), os construtores modernos utilizam treliças com estantes esticadas de metal.

Como ao usar racks de madeira esticados, é muito difícil fazer uma conexão confiável dos nós, enquanto ao escolher racks de metal, esse problema é facilmente resolvido.

Além disso, as treliças de telhado de madeira exigem trabalho sério de montagem, enquanto esta etapa do trabalho ao usar treliças combinadas (metal e madeira) é muito mais rápida.

Via de regra, na construção de edifícios residenciais, não é utilizada a opção de construção de cobertura com treliças abertas. Normalmente, a estrutura é fechada por tetos. Então, como na construção industrial, a opção com fazendas abertas é uma das mais comuns.

Como escolher um esquema de fazenda?

treliças treliças
Treliças de madeira acabadas

A escolha da forma em que a treliça deve ser feita é realizada levando em consideração os seguintes pontos:

  • inclinação do telhado;
  • material de cobertura;
  • Tipo de ligação de elementos de treliça individuais;
  • A presença ou ausência de tetos.

Por exemplo, se for planejado instalar um telhado praticamente plano (o ângulo de inclinação não é superior a 12 graus) revestido com materiais betuminosos em rolo, a opção de formato mais vantajosa é um retângulo ou trapézio.

Com declividades de cobertura mais acentuadas e revestimentos pesados, é necessário optar por treliças triangulares.

A altura da fazenda é calculada pela fórmula:

  • Para um retângulo - 1/6 * L;
  • Para um triângulo - 1/5 * L,

onde a letra L denota o comprimento do vão da treliça.

A opção mais comum na construção privada é uma treliça triangular. Em combinação com vigas inclinadas, esta forma permite criar telhados de uma ou duas águas com diferentes ângulos de inclinação.

Leia também:  Como colocar vigas em telhados de diferentes designs

Durante a construção de casas com telhados de duas águas, também são usadas fazendas com vigas suspensas. A escolha da forma das vigas depende de como as treliças são fixadas nas paredes da casa.

Para obter a estabilidade necessária das treliças, são instalados ligamentos adicionais para as correias superior (comprimida) e inferior. Os feixes são feitos de tábuas e colocados no plano do rack do meio da treliça.

Soluções estruturais para treliças triangulares simples

treliças de telhado de madeira
treliça triangular simples

O projeto mais simples é usado para casas que não possuem parede interna de suporte de carga com vão de até 6 metros. Neste caso, a treliça do telhado é suportada apenas pelas paredes externas do edifício.

Seu design é muito simples, consiste em duas pernas de viga, puffs e dois suportes. Se a largura dos vãos for superior a 6 metros, é necessária a instalação de escoras adicionais e um elemento de suporte central.

Os puffs instalados em treliças, via de regra, dificultam a passagem pelo espaço do sótão. Para eliminar esse inconveniente, o apoio das pontas das pernas do caibro é planejado diretamente nas paredes, e o puff é colocado aproximadamente no meio da altura das pernas.

Esse tipo de aperto é chamado de parafuso.

Este projeto permite criar um sótão confortável, mas devido à flexão da perna da viga no local onde a travessa é fixada, ocorre uma chamada propagação na fazenda, que é transferida para as paredes.

Portanto, essas treliças com travessa só podem ser usadas com paredes suficientemente estáveis ​​​​que estejam firmemente conectadas com a ajuda de vigas de sótão.

Suportes para caibros

Como suporte para treliças de construção, via de regra, não são utilizadas as próprias paredes da casa, mas uma viga especialmente instalada (Mauerlat).

As únicas exceções são as casas de toras, durante sua construção a viga de sustentação não é utilizada, suas funções são executadas pela copa superior da casa de toras.

Mas se a casa for construída de tijolo ou concreto armado, a treliça é um elemento necessário do dispositivo do telhado. Sua tarefa é distribuir uniformemente a carga nas paredes.

Via de regra, as treliças são estruturas metálicas muito duráveis. Os elementos da treliça são conectados por parafusos ou solda. Em alguns casos, são utilizadas estruturas de concreto armado.

Cálculo de sistemas de telhado

treliças e treliças
Esquema para calcular sistemas treliçados

Para calcular os sistemas de vigas, é necessário levar em consideração todas as cargas que serão colocadas sobre eles.

As cargas podem ser divididas em três grupos:

  • Permanente (este é o peso de toda a torta de cobertura);
  • Temporário (peso da neve, carga do vento, peso das pessoas que sobem para reparar o telhado, etc.);
  • Especial (este tipo pode incluir, por exemplo, carga sísmica).

O cálculo da carga de neve é ​​feito levando em consideração as condições climáticas da região.

A fórmula é usada para calcular:

S=Sg*μ

  • Sg é o valor calculado do peso da carga de neve por metro quadrado de pavimento. Este indicador é condicional e é determinado pelas tabelas, dependendo da região.
  • E μ é um coeficiente que depende do ângulo do telhado.
Leia também:  Estruturas de vigas: para que o telhado não vá

Ao determinar a carga de vento, indicadores como:

  • valor normativo da carga de vento (dependendo da região);
  • altura do edifício;
  • tipo de terreno (espaços abertos ou desenvolvimento urbano).

Você pode encontrar as tabelas e fórmulas necessárias para cálculos em códigos de construção. Via de regra, esses cálculos são realizados pelos projetistas durante o desenvolvimento do projeto geral da casa.

Se você confiar apenas em suas próprias forças ao elaborar um projeto, existe um grande risco de cometer um erro, o que fará com que o sistema de cobertura não seja confiável.

Onde são feitas as treliças?

Se antes na construção privada a fabricação de treliças de telhado era realizada diretamente nos canteiros de obras, hoje sua produção é estabelecida na fábrica.

treliças de telhado de concreto armado
Processo de fabricação de treliças de telhado

A produção de treliças é realizada em equipamentos de montagem e prensagem. Se forem produzidos produtos de madeira, eles são pré-tratados com compostos protetores para evitar a deterioração prematura e danos causados ​​por insetos.

Usando tecnologias modernas, é possível fazer treliças e treliças para telhados de qualquer formato.Além disso, tanto fazendas inteiras quanto seus elementos individuais, que são montados em uma estrutura em um canteiro de obras, podem ser produzidos.

Telhado de concreto armado e treliças de aço

Além das estruturas de madeira, as treliças de telhado de aço são frequentemente usadas na construção privada. Eles são feitos em três tipos:

  • triangular;
  • Com correias paralelas;
  • Poligonal;

Se um telhado macio for planejado, os dois últimos tipos de treliças são adequados, para materiais de cobertura de chapa, vale a pena escolher treliças na forma de um triângulo.

Em condições industriais, as treliças metálicas são feitas de tamanhos unificados, projetadas para vãos de 36, 30, 24 e 18 metros de comprimento.

Os cintos de treliça e suas treliças, na maioria das vezes, são feitos de cantos e os elementos individuais são presos por soldagem. Racional é o design, cujas correias são feitas de vigas de prateleira larga em T.

Tais estruturas são fáceis de fabricar e menos aço é usado nelas, enquanto mantêm características de alta resistência e são muito confiáveis.

Uma treliça de aço difere de uma treliça de treliça pela presença de uma correia paralela. Eles são produzidos nos mesmos tamanhos unificados que as treliças treliçadas.

Na construção de casas particulares, as treliças de aço feitas de um tubo de perfil são mais usadas. Tais estruturas são mais leves que as treliças feitas de um canto, canal ou marca.

Este projeto pode ser montado diretamente no local onde ocorre a construção, usando uma máquina de solda.

Para a fabricação de treliças, são utilizados tubos perfilados laminados a quente ou dobrados. Para sua fabricação é utilizado aço com espessura de 1,5 a 5 mm, e o perfil do tubo pode ter seção retangular ou quadrada.

Leia também:  Vigas de madeira: principais tipos

Na construção moderna, treliças de concreto armado também são usadas. Estas são estruturas de suporte de carga de treliça duráveis ​​que são usadas para abranger vãos longos.

Recomenda-se que essas fazendas sejam instaladas nos telhados de edifícios de um andar que sofrem cargas significativas nos revestimentos.

Na construção, as treliças de telhado de concreto armado são divididas em:

  • Treliças de segmentos diagonais e não diagonais usadas para telhados inclinados;
  • Fazendas para telhados de baixa inclinação;
  • Fazendas bezraskosnye forma triangular.

Essas fazendas são produzidas de acordo com os requisitos do GOST 13015.0, as fazendas são avaliadas:

  • Em termos de resistência do concreto;
  • Sobre a resistência ao gelo do concreto;
  • De acordo com a densidade média do concreto;
  • Por graus de aço usados ​​para reforço;
  • Pela espessura da camada de concreto ao redor da armadura;
  • De acordo com o grau de proteção contra a corrosão.

Na construção privada, as treliças de concreto armado raramente são usadas, embora sejam muito duráveis ​​​​e confiáveis. As desvantagens dessas estruturas incluem um grande peso e as dificuldades de instalação associadas.

Instalação de treliças de telhado durante a construção de um telhado inclinado

armação do telhado
Opções de montagem para treliças de telhado para telhados de galpão

Como o processo de instalação de treliças de telhado requer habilidades e conhecimentos profissionais, é melhor confiar esse assunto a especialistas. Consideraremos a opção de instalação mais simples durante a construção. telhado inclinado faça você mesmo.

Na primeira etapa, o valor da diferença de parede deve ser calculado. Isso é feito de acordo com a fórmula:

H = W * tg L,

Neste caso, a letra H denota a diferença de parede necessária, a letra ø denota a distância entre as paredes de suporte e o símbolo tg L denota a tangente do ângulo de inclinação do telhado.

  • Em seguida, você deve preparar um número suficiente de vigas de madeira e tratá-las com impregnações anti-sépticas.
  • O próximo passo é a instalação da viga de suporte - Mauerlat. A espessura da viga deve corresponder à espessura da parede, deve estar bem fixada e bem impermeabilizada. Ao instalar a viga de suporte, você precisa garantir que sua superfície seja estritamente horizontal. Após a instalação do Mauerlat, os locais de instalação das pernas da viga são marcados e os recessos são cortados para sua instalação.
  • Instalação de caibro. As treliças preparadas são colocadas de modo que se projetem 30 cm além da superfície da viga de suporte. Reforce com suportes e parafusos.
  • Instalação de suportes e instalação de caixotes. Os suportes são um elemento necessário se o comprimento das pernas da viga for superior a 4,5 metros. No topo das vigas instaladas, as ripas de torneamento são recheadas.

conclusões

As treliças do telhado, assim como as treliças, são os elementos de suporte de carga do telhado. Portanto, seu cálculo, projeto e construção devem ser tratados com extrema responsabilidade.

Essas obras devem ser realizadas apenas por profissionais - arquitetos, engenheiros de projeto e especialistas em instalação.


Você mesmo pode realizar o trabalho apenas nos casos mais simples, por exemplo, durante a construção do telhado de uma garagem ou de outras dependências.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC