Ao erguer o telhado de uma casa de campo de madeira, um elemento estrutural como um suporte deslizante para vigas desempenha um papel bastante significativo. Este artigo falará sobre o que é, como é usado e como esse elemento é instalado.
O suporte deslizante para as vigas é necessário para compensar as distorções da estrutura treliçada resultantes do encolhimento da madeira durante a operação.
Com a ajuda de um suporte deslizante, as vigas são fixadas à viga portante, resultando na formação de uma estrutura autoequilibrada.
Além disso, este elemento pode ser utilizado em muitos outros casos onde vários elementos deslizantes precisam ser conectados a uma base fixa.
Além de fortalecer a estrutura das vigas, o suporte deslizante apresenta uma série de vantagens, entre as quais a facilidade de instalação que não requer habilidades e ferramentas especiais.
Além disso, o suporte deslizante reduz a quantidade de mão de obra envolvida na construção da cobertura, pois elimina a necessidade de balancear manualmente os elementos da estrutura da cobertura.
Ao fabricar um suporte deslizante, deve-se levar em consideração que ele está sujeito a intensa influência de vários fatores externos negativos, sendo o mais significativo o meio ambiente.
Portanto, os suportes deslizantes das vigas são revestidos com zinco fundido, que é adicionalmente ligado a outros elementos para aumentar a resistência e reduzir a corrosão, o que melhora a capacidade de carga da estrutura.
O próprio mancal deslizante é feito por conformação a frio de um material com resistência e ductilidade suficientes, como aço macio semisilencioso 08 ps.
O teor de carbono desse grau é de 0,08%, o que possibilita uma boa estampagem desse material. Para equilibrar suas características de resistência, o método de desoxidação é usado.
Finalidade dos suportes deslizantes

Os suportes deslizantes para vigas são projetados para sua fixação ao mauerlat durante a construção de edifícios de madeira e toras.
A eficácia desta fixação perfurada é comprovada pela prática: a fixação deslizante das vigas permite evitar o "pendurar" do telhado e o rebentamento das paredes de uma casa de madeira.
Todos os edifícios feitos de madeira maciça, que incluem troncos arredondados e cortados, bem como madeira perfilada, são caracterizados por encolhimento natural.
O encolhimento do sistema de vigas de uma casa de madeira pode causar enfraquecimento e distorção da estrutura. Vigas flutuantes feitas com suportes deslizantes ajudam a resolver esses problemas.
O suporte deslizante consiste em um suporte de metal e um canto com um laço.
É caracterizado principalmente por tamanhos padrão:
- Espessura - 2 mm;
- Largura - 40 mm;
- Altura - 90 mm;
- O comprimento pode variar entre 90 e 160 milímetros.
O sistema de vigas deve suportar cargas bastante pesadas, portanto, os fixadores utilizados durante sua instalação, incluindo suportes deslizantes, devem ser feitos de materiais confiáveis e duráveis.
De acordo com GOST 14918-80, para a produção de rolamentos deslizantes perfurados, é utilizado aço de baixo carbono grau 08 PS, que é caracterizado por uma resistência bastante alta.
Além disso, como o telhado de qualquer edifício está sujeito a várias influências atmosféricas negativas, o material dos espaços em branco é adicionalmente galvanizado para reduzir o efeito corrosivo.
Deve-se notar também que o processo de instalação do telhado usando a tecnologia de suportes de caibros deslizantes é bastante pouco trabalhoso, pois basta usar apenas uma chave de fenda para fixá-los ao elemento estrutural necessário.
Características do suporte deslizante para caibros

As casas de madeira encolhem durante os primeiros anos de operação, após o que suas formas geométricas e tamanhos mudam gradualmente sob a influência de mudanças na umidade e na temperatura.
Neste caso, a altura de cada viga ou tronco muda, pelo que a altura de toda a parede também muda, consistindo em mudanças na altura de cada elemento individual.
A partir disso, podemos concluir que quanto mais alta a parede, mais ela encolhe durante a operação. A parede localizada sob o cume tem a maior altura, portanto seu calado também é máximo.
As paredes suportadas pelas vigas localizadas nas bordas da casa assentam menos, o que leva a uma mudança no ângulo do telhado ao longo do tempo.
Isso torna necessário levar em conta essas mudanças geométricas ao fixar as vigas e dar mobilidade às juntas:
- vigas, localizados no cume, são feitos girando um em relação ao outro, fixando-os em ambos os lados com placas de metal em pinos.
- Extremidades inferiores vigas faça você mesmo representam um caso particularmente difícil, pois no processo de retração ocorre não apenas sua rotação, mas também um deslocamento em relação à parede. Portanto, uma fixação rígida e imóvel da perna da viga à parede fará com que ela inche após o encolhimento.
Deve ser possível que as pernas da viga girem ligeiramente, mas de forma tangível e se desloquem ao longo da parede, sem reduzir a força de sua fixação.
Anteriormente, para isso, era usado arame recozido torcido, com a ajuda do qual a tora superior era amarrada à perna das vigas, o que proporcionava uma fixação móvel e confiável.
As tecnologias modernas tornaram possível encontrar um substituto mais eficaz para esse método, que acabou sendo um suporte de viga deslizante. Este suporte é mais conveniente em termos de instalação, atende a vários requisitos e permite fixar com segurança a perna da viga em um tronco ou viga Mauerlat.
Útil: no caso de utilização de vigas coladas no sistema de caibros, este método é o único que proporciona simultaneamente a mobilidade necessária aliada à fiabilidade.
A fixação está localizada ao longo do deslocamento da viga, para a qual a madeira da viga superior é retificada.
Neste caso, forma-se uma plataforma na qual se fixa a parte inferior fixa do suporte. Durante a instalação, o suporte deve ser posicionado de forma que sua reserva de cisalhamento seja a maior possível.
Recomenda-se fixar o suporte em ambos os lados da perna da viga, embora com uma leve inclinação das encostas e baixa altura do telhado, uma fixação seja suficiente.
Importante: a perna da viga, que possui suportes intermediários entre a viga Mauerlat e a cumeeira, também deve ser fixada com suporte deslizante.
Instalação de vigas deslizantes
A instalação de vigas deslizantes é realizada quando as empenas da casa são feitas de madeira ou toras, e a cumeeira é fixada ao corpo da empena. Isso é necessário para evitar que as paredes rompam como resultado de uma mudança no ângulo da inclinação do telhado após o encolhimento.

Em que vigas do telhado faça você mesmo eles são colocados no topo da cumeeira e aí fixados com a ajuda de uma conexão articulada, na qual é possível alterar o ângulo em que as pernas das vigas são conectadas.
Para a fabricação de tal conexão, são utilizadas placas perfuradas, conectadas com pinos, ou as partes superiores das pernas das vigas são sobrepostas umas às outras e conectadas com pinos com porcas e arruelas.
Nesse caso, as seguintes condições são atendidas:
- Mauerlat, que é a coroa superior da casa de toras, é conectada às pernas da viga com a ajuda de suportes deslizantes. São fabricados em aço carbono galvanizado de 2mm de espessura. Normalmente os suportes deslizantes são feitos nos tamanhos 90x90x40, 120x90x40, 160x90x40 e 270x90x40 mm. Seu comprimento é selecionado de acordo com o deslocamento esperado das pernas das vigas.
- Durante a instalação, o trilho guia do suporte deslizante deve ser fixado paralelamente à perna da viga, e o canto deve ser instalado na parte superior perpendicular à perna para permitir o deslizamento no comprimento máximo de retração.
- As pernas da viga são colocadas no Mauerlat por cima ou cortando o corpo do Mauerlat. A profundidade de tal amarração não excede ¾ do diâmetro da viga ou tora de Mauerlat.
- Para a fabricação de caibros, são utilizadas tábuas com seção de 200x50 ou 150 mm.
- Todos os elementos que compõem o sistema de vigas devem ser tratados com preparações bioprotetoras e retardantes de fogo especiais.
Resumindo tudo o que foi dito acima, podemos concluir que os suportes deslizantes são o elemento mais importante na construção do telhado de uma casa de madeira.
Além de aumentar a rigidez da estrutura do caibro, esse elemento permite compensar o encolhimento natural da madeira nos primeiros anos de operação do edifício.
O artigo te ajudou?