Na maioria das vezes, a ardósia é usada para coberturas. A tecnologia de instalação desse material é tão simples que muitos proprietários preferem fazer todo o trabalho por conta própria. Considere como colocar a ardósia corretamente para que o revestimento seja confiável e durável.
Por que ardósia?
Hoje, existem muitas variedades de materiais que podem ser usados para cobrir o telhado. Mas por que tantos proprietários preferem a ardósia tradicional?
Provavelmente porque tal solução tem muitas vantagens, entre elas:
- material de cobertura difere em baixa condutividade térmica, resistência ao fogo e influência de baixas temperaturas.
- A ardósia pode ser facilmente processada mecanicamente (cortada em pedaços).
- O material permite criar um revestimento durável.
- Hoje, não apenas a tradicional ardósia cinza é produzida, mas também colorida, o que permite aumentar as características estéticas do revestimento. Mas ao usar ardósia comum, o telhado pode ser colorido. Para fazer isso, basta usar a tinta para ardósia.
- O material é muito barato instalação de ardósia. Mesmo com a compra adicional de tinta, o custo de arranjo do telhado será baixo.
- A ardósia é fácil de instalar, portanto, ao usar este material, você não pode contratar telhados, fazendo o trabalho necessário por conta própria.
Preparando-se para a instalação de um telhado de ardósia
Se você planeja fazer o trabalho de cobertura sozinho, precisa descobrir com antecedência como colocar a ardósia corretamente. Com efeito, a fiabilidade do revestimento e a sua durabilidade dependem da competência com que a instalação foi realizada.
Qualquer construção começa com planejamento e preparação. Para colocar ardósia, uma caixa deve ser feita. Além disso, a impermeabilização sob a ardósia deve ser colocada.
Este evento é uma garantia adicional de que a umidade do ar não penetre no espaço sob o telhado e não molhe o material de isolamento.
O fato é que devido à diferença de temperatura na rua e no espaço sob o telhado isolado, existe o risco de condensação nos elementos frios da "torta de cobertura". A instalação da impermeabilização serve como proteção contra a entrada dessa umidade na camada de isolamento.
Métodos de colocação de ardósia

Ao resolver o problema de como colocar a ardósia corretamente, várias soluções são possíveis. A ardósia pode ser colocada:
- Em uma corrida;
- Sem deslocamento, mas com um canto cortado.
O primeiro método é mais comum, pois requer muito menos trabalho. Se você planeja exatamente essa opção para colocar folhas, é melhor comprar uma ardósia de oito ondas.
Como há mais desperdício ao usar um material de seis ou sete ondas, portanto, o custo de aquisição do material aumenta.
Como colocar ardósia em uma corrida?

Considere como colocar ardósia deslocando as folhas:
- É necessário cortar as folhas de ardósia de oito ondas ao meio. Para a instalação, serão necessárias tantas metades da folha quanto fileiras ímpares de assentamento nas encostas. Ou seja, as metades da folha se encaixam na primeira, terceira, quinta, etc. linha. Em linhas pares, caberão apenas folhas inteiras.
- Na primeira linha, uma meia folha de ardósia é colocada (em quatro ondas), então a instalação de folhas inteiras continua horizontalmente.
- A segunda linha começa com a colocação de uma folha inteira e continua até o final horizontalmente.
- A terceira linha, como a primeira, começa com a colocação de meia folha.
Este método permite simplificar a instalação, pois o deslocamento das placas é formado naturalmente.
Como colocar ardósia sem deslocar as folhas?
Considere como colocar corretamente a ardósia sem deslocar as folhas. Esta opção é mais econômica em termos de consumo de material, mas também mais trabalhosa. Ao usar este método, o alinhamento vertical das folhas é obtido devido ao fato de os cantos serem cortados.
Por exemplo, a colocação de telhas começou no lado esquerdo da rampa.Nesse caso, será necessário aparar os cantos adjacentes na junção da segunda folha da linha inferior com a primeira folha da linha superior e assim por diante.
Dicas de instalação de telhado de ardósia

Esses métodos de colocação de ardósia permitem criar um revestimento durável e hermético. Ao realizar o trabalho, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- A ardósia ondulada é reforçada com pregos, parafusos ou parafusos autorroscantes. Somente fixadores galvanizados devem ser usados.
- É altamente recomendável marcar previamente os locais dos pregos e fazer furos nesses locais com uma furadeira. Neste caso, o risco de danificar a chapa de ardósia com um golpe impreciso será eliminado.
- preso ardósia exclusivamente na crista da onda, e não na sua deflexão. Se esta condição não for atendida, o material entrará em colapso muito rapidamente.
- Se durante a instalação for necessário cortar a folha, você poderá fazer esse trabalho com uma esmerilhadeira ou uma serra comum. Para facilitar o processo de serragem, recomenda-se umedecer a ardósia com água ao longo da linha de corte. Ao serrar, não pressione a ferramenta com força, pois isso pode causar a quebra da folha.
- Ao construir uma caixa, é importante usar apenas madeira seca. Caso contrário, à medida que a madeira seca, os fechos do telhado vão se soltar.
- Se árvores altas crescerem ao redor da casa em construção, é recomendável aumentar ligeiramente a largura da sobreposição, tanto na horizontal quanto na vertical. O fato é que as folhas que caem das árvores podem ser colocadas sob as placas de ardósia, causando a destruição prematura do material. Detritos vegetais, caindo sob a borda da folha, incham sob a ação da umidade e começam a levantar a folha de ardósia, formando uma lacuna.Mais tarde, ainda mais folhagem e agulhas caem na lacuna expandida e o processo de arrancamento das folhas começa a aumentar. Como resultado, o telhado de ardósia começará a vazar e reparos serão necessários.
conclusões
Se você levar em consideração todas as nuances da instalação e aderir à tecnologia aceita, poderá executar uma cobertura de maneira rápida e eficiente, que se tornará uma proteção confiável para a casa contra intempéries e outras influências atmosféricas.
O artigo te ajudou?