Recentemente, um telhado plano tem sido cada vez mais usado na construção privada - sua seção é mostrada na figura. Este artigo aborda os principais tipos de cobertura plana, sua construção e equipamentos para sistemas de ventilação e drenagem.
Este não é apenas um telhado moderno construtivo - um telhado plano, difundido nos últimos tempos, também permite aumentar significativamente a área disponível para operação. Este tipo de telhado, com uma inclinação bastante pequena (de 2 a 5 °), pode ser utilizado não só na construção de edifícios residenciais, mas também na cobertura de estruturas como garagens, terraços e vários anexos.

Os materiais de cobertura plana fabricados com tecnologias modernas oferecem várias vantagens:
- Alta fiabilidade;
- Durabilidade;
- À prova d'água;
- Facilidade de instalação;
- incombustibilidade;
- Servibilidade, etc.
Os elementos de construção de telhado plano também são altamente confiáveis e duráveis.. Ao construir um telhado plano para um edifício residencial, é imprescindível isolá-lo, caso contrário, ao entrar em contato com o ar quente proveniente das instalações e a superfície fria da cobertura, forma-se condensação, aparecendo como manchas no teto.
Além disso, a umidade se acumulará na estrutura, destruindo gradativamente o telhado.
Tipos, características e instalação de telhados planos

Os telhados planos são divididos nos seguintes tipos:
- Tradicional, também chamado de macio. Tal telhado inclui uma laje de suporte na qual o isolamento térmico (geralmente na forma de lajes de lã mineral) é colocado sobre a camada de barreira ao vapor.
O material de isolamento térmico é protegido da precipitação por meio de um tapete impermeabilizante, que é baseado em materiais contendo betume laminado; - Inversão, que são uma versão estruturalmente melhorada dos telhados tradicionais;
- operado, cuja base deve ser rígida, o que permite manter a integridade do material impermeabilizante.
Como base, pode-se usar uma mesa de concreto, proporcionando a inclinação necessária para o fluxo de água, ou papelão ondulado.
A camada de isolamento em tais telhados sofre cargas dinâmicas e estáticas aumentadas, respectivamente, é necessário escolher um material com alta resistência à compressão; - inexploradopara o qual não é necessária a rigidez da base para a instalação de impermeabilização e isolamento.
O acesso a um telhado plano para sua reparação e manutenção é feito através da construção de pontes ou escadas que distribuem as cargas uniformemente sobre a superfície.
Tal telhados de casas são mais baratos, mas também menos duráveis do que aqueles em uso.
As principais vantagens de um telhado plano são:
- Uma ligeira inclinação reduz significativamente a área do telhado, o que reduz o custo de materiais e coberturas, além de aquecimento devido a uma menor área de transferência de calor;
- Casas de telhado plano têm área útil adicionalque pode ser usado como solário, área de relaxamento, jardim de flores, pequeno jardim, etc.
As desvantagens de um telhado plano incluem:
- O menor erro na escolha do material leva ao fato de que o reparo de um telhado plano é necessário muito antes e a vida útil geral do telhado é reduzida;
- Durante fortes nevascas, uma grande quantidade de neve se acumula no telhado, o que pode causar vazamentos durante o processo de derretimento.
Para que um telhado plano seja o mais confiável e eficiente possível, é necessário antes de tudo desenvolver e implementar corretamente seu design.
Isto exige:
- Escolha a cobertura mais confiável;
- Compre materiais de construção de qualidade
- Atrair para o trabalho artistas com qualificações suficientes, capazes de executar com competência a instalação de um telhado plano.

Tradicional telhados planos inclua uma base, sobre a qual é colocada uma camada de barreira de vapor para proteger o isolamento da umidade que penetra nas instalações.
As principais nuances da construção de um telhado plano são as seguintes:
- A barreira de vapor é feita na forma de uma membrana de betume-polímero reforçada com fibra de vidro ou um filme de barreira de vapor colocado no topo da mesa;
- Ao longo das bordas do telhado, a barreira de vapor é enrolada verticalmente de forma que sua altura seja maior que a altura do isolamento, após o que as costuras são seladas;
- Um aquecedor é colocado no topo da camada de barreira de vapor;
- Sobre o isolamento é colocado um tapete protetor feito de materiais impermeabilizantes com base betuminosa.
Importante: no caso de utilização de argila expandida como material isolante, é feita sob ela uma betonilha de cimento, sobre a qual é colocada a manta impermeabilizante em duas camadas.
Ao construir um telhado leve, cujo design não prevê cargas, a folha de impermeabilização é colada em todo o perímetro do telhado.
Ventilação

Design plano tradicional telhados nem sempre é confiável - uma violação da estanqueidade da camada de barreira ao vapor leva à penetração de umidade no isolamento.
Uma densa camada de impermeabilização impede a sua evaporação, pelo que a humidade se acumula no isolamento, reduzindo o seu desempenho de isolamento térmico e levando ao aparecimento de manchas húmidas no tecto.
Além disso, no inverno, a água gelada aumenta de volume, arrancando a impermeabilização da base. Como resultado de influências mecânicas e mudanças de temperatura, aparecem rachaduras, levando ao vazamento do telhado.
Para evitar tais problemas, eles fazem o chamado telhado "respiratório".Para isso, são instalados arejadores, que são dispositivos feitos de tubos de plástico ou metal com tampas de guarda-chuva.
Os arejadores são colocados uniformemente em todo o telhado nos pontos mais altos. Aproveitando a diferença de pressão criada pelos fluxos de ar, os aeradores removem o excesso de vapor d'água do espaço sob o telhado, evitando o borbulhamento do telhado e a delaminação de seu revestimento.
Impermeabilização

A impermeabilização de telhados planos é geralmente realizada com materiais de membrana ou betume de polímero, que são fundidos com queimadores a gás durante a instalação. Além disso, materiais autoadesivos de polímero-betume podem ser usados para coberturas.
Importante: os materiais betuminosos têm uma vida útil baixa e a sua utilização em coberturas implica a necessidade de reparação e repintura a cada 3-4 anos.
Na maioria das vezes, atualmente são usados materiais sintéticos de membrana, que apresentam várias vantagens:
- Força elevada;
- segurança contra incêndios;
- Resistência a ambientes agressivos, luz solar, influências naturais e mecânicas.

Essas membranas são coladas na mesa do telhado e ficam livremente na base com uma carga na forma de lastro, ou são fixadas por um método complexo (mecanicamente, usando cola).
A fixação mecânica é realizada enrolando o material sobre o piso, colando suas chapas e posteriormente fixando em toda a área do telhado. Nesse caso, o encolhimento e outros movimentos da edificação não causam tensões e danos à lona.
A baixa inclinação de um telhado plano facilita a drenagem da água da chuva, mas chuvas fortes podem causar inundações no telhado.Para evitar isso, é necessário equipar um sistema de drenagem, que pode ser desorganizado ou organizado, incluindo sistemas de drenagem externa e interna.

Ao organizar a drenagem interna, a superfície do telhado é dividida em zonas de forma que 150-200 metros quadrados caiam em um riser, no caso de uma área menor, um riser adicional é feito. Os funis para um telhado plano são colocados nos pontos de inclinação da superfície do telhado, fornecendo-lhes também cestos para a retenção de detritos.
Os funis geralmente estão localizados no centro do telhado e os tubos de drenagem são colocados dentro do prédio. Para evitar o congelamento da água próximo ao funil ao seu redor, é realizado o aquecimento do cabo com área de 1 metro quadrado.
Isso é tudo que eu queria falar sobre um telhado plano. Ao escolher esse tipo de telhado durante a construção de uma casa de campo, é importante lembrar que sua construção deve ser levada a sério para que dure muito e com eficácia.
O artigo te ajudou?