Materiais de várias variações de chapa galvanizada são um dos líderes no mercado de materiais para coberturas - são moldados, dobrados, vários tipos de revestimentos protetores e decorativos são aplicados. E entre os líderes desse mercado está a chapa perfilada, embora existam tantas variedades dela que o cálculo do papelão ondulado para resistência e outras características de desempenho não é uma tarefa comum. Como fazer você mesmo - mais adiante neste artigo.

Para descobrir quais fatores podem afetar a decisão de escolher uma determinada marca de papelão ondulado, você deve primeiro entender as características do próprio material - como uma modificação difere da outra e o que geralmente são.
- Características técnicas e especificações do papelão ondulado
- Regulamento regulamentar
- Opções de Classificação
- Materiais reais, matérias-primas, produção
- Dimensões geométricas
- Fatores de resistência do papelão ondulado
- Aplicação Correta
- Procedimento de cálculo
- Determinação da resistência do revestimento
- Cálculo do comprimento da folha
- Cálculo do número de folhas por largura
- Equipamento
Características técnicas e especificações do papelão ondulado
Regulamento regulamentar
Os principais indicadores que o papelão ondulado deve cumprir são estabelecidos pelo GOST 24045-2010 “Perfis curvos de chapa de aço com ondulações trapezoidais para construção. Especificações". No entanto, o mesmo GOST dá aos fabricantes bastante margem de manobra em termos de escolha de matérias-primas, materiais de acabamento e geometria do produto final, permitindo (dentro de certos limites) desenvolver e aplicar as suas próprias especificações técnicas (TS).

Opções de Classificação
De acordo com o GOST, a folha perfilada é classificada de acordo com os seguintes indicadores:
- Por nomeação:
- Para decks
- Para decks de piso
- Para cercas
- Por material (grau de aço galvanizado de chapa fina do qual a chapa é feita)
- Pela presença de um revestimento protetor e seu tipo
De acordo com o documento regulamentar, nas especificações de seu produto específico, o fabricante deve indicar: a forma e o tamanho da seção do perfil, a massa de 1 m2 seu comprimento, bem como a resistência de carga.
Ao escolher um material para um revestimento protetor, deve-se lembrar que ele pode ter:
- camada galvanizada
- pintura
- camada de polímero
Nesse caso, as duas últimas opções podem ser aplicadas em um e nos dois lados da folha.
Materiais reais, matérias-primas, produção
Dimensões geométricas
Em primeiro lugar, o cálculo da quantidade de papelão ondulado depende de sua largura, pois o comprimento varia em GOST de 3 m (em incrementos de até 0,25 m) - para decks, e de 2,4 m (em incrementos de 0,3 m) - para cercas, até 12 m para ambas as espécies. Mas também há uma ressalva de que, por acordo entre produtores e consumidores, a duração pode ser qualquer. A largura depende exclusivamente da forma e tamanho do perfil longitudinal, pois qualquer papelão ondulado é feito da mesma matéria-prima - tira de aço galvanizado com 1250 mm de largura. Como é fornecida em tambores, fica claro que o comprimento da folha é limitado apenas por considerações tecnológicas.

Fatores de resistência do papelão ondulado
Obviamente, a maior profundidade do perfil "comprime" a largura, mas confere maior resistência à flexão. O mesmo indicador é afetado pela espessura da matéria-prima, que varia de 0,5 a 1 mm. O revestimento protetor não afeta o cálculo da capacidade de carga do papelão ondulado de forma alguma, mas a precisão da geometria pode afetar significativamente. Todo papelão ondulado é produzido em linhas de laminação especiais, onde é dada a configuração desejada e as chapas são cortadas. Ao mesmo tempo, a qualidade do produto final depende de muitos fatores: a qualidade dos cilindros, a potência dos acionamentos, o grau de automação, a qualificação dos trabalhadores, etc.
CONSELHO! Da mesma tira de aço em diferentes equipamentos é possível obter uma chapa do mesmo perfil seja com cantos claros ou com cantos “borrados”.E isso não é pouca coisa, já que uma chapa com relevo liso tende a se espalhar em largura sob a influência de cargas. Em última análise, isso leva a uma perda de resistência e vazamentos no telhado, se as características “planejadas” do material forem levadas em consideração inicialmente. Além disso, guilhotinas de baixa qualidade podem, ao cortar, transferir as ranhuras capilares, o que levará a um encaixe vertical frouxo das chapas durante a instalação.
Aplicação Correta
Deve-se notar que, em média, os indicadores de resistência da chapa dependem da altura do perfil e da relação entre a crista e a base da onda. No entanto, para opções de cobertura para papelão ondulado, a proporção está longe de ser linear. Deve-se notar que existem três tipos de papelão ondulado:
- Muro (fachada)
- Plano (rolamento, cofragem)
- cobertura
Ao mesmo tempo, a cobertura pode ser utilizada para outras necessidades, embora nem sempre seja aconselhável, mas outras variedades como revestimento não o são. E isso apesar do fato de que a chapa de deck é usada para a construção de tetos e até - como cofragem fixa, inclusive - para estruturas horizontais. A altura do perfil desta classe, via de regra, é superior a 44 mm, além disso, suas bordas são onduladas para melhor aderência ao concreto durante o vazamento. Ele também segura bem a neve e o gelo no inverno. O tipo de fachada tem pouca resistência e, portanto, não é aplicável em coberturas. Além disso, o papelão ondulado da cobertura possui uma ranhura capilar de uma seção especial, que permite drenar a água com eficiência e despejar neve e gelo.
Procedimento de cálculo
Determinação da resistência do revestimento
A resistência do telhado depende:
- Espessura do metal
- Alturas de perfil (35-44 mm)
- Etapa de torneamento
Ao mesmo tempo, não é difícil calcular o papelão ondulado, pois o fabricante indica as características de resistência na documentação técnica dos produtos, e a carga admissível para vários lances de caixa é calculada de acordo com tabelas especiais. A distância entre as barras de suporte permite escolher uma chapa perfilada mais ou menos durável.
Ao calcular, também é necessário levar em consideração os fatores que afetam o desempenho e a durabilidade do revestimento. Entre eles:
- Precipitação na forma de chuva e neve
- carga de vento
- flutuações de temperatura
- Emissões químicas nocivas para a atmosfera
- Radiação solar
- Umidade dentro e fora
CONSELHO! A decisão por torneamento mais frequente e, por isso, papelão ondulado com características de menor resistência, na maioria dos casos, acaba sendo mais justificada economicamente. Isso se deve ao fato de que o custo da madeira consumível será menor que a diferença de preço entre chapas de diferentes espessuras.
Cálculo do comprimento da folha
Dois fatores influenciam como calcular o papelão ondulado ao longo da inclinação vertical. Por um lado, os especialistas recomendam a escolha de um comprimento de chapa que caiba da cumeeira à saliência sem juntas. Isso é compreensível - menos conexões - menos probabilidade de vazamentos. Por outro lado, se a rampa for suficientemente comprida, o trabalho com o perfil torna-se mais difícil, pois aumenta a sua tendência para deformações devido a torções durante o transporte, e é mais difícil realizar as operações de instalação. Em média, o comprimento da folha é de até 6 m.No caso de o papelão ondulado cobrir toda a inclinação - a questão do cálculo não vale a pena, mas se forem consideradas várias linhas verticais - a fórmula é aplicada:
N= (A+B)/D, onde:
A - o comprimento da inclinação
B - saliência além da borda da cornija 50 mm
D - comprimento da folha
N - número de folhas
Em seguida, adicione ao valor resultante:
N1= N + N*C/D
C - Sobreposição de chapas, para diferentes fabricantes varia de 150-200 mm
Por exemplo, com um comprimento de inclinação de 8 m e um comprimento de folha selecionado de 4,5 m, o cálculo ficará assim: N \u003d (8000 + 50) / 4500 \u003d 1,79, quando arredondado para o inteiro mais próximo, obtemos 2 folhas. Como há uma sobreposição por 2 folhas na vertical, adicionamos aqui: N1=2+ 2*150/4500. No entanto, devido ao fato de que durante o arredondamento foi formada uma margem da ordem de 0,2 do comprimento da folha, que é de 900 mm para um comprimento de 4500 mm, o valor final não será alterado e o número necessário de folhas na vertical permanecerá igual a 2.
Cálculo do número de folhas por largura
Em média, esse cálculo é bastante simples - o comprimento horizontal da inclinação é dividido pela largura de trabalho da folha (não se esqueça da quantidade de sobreposição da folha, que está incluída na largura total) e adicionado 50 mm ao saliências. Para telhados de configuração complexa, cada inclinação é calculada separadamente. Ao mesmo tempo, às vezes é cometido o seguinte erro: os restos de folhas que requerem corte (ao instalar patins e vales) são levados em consideração para uso em outras partes do telhado.Porém, embora a chapa perfilada não seja orientada horizontalmente (pode ser colocada da direita para a esquerda e vice-versa), a direção de todas as chapas na encosta pode ser apenas uma, pois as prateleiras da trava (sobreposição) em arestas diferentes têm larguras diferentes (com uma diferença de pelo menos 2 mm). Portanto, o restante da folha só pode ser usado em uma inclinação com direção de assentamento oposta. Na prática, a quantidade de material necessária é arredondada para o inteiro mais próximo.
Equipamento
Além da própria folha, não se deve esquecer de vários componentes, que incluem:
- barra de cume
- Prancha da sarjeta
- placa final
- endova
- tábua de beiral
- Avental para chaminés
- barra de junção
Também é necessário calcular o número de fixadores (5-7 parafusos por folha) e fita de vedação se várias fileiras verticais forem instaladas.
A instrução sobre como calcular a quantidade de papelão ondulado não é particularmente complicada. Portanto, não será difícil realizar este procedimento por conta própria, se, no entanto, surgirem dificuldades, um consultor da empresa do vendedor o ajudará a realizá-lo, pois é do interesse dele.
O artigo te ajudou?