Colocando ardósia no telhado com as próprias mãos

instalação de telhado de ardósiaA ardósia tem sido e continua sendo o material de cobertura mais conveniente e econômico por muitas décadas, porque é muito durável, lida bem com a pressão da neve e é resistente ao fogo. Colocar ardósia no telhado com as próprias mãos é uma tarefa bastante simples, o que torna o material ainda mais lucrativo. Neste artigo, consideraremos os recursos da ardósia e as sutilezas de sua instalação.

Trabalho preparatório para assentamento de ardósia

As chapas de ardósia, que são vendidas em embalagens, nas quais cada chapa é forrada com filme plástico, devem ser armazenadas dessa forma até serem levantadas no telhado para instalação, bem como antes de instalar o papelão ondulado no telhado com as próprias mãos.

As embalagens de ardósia são armazenadas na posição horizontal, sempre em local protegido da exposição direta às intempéries.

Apesar de toda a sua dureza, a ardósia é um material bastante frágil que não pode ser jogado e não pode ser pisado com sapatos com salto de metal.

Antes de cobrir o telhado com ardósia, é necessário inspecionar as telhas quanto à presença de danos, arranhões, rachaduras ou outros defeitos nas mesmas.

A disposição do material pode envolver corte de chapas, e isso pode exigir equipamentos de proteção individual, portanto como colocar papelão ondulado e ardósia no telhado precisa ter cuidado.

O pó de ardósia contém fibras de amianto, que são bastante perigosas para o corpo humano, portanto, um corte fresco deve ser tratado com tinta acrílica de dispersão de água sem falhas.

O comprimento mínimo de uma chapa de ardósia cortada, na qual mantém suas propriedades de resistência, é de 0,6 m, portanto, se necessário, o excesso de comprimento pode ser removido usando uma sobreposição aumentada.

A caixa para ardósia é construída de acordo com as seguintes regras:

  • Deve garantir a instalação da maioria das folhas inteiras.
  • O degrau da caixa, via de regra, é de 0,75 m, ou 2 barras para cada folha, ou seja, 2 vezes menos do que ao instalar ardósia de plástico.
  • Para a caixa, são utilizadas barras com seção de 60 por 60 mm.
  • Para a cumeeira, utiliza-se uma viga com seção de 60 por 120 mm e tábuas de 60 por 150 mm, que são colocadas próximas à cumeeira.
  • Os vales e cornijas são cobertos com uma caixa contínua a uma distância de 0,5 m, para a qual é utilizada uma placa de 60 por 250 mm.

Conselho! Não devem ser utilizadas tábuas e barras curvas, pois a ardósia não é um material flexível e não pode esconder defeitos na caixa.

A ardósia é fixada com pregos especiais, para os quais os furos são pré-perfurados. É proibido martelar pregos na ardósia, pois ela desmorona, mas como consertar papelão ondulado no telhado com as próprias mãos, é outra questão.

Leia também:  Instalação de ardósia faça você mesmo: dicas dos mestres

O comprimento dos pregos deve ser de no mínimo 120 mm, e também possuir tampa galvanizada.

Se você mesmo pretende cobrir o telhado com ardósia, deve levar em consideração que é melhor usar placas de ardósia com inclinação do telhado de 10 a 25%. Além disso, a impermeabilização deve ser colocada sob a ardósia sem falhas.

Ao instalar a ardósia em um telhado com pouca inclinação, as juntas das placas de ardósia devem ser vedadas adicionalmente, o que é opcional para um telhado com grande inclinação.

Deve ser prevista uma junta de dilatação a cada 12 m de revestimento. Após a colocação da ardósia, deve-se pintá-la com tinta especial, que vai melhorar o aspecto do telhado e aumentar significativamente sua vida útil.

Instalação de um telhado de ardósia

A colocação de ardósia na inclinação do telhado deve ser realizada de forma que a sobreposição caia no lado sotavento.

Para comodidade do processo de instalação, um barbante é puxado ao longo do beiral e as primeiras fileiras de folhas são colocadas ao longo dele.

Como cobrir o telhado com ardósia:

  • A partir da saliência da empena, a primeira folha é colocada na linha inferior.
  • Monte as próximas duas folhas na linha inferior.
  • Duas folhas são colocadas na próxima linha superior e uma na parte inferior.
  • Na direção horizontal, as sobreposições são feitas pelo tamanho da onda.
  • Na direção vertical, as sobreposições são dispostas em um comprimento de pelo menos 12 a 20 cm.
  • Cada folha, além das extremas, deve ser aparada na diagonal. Além disso, não corte os cantos dos beirais e das cumeeiras.As dimensões dos cantos cortados são iguais à sobreposição. Corte os cantos com uma serra circular ou serra, após o que as seções são pintadas. Quebrar cantos é proibido, pois a chapa de ardósia pode rachar. Após o corte, os cantos são unidos com uma folga de 2-3 mm.
  • As folhas de ardósia são perfuradas sob as unhas antes de serem colocadas. Os orifícios de diâmetro devem ser 2-3 mm maiores que o diâmetro dos pregos de ardósia.
  • Uma folha de ardósia de oito ondas é anexada à 2ª e 6ª ondas, sete ondas - à 2ª e 5ª, se você contar a partir da sobreposição. Ao longo do comprimento da folha, o passo entre as unhas é de 10 cm.

Conselho! Os orifícios perfurados devem ser isolados adicionalmente com uma arruela de borracha ou plástico e os pregos são martelados de forma que a tampa fique levemente apoiada na folha, mas para que a folha não fique pendurada.

Características da colocação de ardósia plana

como fazer um telhado de ardósia corretamente
Esquema de colocação de ardósia

Além da onda, há também uma ardósia plana. A ardósia plana raramente é usada como cobertura de telhado, é usada principalmente para fazer cercas, construir estruturas temporárias, por exemplo, estandes ou gazebos, em casos raros é usada para revestimento.

Leia também:  Tinta para ardósia: dicas para escolher

No entanto, para aqueles que ainda decidem fazer o trabalho por conta própria, algumas recomendações devem ser dadas sobre como cobrir adequadamente o telhado com ardósia plana:

  • A instalação da ardósia plana é realizada ao longo de uma caixa contínua, aplicando-se marcações preliminares em forma de grade. Essa grade consiste em retângulos com comprimento de 23,5 cm e largura de 22,5 cm, sendo possível usar chapas de ardósia plana apenas em telhados com inclinação superior a 18 graus.
  • A tecnologia geral de assentamento é semelhante à instalação de ardósia ondulada.As fileiras de chapas são montadas de baixo para cima, enquanto a instalação horizontal é realizada de forma que as sobreposições fiquem no lado sotavento.
  • Para que as placas de ardósia plana não criem uma junta contínua em todo o telhado, cada uma das fileiras ímpares parte de uma chapa inteira, cada fileira par de sua metade.

Os beirais são revestidos com chapas de aço, os vales são de ferro galvanizado. Os tubos são revestidos com um avental de aço.

A instalação do telhado termina com a instalação da cumeeira. Ao mesmo tempo, uma fita de material de cobertura é colocada ao longo da viga da cumeeira.

De cima, elementos de cumeeira especiais feitos de cimento de amianto com ranhuras são reforçados. As calhas têm larguras diferentes. A extremidade, que tem uma calha mais larga, está presa ao beiral da empena.

Como calcular o número de placas de ardósia necessárias para cobrir o telhado

como cobrir um telhado com ardósia
Sobreposição de fixação com um prego

Para se proteger de adquirir excesso de material, e também para não ter que voltar à loja com falta de material, é preciso calcular corretamente a ardósia para o telhado.

Este procedimento é realizado da seguinte forma:

  1. Primeiro, mede-se o comprimento da casa, após o que o valor resultante é dividido pela largura da folha utilizada e acrescenta-se 10% à sobreposição das folhas. O número resultante será igual ao número de folhas de ardósia necessárias para colocar uma linha de material.
  2. Em seguida, meça a distância da cumeeira até a saliência do telhado e divida o resultado pelo comprimento da folha. Então, somando ao número resultante 13%, que irá para a sobreposição longitudinal das chapas, obtém-se o número de fileiras de ardósia necessárias.
  3. Multiplicando o número de chapas seguidas pelo número de fileiras de ardósia, obtém-se o número total de chapas de ardósia necessárias por cobertura.
Leia também:  Ardósia plana: aplicação em vários campos

Cobrir o telhado com ardósia também envolve um certo fornecimento de placas de ardósia em caso de casamento ou dano a uma certa quantidade de material.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC