Um proprietário que está apenas construindo seu próprio imóvel, ou que decide reformar um telhado desgastado, às vezes tem dificuldade em escolher uma cobertura para ele. Afinal, os materiais de cobertura estão agora no mercado em tal abundância que é difícil simplesmente acompanhar até mesmo os nomes dos novos produtos, sem mencionar suas propriedades. O artigo a seguir ajudará você a descobrir o que está por trás desse ou daquele nome.
Informação importante! A montagem do telhado é a última, mas muito importante etapa do ciclo geral de construção. E a cobertura é pensada previamente, em simultâneo com a escolha de uma solução arquitetónica para a casa como um todo. Durante a construção, quando a fundação e as paredes são construídas, e ainda mais quando o sistema de treliças é erguido, pode ser tarde demais para mudar o tipo de revestimento.Afinal, todas as estruturas listadas recebem cargas do telhado e, se forem além do projeto, esse material não pode ser usado.
Para não cometer erros na escolha de um revestimento, vale a pena imaginar quais são os tipos de materiais de cobertura, como são classificados e o que esperar de um determinado produto. A característica mais comum é a forma de lançamento do material.
Pode ser identificado:
- Materiais em rolo - "campeões" para revestimentos de telhados planos
- Folha material de cobertura – permite cobrir rapidamente grandes telhados
- Materiais de peças pequenas - via de regra, os mais duráveis e prestigiosos, convenientes em telhados de configuração complexa e fáceis de reparar
- Materiais a granel - aplicados rapidamente, fáceis de instalar. Fornece cobertura perfeita, longa vida útil e fácil reparo
Não existe uma resposta única para a questão de qual material é melhor para coberturas - existe uma solução para cada caso. Agora - com mais detalhes sobre cada uma das aulas:
materiais de rolo
Os materiais de rolo são distinguidos por:
- Noções básicas da mente
- mente adstringente
- Tipo de camada externa protetora
- Método de aplicação

Esta classe de materiais é obtida pela aplicação de betume ou betume-polímero mástique para o telhado em qualquer base: tela de vidro ou tecido, papelão, papel alumínio ou amianto.
O segundo método é enrolar uma mistura de mástique com uma carga (mineral ou borracha) e aditivos (anti-sépticos, plastificantes, etc.)
O betume é usado principalmente como aglutinante, bem como: polímeros de betume, polímeros ou alcatrão.Proteja esses tipos de materiais de cobertura com uma pitada de lascas minerais, papel alumínio ou filme de polímero.
O mais popular desta classe é o material de cobertura clássico. Este é um material de cobertura elástico, papelão impregnado com betume. Existem muitos tipos e marcas, eles diferem um pouco nas propriedades físicas e mecânicas.
A principal vantagem deste material é o seu aparente baixo custo. Porém, está moralmente obsoleto há muito tempo e, na maioria dos casos, já é utilizado como material auxiliar - como base para outros tipos de revestimentos, para impermeabilização de estruturas, etc.
Outra coisa que o ajuda a se manter à tona é o reparo de prédios de vários andares por alguns escritórios de habitação. Como a vida útil desse material não é superior a 10 anos, eles constantemente têm trabalho e, portanto, dinheiro.
Novos materiais de cobertura, mesmo do mesmo grupo, são muito superiores a ele em termos de praticidade - tanto na instalação quanto na operação. Eles são produzidos com base em fibra de vidro, tecido de polímero não tecido ou poliéster.
Freqüentemente, quase os mesmos materiais são vendidos com nomes diferentes; portanto, ao comprar, você deve primeiro estudar sua composição.
Existem duas composições principais na impregnação: SBS e APP. O primeiro mantém alta elasticidade mesmo a uma temperatura de -30 ° C, o que permite não endurecer ou quebrar mesmo em geadas severas - e isso é uma garantia de que o telhado durará muito tempo.
Mas os materiais à base dele (Izoelast, Bikroelast, Termoflex, etc.) são sensíveis ao ultravioleta e, portanto, requerem um revestimento protetor.
O APP retém a plasticidade até -20 °C, mas é muito resistente a outras influências atmosféricas.Os materiais em qualquer uma dessas bases têm uma vida útil de 15 a 25 anos.
As bases são:
- Fibra de vidro. Com base na fibra de vidro, são produzidos os materiais de cobertura mais baratos, mas também são de qualidade inferior. Na maioria das vezes, eles são usados \u200b\u200bcomo substratos para outros materiais - laminados, chapas, peças.
- A fibra de vidro é até 5 vezes mais forte que a fibra de vidro e três vezes mais cara.
- Os materiais de poliéster (por exemplo, poliéster) são iguais à fibra de vidro em resistência, têm melhor adesão à impregnação de mástique e são muito mais elásticos (alongamento de materiais de vidro - 2-4%, poliésteres - 15-20%). O tipo mais caro, mas também o melhor material de cobertura da sua classe.
Ao colocar os materiais depositados, 3-5 rolos são primeiro colocados em paralelo em uma fileira, levando em consideração as sobreposições (7-10 cm) e desenrolados em 3-4 m. Até uma inclinação de 15%, a colocação ocorre ao longo do declive, com maior (até 25%) - transversalmente ao dele.

A sobreposição vai ao longo da encosta. A colocação começa a partir da borda inferior. Todos os rolos, exceto o primeiro, são enrolados, e o primeiro é colocado em um rolo especial e, a partir da borda da tela, é aquecido com um queimador especial.
À medida que a tela aquece, ela é colocada, rolando com um rolo especial. Os painéis também são unidos ao longo do comprimento com uma folga de pelo menos 100 mm. A segunda camada de revestimento deve ser aplicada com um deslocamento de 100-200 mm em relação às costuras da primeira.
A cobertura autonivelante é um mastique de betume-polímero aplicado ao telhado na forma líquida. Cura muito rapidamente, dá um revestimento altamente elástico, é fácil de reparar, pode ser aplicado em superfícies em qualquer ângulo.
Tem uma vida útil de 25 anos. A principal desvantagem é o alto preço.
O mastique pode ser aplicado com pulverizador especial, pincel ou rolo.O processo de sua aplicação é absolutamente semelhante à pintura convencional.
Informação importante! As soluções em rolo são de longe as mais acessíveis e comuns para telhados planos e de baixa inclinação.
Folha de materiais
A revisão dos materiais de cobertura, talvez a classe mais extensa, continuará, mesmo se você observar as substâncias de que são feitos seus representantes:
- Metal
- cimento de amianto
- fibra de cimento
- Fibra com impregnação de polímero-betume
- Poliésteres (incluindo materiais de cobertura transparentes)
As principais categorias de materiais de folha de metal são:
- Cobre - tem uma vida útil muito longa (mais de 100 anos), mas também custa mais do que todos os outros
- O alumínio é o mais leve de todos os representantes da classe. Ele também tem uma vida útil bastante longa.
- O zinco-titânio é um material relativamente novo. Combina as qualidades dos dois anteriores, mas é muito mais barato que o cobre. No telhado é muito parecido com a cor dela.
Todos esses materiais são dobrados - eles são interconectados ao envolver as bordas das folhas adjacentes e criar uma costura mecânica (achatada).
Este trabalho pode ser feito diretamente no telhado ou no chão. Neste último caso, várias folhas ligadas entre si são chamadas de imagem. Os artigos que descrevem esses materiais de cobertura os encaminham para o grupo de elite.
Em seguida, vem o grupo em massa:
- Aço galvanizado - colocado no telhado na forma de chapas ou rolos, proporciona um revestimento bastante leve, forte e durável, ao mesmo tempo - bastante barato
- O deck é um material de cobertura feito do mesmo aço galvanizado, mas com um perfil transversal, graças ao qual é capaz de suportar cargas muito maiores em comparação com uma chapa plana. É produzido na forma “pura” e pintado ou com revestimento de polímero.
- Uma telha metálica é a mesma chapa revestida, mas seu perfil imita a telha cerâmica. Possui resistência e durabilidade superiores ao galvanizado. Mas seu revestimento é bastante delicado, danifica-se facilmente, além disso, é considerado um material “boom” que faz barulho sob o telhado durante a chuva.

Em geral, os tipos que representam material de cobertura metálica na construção de telhados são usados há muito tempo e têm se mostrado bons. Eles têm uma longa vida útil, são duráveis, relativamente leves e fáceis de instalar.
Conselho! Ao calcular a capacidade de carga de caibros e paredes, mesmo usando os materiais de cobertura mais leves, deve-se levar em consideração a carga de neve. Afinal, independente do telhado, é (padrão) para as regiões norte de 200 kgf/m2.
O cimento de amianto e a fibra de cimento são materiais de folha mineral comumente chamados de ardósia (na verdade, ardósia é o nome alemão para ardósia). A diferença entre eles é a presença de amianto na composição.
Esses produtos são produzidos há muito tempo e suas propriedades são bem estudadas. Eles são quimicamente inertes, duráveis e duram cerca de 50 anos. As desvantagens incluem peso relativamente grande e fragilidade.
Euroslate é um grupo de materiais fibrosos com várias impregnações orgânicas - betume, polímeros ou misturas dos mesmos. Eles são muito leves. Ao mesmo tempo, eles fornecem resistência suficientemente alta (até 650 kgf/m2) e durável.
Dependendo do tipo específico, apresentam maior ou menor resistência ao ataque químico e à radiação ultravioleta. Em geral, um material muito promissor.
Às vezes, os poliésteres são incluídos no mesmo grupo. São folhas de polímero homogêneas, entre as quais também existem materiais de cobertura transparentes - o mesmo policarbonato.
Está ganhando cada vez mais popularidade em todas as áreas da construção. Tanto os telhados de enormes edifícios públicos quanto as lanternas nos telhados de edifícios residenciais, jardins de inverno, sem falar nas estufas, são erguidos a partir dele.
é muito durável material do telhado, possuindo uma estrutura celular, devido à qual possui baixa condutividade térmica. Ao mesmo tempo, é leve e flexível, o que permite aos arquitetos brincar com a geometria dos elementos da cobertura.
Claro, este material de cobertura transparente tem um grande futuro.
Todos os materiais de folha são colocados em uma caixa feita de vigas de madeira com um degrau de 30 a 50 cm. A colocação começa em um dos cantos inferiores do telhado e é realizada de acordo com o princípio - +1 folha da linha inferior - folha do superior.
A frequência de fixação depende do tipo de material e é indicada no mapa tecnológico do fabricante. A cumeeira, as saliências do telhado e suas extremidades são fechadas com elementos especiais que são fornecidos com chapas comuns.
materiais da peça

Os materiais da peça incluem materiais com um tamanho pequeno de elementos, com a ajuda dos quais uma telha é montada. A maioria deles é feita de minerais, orgânicos ou misturas dos mesmos.
O material de cobertura mineral clássico é a telha cerâmica. É forte e durável, mas tem muito peso e não tolera a combinação de chuva e geada.
Quase o mesmo pode ser dito sobre as telhas de cimento, mas sua durabilidade é muito menor.
A ardósia clássica também é apresentada aqui - ladrilhos serrados de pedra natural, que têm uma vida útil quase ilimitada, são relativamente leves, mas muito caros.
Recentemente, um novo material de cobertura apareceu neste grupo - grés porcelânico. É forte, durável e esteticamente agradável, mas também relativamente caro.
Vários tipos de materiais betume-mastique têm quase as mesmas propriedades que suas contrapartes em rolo, mas são colocados em telhados com uma inclinação bastante grande. Facilmente reparado e leve.
Um grupo separado - materiais de madeira - telhas, telhas, lascas de madeira. Durável e leve, mas caro e precisa de um estilo extra cuidadoso.
Todos os materiais da peça para coberturas são colocados em uma caixa contínua ou muito frequente. Sob eles, uma camada de impermeabilização é necessariamente colocada e, se o telhado for planejado para aquecer, também um aquecedor.
A instalação começa em um dos cantos inferiores. Pedra artificial e natural são enganchadas com a ajuda de elementos ondulados especiais, o euro-telha é fixado com pregos na parte superior da placa.
A postura é realizada em fileiras. As conexões com equipamentos de telhado, cumeeiras e bordas de telhado são feitas com elementos especiais do mesmo material ou de ferro de cobertura.
O artigo te ajudou?