Qualquer cômodo tem teto, que, via de regra, tem formato inclinado. É essa forma que a ajuda a não sucumbir à influência da precipitação na forma de neve ou chuva. A pessoa pode escolher a inclinação de seu telhado por conta própria, graças ao sistema de caibros, que consiste em vigas, neste artigo falaremos sobre o que é um caibro, onde é usado, como instalá-lo.
O telhado é a parte superior do edifício. Ele resiste aos fenômenos naturais mais do que outras partes do edifício: raios solares, chuva e água derretida, forte cobertura de neve, fortes rajadas de vento.
Portanto, esse projeto deve atender aos requisitos de resistência, todos os tipos possíveis de isolamento e os materiais de cobertura devem ter resistência química e à radiação e ser resistentes ao gelo.
As principais estruturas que suportam cargas são vigas mistas e armação do telhado.
As vigas são uma parte indispensável de toda a estrutura do telhado. Não importa de que material sejam feitos - madeira, metal ou concreto armado.
Eles são colocados em Mauerlats e vigas, tendo a forma de vigas, que, por sua vez, são tratadas com anti-sépticos e colocadas nas paredes.
Eles devem estar a 45 centímetros da camada superior do sótão. As pistas devem ser colocadas a uma distância de três a cinco metros umas das outras e apoiá-las nas prateleiras. Cada uma das vigas é colocada nesses sistemas com uma distância de dois metros uma da outra.
A escolha das vigas para estrutura do telhado depende de muitos fatores: a inclinação do telhado, os materiais de cobertura utilizados, bem como as cargas de neve e vento.
Existem tais tipos de vigas, dependendo do perfil:
- passo único com correias paralelas (a)
- com um acorde superior quebrado ou curvilíneo (b)
- empena trapezoidal (c)

As vigas de galpão são utilizadas em edificações com vãos pequenos. Vigas inclinadas em empena - em edifícios públicos e residenciais que possuem clones ou paredes internas de suporte de carga.
Materiais para a fabricação de estruturas (treliças):
- treliças de madeira;
- treliças metálicas (alumínio ou aço);
- treliças de concreto armado;
- a partir de materiais poliméricos.
Treliças metálicas de treliça são usadas:
- cobertura do edifício;
- mastros;
- estruturas de vão de pontes;
- portões hidráulicos;
- torres de linha de energia.
O concreto armado truss truss é usado nos mesmos casos que o metal, ou seja, a escolha é absolutamente sua.
Dica: não fabrique você mesmo as vigas. Seria melhor se você nos dissesse todos os dados do seu telhado (ângulo de inclinação, tipo de construção, etc.) e eles serão feitos sob encomenda para você. Já que as oficinas utilizam ferramentas profissionais, o que reduzirá o risco de inutilização da viga.
Instalação do sistema truss
Para a instalação sistema de treliça de telhado Você precisará de certos materiais e ferramentas:
- Vigas, cujo tamanho deve estar em total conformidade com a documentação do projeto. Normalmente, esta é uma barra de tamanho 100-200x100-200x4000-6000 mm;
- Todos os tipos de materiais impermeabilizantes (você pode usar o feltro usual para telhados);
- Machado;
- Lápis simples;
- Placas - 6 unid. , cujo tamanho deve ser 25x4000-6000mm. A largura não importa, mas não inferior a 100 mm;
- Material de montagem: grampos, pregos de metal (de 75 a 200), parafusos auto-roscantes (6-12 mm x70-150mm);
- puxador de unhas
- Martelo;
- Motosserra (você também pode usar uma serra para madeira);
- Nível (1000 mm);
- Roleta (pelo menos 10 metros);
- Brocas (diâmetro 4-10mm (tudo depende do tamanho dos seus grampos));
- Furar.
Instalação direta.
- Antes de iniciar o trabalho, você deve determinar claramente com que tipo de construção do sistema de treliças você trabalhará. Só depois disso comece a trabalhar. Após selecionar o tipo de sistema, você pode iniciar a instalação. Mostraremos o processo de instalação usando o exemplo de um sistema de treliças de sótão, uma vez que as treliças metálicas raramente são usadas na construção de um edifício residencial.
- Um modelo de fazenda é feito de tábuas.
Para realizar esta operação, pegamos duas tábuas e conectamos suas bordas com um prego. Ou seja, obtemos um desenho em forma de tesoura.
Observação! Para evitar que o telhado seja levado pelo vento, é necessário fortalecer as vigas. Para isso, cada viga deve ser fixada com uma torção de arame não inferior a 4 mm, enquanto a fixação é realizada com muletas construídas nas paredes ou em elementos de piso de concreto armado.
- O próximo passo é instalar as bordas livres nos suportes que irão suportar nossas vigas no futuro.
Depois de selecionada a inclinação do telhado, fixamos o ângulo formado entre as tábuas com a ajuda de uma barra transversal.
- Em seguida, o gabarito é baixado sobre as vigas, onde o ângulo de corte das vigas é marcado com um lápis.

O modelo é feito de placas. Isso facilita o processo de escolha do ângulo na hora de instalar o sistema treliçado.
Para evitar cargas na fixação da travessa, que podem quebrar facilmente o ângulo desejado, a travessa deve ser fixada com parafusos autorroscantes.
Atenção, esse momento é muito importante na hora de instalar todo o sistema de treliças, pois toda a confiabilidade do seu telhado depende da qualidade do seu gabarito.
- O próximo passo será cortar as vigas de acordo com o gabarito e montá-las diretamente (veja o diagrama abaixo).
As vigas devem ser montadas com pregos, parafusos e travessa. No cruzamento dos caibros, a melhor opção seria martelar três pregos, isso os imobilizaria.
Em seguida, levantamos todo o quadro e o instalamos na base. Use a escada para chegar ao topo (observe as medidas de segurança!!!).
Com um lápis, faça marcas na base e nos caibros, para depois fazer cortes com motosserra (serra para madeira). Use o mesmo sistema para montar outra treliça. (Nota: a base é uma viga medindo 15 * 15 cm).
- Em seguida, instalamos treliças de madeira nas bordas de nosso prédio e passamos uma corda entre elas, que será uma espécie de nível. As fazendas devem ser instaladas exatamente perpendiculares à base, este parâmetro é controlado pelo nível.

As fazendas, que são instaladas ao longo das bordas, são fixadas em ambos os lados com subsuportes instalados em ângulo com as vigas.
- Depois de instalar duas vigas, procedemos à montagem do restante com um intervalo de 60 a 80 cm.
Dica: Monte a estrutura em vigas, isso vai facilitar a instalação de novas asnas de telhado.
No final do sistema de treliças deve ficar assim:

Será conveniente pregar várias tábuas entre as vigas, a fim de evitar o deslocamento entre elas.
- Na fase final, pode instalar tiras e suportes transversais, realizar todos os trabalhos relacionados com fixações com parafusos auto-roscantes, pois são mais cómodos e servem para fixar melhor as vigas - cujo reforço necessitamos.
Após a conclusão da instalação das vigas, prossiga com calma para a instalação da caixa.
Para que o sótão seja aconchegante e quente não só no verão, mas também no inverno, as paredes devem ser revestidas com painéis de madeira e colocar isolamento entre as vigas.
O artigo te ajudou?