A cozinha precisa de um exaustor hoje em dia. Afinal, é capaz de purificar o ar de vapores nocivos de detergentes, poeira, bem como odores desagradáveis \u200b\u200bque ocorrem durante o cozimento e depósitos de gordura. Portanto, você precisa ter uma ideia de como escolher um capô poderoso e de alta qualidade. Falaremos sobre isso neste artigo.
Avaliação de modelos e recomendações de especialistas
A maioria das donas de casa passa muito tempo na cozinha (quase a metade) preparando a comida. Durante esse período, o ar fica altamente saturado com partículas nocivas como fuligem, vapor e assim por diante. Portanto, pode ocorrer desconforto se a ventilação não for fornecida na sala ou se ela não cumprir sua tarefa.Em primeiro lugar, porque é desagradável inalar odores desagradáveis e, em segundo lugar, partículas de queima e gordura podem se espalhar pelas paredes e teto da sala, formando uma placa difícil de remover que estraga a estrutura do próprio revestimento e sua aparência estética.
Para não encontrar tudo isso, é necessário ventilar periodicamente a cozinha. Isso pode ser feito de duas maneiras: abrindo as janelas (a chamada ventilação natural), mas não permite a circulação total do ar, ou usando um exaustor - fará o trabalho muito melhor. Vamos descobrir como escolher o capuz certo.
Modos de limpeza
Todos os exaustores podem ser divididos em dois grupos de acordo com o tipo de purificação do ar. Modo de retirada. Esses exaustores são equipados com um filtro que pode reter a gordura. Assim, é exibido fora da sala por meio de um canal especial. Você terá que montar um duto de ar, que ocupará muito espaço. modo de recirculação. Além do filtro acima, o exaustor também possui filtro de carvão. Passando por eles, o ar entra novamente na sala. Como não há necessidade de instalar um tubo volumoso, economiza-se espaço. O modelo pode ser colocado na parede ou, por exemplo, em um armário de parede. O principal é ter acesso à eletricidade.
Como você pode ver, a primeira opção é bastante problemática, pois você terá que fazer uma instalação complexa e gastar dinheiro com ela além do próprio capô. Porém, todas essas dificuldades se justificarão no futuro, pois a cozinha receberá:
- nível de ruído reduzido;
- ar limpo sem odores;
- economia financeira no futuro, pois, ao contrário dos filtros de recirculação, você não precisará trocar os filtros de carvão de tempos em tempos, pois eles ficam sujos.
O que fazer se não for possível instalar um duto de ar
Não há necessidade de escolher aqui. A resposta é óbvia - um exaustor do tipo recirculação que não requer que o ar seja ventilado no eixo. Antes de concluir o processo de compra, verifique se todo o equipamento necessário está instalado. Claro, seria bom se pelo menos um conjunto de filtros que protegem contra graxa viesse com o produto adquirido.
Durante a operação do dispositivo, é recomendável comprar filtros de reposição da mais alta qualidade (se possível). Modelos mais caros terão que ser trocados com muito menos frequência e não podem ser jogados fora, mas simplesmente lavados.
O artigo te ajudou?