O baixo custo e a longa vida útil tornaram os telhados de ardósia bastante populares na construção atualmente. Este artigo fala sobre como o telhado é coberto com ardósia, quais materiais são usados e quais qualidades positivas e negativas eles têm.
Os principais tipos de ardósia
A ardósia natural ou natural é uma telha obtida pela divisão de rochas estratificadas de montanha, principalmente xisto.
O material do telhado tem sido usado na construção desde a Idade Média, e ainda hoje você pode encontrar edifícios e estruturas cobertas com ardósia natural naquela época.
Na construção moderna, a ardósia praticamente não é usada como material para coberturas, e a ardósia refere-se a materiais feitos de fibrocimento.Isto é especialmente verdadeiro para chapas onduladas (ardósia de cimento-amianto).
Na fabricação da ardósia, é utilizada uma mistura composta por 15% de amianto de fibra curta e 85% de cimento Portland, o que garante uma longa vida útil do telhado e boa resistência ao fogo.

A ardósia de cimento-amianto é um dos materiais de cobertura mais comuns devido ao seu baixo custo (várias vezes mais barato que chapas ou telhas) e facilidade de instalação.
As qualidades positivas incluem boa resistência ao gelo, baixa condutividade térmica, resistência a influências ambientais negativas, segurança contra incêndio. Além disso, este material é fácil de processar e tem uma longa vida útil (várias décadas).
A produção de chapas de ardósia de fibrocimento consiste na fabricação e posterior endurecimento de uma mistura que inclui cimento Portland, amianto e água.
Outro tipo de cobertura de ardósia é a ardósia sem amianto, que possui as seguintes características:
- peso relativamente baixo de 0,2 kN/m2;
- aumento da elasticidade;
- boa resistência a mudanças de temperatura;
- resistência a várias influências biológicas e corrosivas;
- isolamento acústico eficaz;
- ligeiras deformações devido a flutuações de temperatura;
- Segurança contra incêndios.
A instalação de telhas de ardósia sem amianto é realizada de forma semelhante à instalação de telhas de fibrocimento, e sua fixação pode ser feita com pregos especiais, cuja cor combina com a cor do revestimento.
Recentemente, o material chamado "Euroslate" tornou-se cada vez mais difundido.
Esse material importado tem um custo mais alto, mas isso é compensado por sua segurança ambiental, baixo peso, longa vida útil e aparência atraente. Existem várias variedades de euroslate, como nulin, ondulin, guta, ondura, etc.
Todos eles são populares devido à sua leveza, facilidade de instalação, ampla gama de tonalidades de cores, bem como a capacidade de cobrir vários elementos do telhado, como cumeeiras, ameixas, tubos, vales, etc. . A principal desvantagem de tais materiais é seu custo bastante alto.
Vantagens e desvantagens do revestimento de ardósia

Apesar de uma grande variedade de materiais de cobertura serem apresentados no mercado da construção, a ardósia é o mais popular deles para a construção de casas de campo, chalés e chalés de verão.
Isso se deve principalmente ao seu custo bastante baixo e, em termos de características técnicas e decorativas, pode não ser inferior a materiais mais caros, como ferro para telhados ou telhas metálicas, além de ter uma vida útil significativamente mais longa do que um telhado de madeira que subiu de preço recentemente.
Listamos as principais vantagens da cobertura de ardósia:
- alta vida útil;
- maior resistência ao fogo;
- dureza, permitindo que o telhado de ardósia suporte o peso médio de um homem adulto;
- na estação quente, um telhado de ardósia aquece muito menos do que os telhados de telhas metálicas e papelão ondulado;
- bom isolamento elétrico;
- insonorização, abafando bem os sons da chuva e granizo;
- custo relativamente baixo do material;
- alta resistência à corrosão.
As características negativas da ardósia incluem o seguinte:
- a composição do material contém amianto, que afeta negativamente o corpo humano, bem como pó de cimento, fibra de vidro, etc. Ao trabalhar com ardósia, é necessário usar meios especiais para proteger o sistema respiratório;
- com o tempo, uma camada de musgo se forma na superfície do material;
- esforço físico significativo na colocação do material, devido ao seu peso significativo;
- fragilidade, devendo-se ter cuidado no transporte da ardósia até o local de instalação.

A base para a construção de um telhado de ardósia é uma caixa de barras, cuja seção transversal é de 5x5 cm para chapas de perfil regular ou 7,5x7,5 cm no caso de chapas de perfil reforçado.
O passo da caixa é de 50-55 e 75-80 centímetros, respectivamente.
A colocação das telhas é realizada a partir do beiral na direção da cumeeira, enquanto a sobreposição de cada fileira superior à inferior deve ser de 12 a 14 cm.
Importante: caso o ângulo de inclinação ultrapasse 30º, a sobreposição pode ser reduzida para 10 centímetros.
Em cada linha, as juntas devem mover uma onda na direção longitudinal.
Para a fixação das chapas ao engradado, são utilizados pregos ou parafusos com guarnições de borracha e tampas galvanizadas. As saliências das cornijas são feitas de ferro para telhados ou folhas de fibrocimento.
Ângulo de rampa recomendado telhados de ardósia varia de 25 a 40 graus, enquanto um aumento no ângulo de inclinação leva a um aumento na estanqueidade do telhado. Além disso, lembre-se de que encostas mais íngremes exigem mais material de cobertura.
Importante: o ângulo mínimo de inclinação da inclinação ao dispor um telhado de ardósia deve ser de pelo menos 12 graus.
Dependendo de qual ardósia é usada, os materiais de cobertura têm suas próprias sutilezas quando colocados na superfície do telhado. Por exemplo, no caso de usar ardósia de borracha, é muito importante não se enganar com as dimensões da sobreposição transversal e longitudinal.
A ardósia de borracha é mais frequentemente colocada em encostas com um pequeno ângulo de inclinação para permitir o movimento no telhado.
Para tais telhados, bem como no caso de árvores crescendo perto do telhado, deve-se fazer mais sobreposição do que com grandes ângulos de inclinação ou ausência de vegetação.
Isso se deve ao fato de que as folhas, agulhas e sementes das árvores podem ser sopradas por rajadas de vento sob a sobreposição da chapa de ardósia, onde incham, absorvendo a umidade do ar.
Isso faz com que a parte ventilada suba, resultando em um espaço que pode entrar mais detritos, etc. O resultado final é um aumento significativo nas bordas das placas de ardósia, o que faz com que o telhado fique molhado em caso de chuva oblíqua.
Esse processo durará muito tempo, mas, como resultado, os reparos do telhado de ardósia terão que ser feitos muito antes do tempo necessário.
Para evitar tais incômodos, deve-se aumentar a sobreposição, bem como prender com pregos mais próximo da sobreposição das chapas de ardósia, martelando-as não ao longo da crista da onda da chapa, mas ao longo da calha.
E então reparação de telhado de ardósia você não vai precisar dele por muito tempo!
O artigo te ajudou?