Ardósia: características do material

ardósia

A ardósia é um dos tipos mais comuns de material de cobertura hoje. Os telhados de ardósia são quase onipresentes, e a principal razão para isso (além do desempenho bastante decente que possui) é seu baixo custo. De fato, poucos materiais de cobertura podem competir com a ardósia em termos de relação preço-qualidade.

Além disso, o telhado de ardósia é bastante simples de organizar e você mesmo pode aprender a técnica de trabalhar com ardósia.

É por isso que, se você mesmo decidir fazer o arranjo do telhado de sua casa - recomendamos que considere a ardósia como uma das opções.

Variedades de coberturas de ardósia

ardósia de cimento de amianto
ardósia natural

Na verdade, a ardósia hoje significa todo um grupo de materiais de cobertura.

Portanto, se você decidir cobrir o telhado com ardósia, poderá oferecer:

  • A ardósia natural é um material natural em camadas usado anteriormente para coberturas. Hoje, esse tipo de ardósia é quase totalmente substituído por materiais de cobertura artificiais.
  • Ardósia de cimento de amianto - o tipo mais comum de ardósia, que é uma laje lisa ou ondulada de uma mistura de fibra de amianto e cimento Portland.
  • A ardósia sem amianto é uma variante da ardósia na qual vários materiais naturais ou sintéticos (da fibra de juta ao poliacrílico) são usados ​​como enchimento em vez da fibra de amianto. A cobertura de ardósia sem amianto é considerada mais ecológica, mas sua principal vantagem está em uma massa muito menor.
  • Euroslate - é uma placa de material betuminoso, feita com um perfil ondulado característico.
  • Ardósia composta, ou keramoplast, é um tipo de material de cobertura feito de materiais compostos (nota de rodapé 1).

Como você pode ver, há muito por onde escolher. E, no entanto, neste artigo, vamos considerar o material mais comum - ardósia de cimento de amianto tradicional.

Entre as vantagens deste material estão:

  • Força elevada telhados de ardósia - apesar da fragilidade do impacto, o telhado de ardósia suporta perfeitamente as cargas e, em alguns casos, até suporta o peso de uma pessoa.
  • Durabilidade e resistência à corrosão. Ao contrário dos revestimentos à base de metal, a ardósia não tem medo de corrosão por condensação e precipitação.
  • Aquecimento insignificante em clima quente (isso não se aplica à ardósia pintada, bem como à ardósia sem amianto de tons escuros - elas esquentam bastante no calor).
  • Incombustibilidade e, como resultado - segurança contra incêndio.
  • Altos índices de hidro-isolamento e isolamento elétrico.
  • Longa vida útil da ardósia - um telhado de ardósia pode durar muito tempo, então você não precisa cobrir o telhado por várias décadas.
Leia também:  Tamanho e instalação da ardósia

Além disso, o telhado de ardósia pode ser facilmente reparado sem desmontagem completa - basta substituir as telhas danificadas por novas e o telhado pode ser usado novamente.

Todas as propriedades acima da ardósia, juntamente com o baixo custo já mencionado, a tornam tão popular.

Contras do material (nota de rodapé 2):

  • a resistência à água diminui com o tempo
  • as bordas da folha são bastante frágeis,
  • em locais onde a sombra cai com mais frequência, podem formar-se liquens e musgos,
  • o amianto é prejudicial à saúde.

Como dissemos no início de nosso artigo, a tecnologia de trabalho em ardósia é bastante simples. Você pode gerenciar bem o arranjo telhados de ardósia faça você mesmo, mas seria melhor se você tivesse um ou dois assistentes.

Isso se deve principalmente ao fato de que as folhas de ardósia são muito grandes e é muito difícil movê-las sozinhas.

Além disso, ardósia relativamente frágil pode ser danificada por movimentos desajeitados - e com um assistente para segurá-lo durante o transporte e instalação da ardósia, o risco é minimizado.

Segurança no Trabalho e Precauções

ardósia ondulada
corte de ardósia

Apesar da aparente simplicidade de trabalhar com ardósia, alguns pontos não devem ser esquecidos.

Eles estão ligados, antes de tudo, com as precauções de segurança, bem como com as precauções necessárias para evitar o casamento no trabalho e a batalha de ardósia.

  • Assim, ao cortar ardósia (seja com serra ou serra circular), para evitar que poeira contendo amianto entre nos olhos e órgãos respiratórios, é imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual - óculos e respirador.

Observação! Ao aparar, não devem ser deixadas chapas de ardósia com comprimento inferior a 0,6 m - caso contrário, as características mecânicas do material de cobertura são seriamente violadas e sua resistência é significativamente reduzida. Portanto, se necessário, é melhor remover o excesso de comprimento com uma grande sobreposição. Uma exceção é o método de colocação de “telha de ardósia”, quando as folhas de ardósia são cortadas em tiras bastante estreitas.

  • É melhor tratar uma linha de corte fresco de uma folha de ardósia com tinta acrílica de dispersão aquosa - é assim que protegemos ardósia de mais separação.
  • Você não deve se mover no telhado de ardósia com sapatos com sola dura e sapatos com salto de metal - isso pode causar danos à ardósia.
Leia também:  Ardósia de borracha: as vantagens do material e conselhos sobre como colocá-lo no telhado

Preparação de telhado para instalação de ardósia

vida útil da ardósia
Colocar ardósia na caixa

Colocamos a ardósia em um especialmente preparado torneamento do telhado.

O ideal é que, ao erguer o caixote, levemos em consideração o tamanho da chapa de ardósia e fixemos as barras do caixote de forma que a ardósia na maior parte se encaixe inteiramente, sem aparar:

  • A etapa ideal da caixa sob ardósia é de 0,70 a 0,75 M. Na maioria das vezes, barras com seção de 60x60 mm são usadas para a construção da caixa.
  • No caso de ripas mais finas serem usadas para torneamento, elas devem ser instaladas com mais frequência - duas vigas por telha de ardósia.
  • Formamos a parte da cumeeira do telhado de ardósia a partir de uma viga de 60x120mm e uma placa de 60x150mm (colocamos perto da própria viga da cumeeira).
  • Uma caixa contínua para ardósia é colocada a uma distância de pelo menos 0,5 m das cumeeiras, nervuras e vales do telhado. Para uma caixa contínua, usamos uma placa de borda ou macho e fêmea de 60x200 ou 60x250mm.
  • Sem falhas, o material de impermeabilização é colocado sob a ardósia.

Observação! A ardósia é colocada nas encostas do telhado, cujo ângulo de inclinação está na faixa de 10 a 250.

Fechos

Até o momento, várias fontes recomendam o uso de um dos dois tipos de fixadores com os quais a ardósia é fixada na caixa:

  • pregos de ardósia
  • Parafusos para ardósia

Cada um desses elementos tem suas próprias vantagens e desvantagens. Pregos especiais são usados ​​\u200b\u200bpara ardósia - pelo menos 120-150 mm de comprimento, com uma ampla tampa galvanizada.


Os parafusos também devem ser longos o suficiente, enquanto devem estar equipados com uma arruela e uma junta de borracha de vedação.

Por um lado, a fixação da ardósia nas unhas é muito mais rápida.

No entanto, se tudo for feito de acordo com as regras - ou seja, não crave pregos diretamente na chapa de ardósia, mas faça furos nela com uma broca - então o ganho de tempo será mínimo. Assim, podemos dizer que a escolha entre pregos e parafusos especiais para ardósia é puramente uma questão de gosto.

Leia também:  Telhado de ardósia: sutilezas e características de design

Arranjo de um telhado de ardósia

parafusos para ardósia
Esquema de colocação de ardósia

A ardósia - ondulada ou plana - é colocada e fixada na cobertura do telhado de acordo com certas regras:

  • Esticamos uma corda ao longo do beiral, que servirá de guia para o assentamento da primeira fiada de ardósia.
  • Se for planejada a instalação de uma calha, aqui também são montados um suporte especial para ardósia e um suporte para ralo.
  • Colocamos as placas de ardósia na caixa de forma que a sobreposição fique a sotavento - é assim que protegemos o telhado dos danos do vento (o vento não sopra sob as placas de ardósia e não as arranca).
  • Colocamos as folhas, começando pela saliência da empena. Subimos gradativamente as placas de ardósia, movendo-nos para cima e para os lados.
  • A sobreposição horizontal ao colocar ardósia deve ser uma onda inteira. Colocar verticalmente com uma sobreposição de pelo menos 15-20 cm.
  • Para cada uma das folhas (com exceção das folhas extremas, cumeeiras e cornijas), certifique-se de aparar os cantos na diagonal. Pintamos sobre a linha de corte para que a chapa de ardósia não esfolie.

Observação! É impossível quebrar, ou mais ainda - quebrar os cantos em qualquer caso.

  • As chapas de ardósia são fixadas com pregos ou parafusos autorroscantes não até o fim, mas de forma que as chapas fiquem fixas e não fiquem penduradas. Fixamos a ardósia de oito ondas na segunda e na sexta ondas a partir da sobreposição, a ardósia de sete ondas na segunda e na quinta.
  • Em nenhum caso os pregos para fixação da ardósia devem ser dobrados por baixo, pois as chapas de ardósia são deslocadas no plano vertical devido a deformações de temperatura, e os pregos dobrados podem causar rachaduras na ardósia.

Não há nada complicado na tecnologia acima. E, no entanto, apesar da aparente simplicidade, é necessário colocar a ardósia com cuidado - a vida útil do seu telhado neste caso será muito mais longa!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC