Vigas de telhado faça você mesmo: dispositivo do sistema

vigas do telhado faça você mesmoA tecnologia pela qual as vigas do tipo faça você mesmo são erguidas para o telhado é relativamente simples. Claro, para construir um grande telhado de configuração complexa, é melhor contar com o apoio de assistentes hábeis, mas se estamos falando de um telhado para uma casa de campo ou uma casa de banho, você mesmo pode fazer.

E, no entanto, "de uma só vez" uma tarefa tão responsável como a construção de um telhado não vale a pena resolver. Mesmo a capa mais simples de tamanho modesto, como telhado padrão de duas águas, requer treinamento teórico adequado, escolha de materiais adequados e cálculo escrupuloso.

Você também precisará decidir se será necessário produzir impermeabilização, isolamento e selecionar material de cobertura.

Naturalmente, durante a criação do sistema de treliças, não se deve esquecer de um aspecto tão importante como os cuidados de segurança: afinal, o trabalho é realizado em altura, o que significa que os requisitos de segurança dos executantes são muito rígidos.

Além disso, a maior parte do trabalho será realizada em plano inclinado, por isso a questão do seguro é uma das primordiais.

Além disso, um telhado treliçado implica uma aderência muito precisa à tecnologia: qualquer desvio dela pode não aparecer imediatamente, mas após vários anos de operação.

E tendo salvado ou “enganado” no processo de trabalho, você corre o risco de ter um monte de problemas, dos quais o vazamento do telhado será o menos doloroso.

Formas e tipos de coberturas

Antes de fazer vigas para o telhado, você precisa decidir sobre a forma do telhado. Dependendo do tipo de estrutura do telhado planejada, as vigas terão uma configuração diferente - então você definitivamente não pode prescindir de um projeto.

O projeto é melhor realizado com a ajuda de programas de computador modernos, pois hoje existem muitos deles.


A arquitetura moderna inclui uma variedade de tipos e formas de cobertura - e, claro, cada tipo é caracterizado por um arranjo específico das vigas do telhado.

Para edifícios simples, como um celeiro ou uma casa de banhos, ainda são utilizadas estruturas de uma e duas águas, enquanto para instalações residenciais essas formas simples são de pouca utilidade.

Na maioria das vezes, um telhado do tipo tenda é erguido aqui, quebrado ou em forma de T.Porém, a escolha do tipo de telhado depende quase inteiramente das suas preferências de gosto, pois em termos de funcionalidade os diferentes tipos não são muito inferiores entre si.

Leia também:  Vigas suspensas: dicas para construir telhados

Além disso, projetando sistema de treliça de telhado de quadril, é preciso levar em consideração o material que será utilizado para o telhado.

Antes de tudo, você precisa saber o peso específico do material da cobertura - afinal, por exemplo, para um telhado de ondulina (telhas flexíveis), a força das vigas pode ser significativamente menor do que para um telhado de telhas cerâmicas ou ardósia.

Projeto do sistema treliçado

vigas do telhado
Diferentes tipos de telhado

Como mencionado anteriormente, o sistema de treliça para cada tipo de telhado tem seu próprio design exclusivo. Assim, por exemplo, o sistema de vigas de um telhado inclinado não é aplicável para a construção de um telhado tipo duas águas e vice-versa.

E, no entanto, alguns dos padrões nos quais se baseia a instalação das vigas do telhado são universais. São eles que serão apresentados neste material.

Para começar, vamos descobrir quais dados iniciais devem ser levados em consideração na fase de projeto, o que, sem exagero, determina todo o sucesso do evento:

  • Em primeiro lugar, se for planejado isolar o telhado, é aconselhável desenvolver o sistema de treliças de forma a tornar todas as operações subsequentes o mais fáceis possível para você. Considerando que a grande maioria das marcas de isolamento de coberturas são produzidas em cortes de 600 ou 1200 mm, estabelecemos no projeto a inclinação das pernas do caibro em 1,2 m. Isso nos permitirá facilitar significativamente o trabalho de encaixe e corte do isolamento.
  • Em segundo lugar, como observamos anteriormente, o poder das pernas da viga pode ser diferente.A potência ideal é calculada levando em consideração a seção transversal da viga.

Observação! A resistência da madeira é fortemente influenciada pela época de colheita (a madeira de inverno é muito mais forte do que a madeira de verão), condições de armazenamento, secagem e também a descida da resina. É preferível escolher barras resinosas, pois a resina, sendo um anti-séptico natural, prolonga significativamente a vida útil da madeira.

  • Em terceiro lugar, em todo o telhado, como um telhado de quatro águas, também são necessárias vigas em diferentes seções. Assim, as vigas mais duráveis ​​​​são instaladas nas bordas dos telhados, sob os vales (junções de planos), nas junções de várias vigas de viga. Deve-se ter cuidado especial ao escolher uma viga para caibros de vale, pois a junção de planos é sempre uma área problemática tanto em termos de resistência quanto de vazamento. É ideal se as vigas do vale e da nervura forem 30-40% mais espessas do que todas as outras.
Leia também:  Vigas deslizantes: suas características

Proteção de caibro

Antes de instalar o telhado - vigas, isolamento, impermeabilização e o próprio telhado - é necessário cuidar da proteção biológica e contra incêndio das vigas. A proteção do sistema treliçado contra incêndio é um requisito obrigatório do SNiP para telhados de qualquer tipo.

O tratamento das vigas com antipiréticos (substâncias que reduzem a inflamabilidade) e anti-sépticos (substâncias que evitam a deterioração da madeira) deve ser realizado antes da montagem do sistema de vigas - assim temos a oportunidade de processar uniformemente todas as áreas, prestando atenção especial ao pretendido articulações.

Para aplicar composições protetoras, usamos um pincel largo e plano com uma pilha longa.Também é obrigatório o uso de óculos de proteção e (preferencialmente) respirador.

É melhor se a composição for aplicada em duas camadas com pré-secagem - assim a madeira fica melhor saturada e o efeito dos compostos protetores dura muito mais tempo.

Você pode trabalhar com vigas somente depois que os antipiréticos e anti-sépticos estiverem completamente secos.

Depois que o projeto é aprovado, o material é selecionado e processado com compostos de proteção, você precisa descobrir como o sistema de treliça é construído com suas próprias mãos.

Instalação de vigas

sistema de treliça de telhado faça você mesmo
Vigas montadas

As estruturas de treliça do telhado da casa são montadas de acordo com o seguinte esquema:

  • Para começar, colocamos o Mauerlat - uma viga na qual todo o sistema de vigas dependerá. Mauerlat é colocado sobre as paredes em um cinto de concreto, no qual pinos de metal galvanizado com diâmetro de pelo menos 10 mm são instalados em incrementos de não mais de 120 cm.

Observação! Para garantir a impermeabilização, uma camada de material de cobertura ou outro material (do tipo TechnoNIKOL) deve ser colocada sob o Mauerlat.

  • Colocamos a madeira perto dos pinos, determinamos os locais para fazer os furos e, após a perfuração, colocamos o Mauerlat nos pinos de forma que a saliência do pino seja de 2 a 30 mm. Fixamos o Mauerlat com porcas com arruelas de grande diâmetro.
  • Após a instalação do Mauerlat, começamos a prender diretamente as vigas do telhado à viga de suporte. Colocamos a perna da viga com um entalhe na posição desejada e fixamos no Mauerlat com um suporte de aço galvanizado (usando parafusos autorroscantes) e um suporte. O suporte evita o deslocamento transversal da viga ao longo do Mauerlat e o suporte evita o deslocamento longitudinal.
  • Da mesma forma - com a ajuda de um suporte de aço - as vigas são conectadas à viga da cumeeira.Você também pode fortalecer a montagem da cumeeira com a ajuda de um trilho intermediário conectando as vigas opostas na forma da letra "A"
  • Para conectar as vigas umas às outras, usamos pinos com diâmetro de pelo menos 8 mm (para telhado de metal ou ondulina) ou 10-12 mm (para telhado de cimento-areia ou telhas de cerâmica).

Observação! Para evitar que as vigas se movam em relação ao eixo do pino, dois pinos são usados ​​​​ao mesmo tempo para um nó. Os prisioneiros são inseridos em orifícios pré-perfurados e fixados com porcas por meio de uma arruela reforçada.

Em alguns casos, pode ser necessário alongar a viga do caibro. Se tal necessidade surgir, deve-se ter em mente que a sobreposição das vigas durante a emenda deve ser de pelo menos 1 m. As vigas são interligadas por pinos, cujo diâmetro deve ser de pelo menos 10 mm.

Leia também:  O passo das vigas sob a telha metálica: como calcular corretamente
instalação de vigas de telhado
Vigas de fixação a Mauerlat

Ao instalar vigas com comprimento superior a 6 m (por exemplo, quando um grande sistema de treliça em forma de T está sendo erguido), é necessário excluir sua flacidez ao longo do comprimento - tanto sob o próprio peso quanto o peso do telhado, e sob o peso da neve no inverno.

Isso pode ser feito de duas maneiras: instalando um trecho intermediário - uma viga espessa de suporte de carga nas vigas ou - instalando vigas transversais ou escoras.

O último método é preferível no caso em que se planeja equipar o sótão - será possível fixar o teto do sótão nos espaçadores. É por isso que as vigas de reforço transversais são mais usadas.

Após a conclusão da instalação do sistema de caibros do edifício, cortamos os caibros no nível dos beirais.Depois disso, você pode preencher as ripas da ripa nas vigas - ou prosseguir com o trabalho de impermeabilização e colocação de isolamento.

De acordo com esse algoritmo, a parte da viga do telhado é equipada. E quando as vigas estiverem prontas e forem feitas com alta qualidade - você pode prosseguir com segurança para o próprio trabalho de cobertura!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC