Por que você precisa de sistemas de aquecimento de cabo para o telhado? Onde exatamente eles são montados? Como o cabo de aquecimento está disposto e como é?
Vamos descobrir.

Metas de instalação
Por que os telhados precisam ser aquecidos? Obviamente, não para deixar a casa mais quente. O objetivo é eliminar a formação de gelo no telhado e no sistema de calhas.
Por que o gelo é perigoso?
- Pingentes de gelo na borda do telhado são um perigo potencial para os transeuntes e veículos. A queda de um pedaço pontiagudo de gelo de uma ou duas dúzias de metros de altura claramente não é um bom presságio para quem está embaixo.
- Um dreno congelado durante o degelo fornecerá uma represa para a água, que fluirá sob os elementos inclinados do telhado - ardósia ou telhas. O resultado é um sótão inundado e decadência sistema de treliça.
Observação: as calhas que não funcionam também são perigosas para telhados planos.
A água preenche os poros e rachaduras de telhados macios e juntas entre calhas de concreto em forma de U.
Congelando ali e expandindo ao mesmo tempo, provoca o aparecimento de novos vazamentos que se lembrarão quando a neve derreter e na chuva.
- Finalmente, a massa de gelo geralmente é grande demais para suportar o dreno.. Sua queda significa novamente um perigo para os transeuntes; além disso, a recuperação sistema de drenagem do telhado é um empreendimento bastante caro.
Há duas razões para o congelamento de telhados e calhas.
- O degelo e a baixa temporada são caracterizados pelo fato de que a temperatura pode subir e cair abaixo de zero durante o dia.. Como resultado, a neve que derreteu durante o dia se transforma em gelo à noite.
- O assim chamado "telhados" quentes«. No âmbito do tópico que estamos discutindo, este termo não significa um bom isolamento térmico, mas muito pelo contrário - grandes perdas pela torta do telhado. Esta imagem é típica de sótãos e sótãos explorados: a neve pode derreter no telhado a uma temperatura ambiente de até -10 graus.

Em ambos os casos, o aquecimento por cabo do telhado resolve o problema completamente; no entanto, os requisitos de densidade de potência do cabo são ligeiramente diferentes.
Tipos de cabo
Se negligenciarmos as pequenas diferenças e destacarmos as principais, o cabo de aquecimento do telhado pode ser dividido em duas categorias principais:
- Resistivo.
- Auto-ajustável.
Claro, as definições não são medicamente precisas: um cabo auto-regulável também usa o princípio de aquecer um condutor com alta resistividade (resistor) quando uma corrente elétrica passa por ele. No entanto, as primeiras coisas primeiro.
resistivo
Na verdade, o design desse elemento de aquecimento é tão simples quanto um moo: um núcleo condutor (ou dois núcleos) é soldado em um isolamento feito de cloreto de polivinila plastificado.
Opcionalmente, pode haver:
- Uma camada de isolamento adicional com características de resistência aprimoradas (fluoroplástico, fibra de vidro, etc.).
- Uma camada de trança de cobre ou folha de alumínio que desempenha a função de blindagem eletromagnética. Um cabo condutor de núcleo único colocado em uma cobra é uma fonte de indutância elétrica induzida em qualquer circuito, o que é contra-indicado em qualquer eletrodomésticos.

O preço de um metro desse cabo é baixo - de 80 a 90 rublos; no entanto, tem uma série de características bastante desagradáveis:
- Não há menção a nenhuma economia de energia. Quando a energia é aplicada, todo o circuito de aquecimento sempre opera em plena capacidade.
- Uma sobreposição devido a uma fixação quebrada provavelmente levará ao superaquecimento do cabo e à violação de seu isolamento: os núcleos de transporte de corrente gerarão mais calor do que a convecção e a radiação infravermelha podem retirar.
- Um cabo de dois núcleos é selecionado de acordo com o comprimento e a potência total para uma tarefa específica: não pode ser cortado, pois os dois núcleos são um circuito fechado.Não será fácil emendar o cabo cortado novamente e garantir o aperto da conexão.
Em princípio, é possível cortar um núcleo único, mas mesmo aqui estamos em perigo: quanto menor o comprimento do condutor que fecha o zero e a fase, menor sua resistência total, o que significa maior a corrente que passa por ele. Ao encurtar demais o elemento de aquecimento, garantimos superaquecimento e falha, sem falar no consumo excessivo de eletricidade.
autoajustável
O cabo aquecedor de teto auto-regulável é uma solução excepcionalmente elegante para todos esses problemas. Não são os núcleos condutores de corrente que produzem calor, mas um inserto que os separa, feito de um polímero com alto coeficiente de expansão térmica, no qual é misturada uma quantidade bastante grande de pó de carvão condutor ou outro condutor finamente disperso.

Como funciona?
- Após o resfriamento, as dimensões lineares do inserto diminuem. As partículas de carvão aproximam-se umas das outras, pelo que a resistência do inserto de polímero nesta área específica diminui. Mais corrente começa a fluir através dele, o que naturalmente leva ao aquecimento do cabo.
- Quando aquecidas, ao contrário, as partículas condutoras são separadas por uma distância maior. A resistência aumenta, a corrente e o aquecimento diminuem.
O custo desse cabo começa em 250-300 rublos por metro.
zonas de montagem
Onde estão instalados os cabos de aquecimento? Na verdade, onde o gelo é mais indesejável:
- Ao longo da borda da inclinação do telhado. O cabo é colocado com uma régua ou cobra e evita o crescimento de pingentes de gelo.
- Em vales (os chamados cantos internos entre encostas adjacentes). A largura da zona aquecida neles é geralmente de 40 a 100 centímetros.
- Em ralos e calhas.Lá, o cabo evita a formação de gelo e a diminuição do escoamento da água derretida.
Poder
Para telhados em áreas que requerem aquecimento, a potência do cabo é calculada com base em 250 - 350 watts por metro quadrado.
No entanto: os notórios telhados "quentes" estão cobertos de geada com muito mais intensidade.
Para eles, um mínimo razoável é de 400 W/m2.
A potência do cabo para o dreno é geralmente estimada em 30-40 watts / metro linear (com um diâmetro de tubo de até 20 cm). Os telhados "quentes" também se destacam aqui: no caso deles, vale a pena apostar em 50 watts para um ralo de plástico e 70 para um de metal.

Conclusão
Não se deixe intimidar pelas classificações de potência fornecidas. O aquecimento do telhado é muito mais econômico do que pode parecer depois de ler a descrição: não funciona mais do que 3 semanas por ano; a redução automática da potência de aquecimento também reduz significativamente os custos. Como sempre, você encontrará detalhes adicionais no vídeo deste artigo. Boa sorte!
O artigo te ajudou?