Este artigo abordará a ardósia metálica, feita de ferro galvanizado e frequentemente chamada de papelão ondulado, seus principais prós e contras e características da cobertura com esse material.
O metal ardósia é coberto com um revestimento protetor polimérico especial e pode ser produzido com diferentes tipos de ondas.
Até recentemente, acreditava-se que esse tipo de ardósia era adequado apenas para cobrir grandes edifícios industriais, mas o aprimoramento da tecnologia de produção, com o qual esse material recebeu um revestimento protetor de polímero, possibilitou seu uso também no construção de edifícios residenciais e edifícios residenciais relativamente pequenos.
A ardósia metálica é produzida por estampagem a frio de chapa de aço galvanizado, revestida com um primer e uma composição especial para proteção contra corrosão.
De frente este material de cobertura coberto com uma camada de revestimento de polímero, o que confere ao material as seguintes propriedades:
- Proteção durável e confiável contra corrosão;
- Maior estabilidade de cor;
- Aparência estética atraente de ardósia.
Na parte inferior, a ardósia de ferro é recoberta por uma fina camada de verniz especial que confere proteção adicional. Para obter perfis de várias formas e configurações em condições industriais, é realizada a estampagem transversal de chapas.
A ardósia de ferro é de alta qualidade a um preço bastante baixo, o que permitiu que fosse amplamente utilizada na construção industrial, comercial e individual.
Este material é usado na execução dos seguintes trabalhos:
- Instalação de estruturas de telhado;
- Construção de cercas;
- Construção de edifícios e estruturas temporárias;
- Equipamentos de fechamento de estruturas no processo de construção de edifícios pré-fabricados, etc.
As principais vantagens e desvantagens do material

As principais características positivas que uma ardósia metálica possui incluem o seguinte:
- Longa vida útil e a vida útil garantida pelos fabricantes é de 30 anos ou mais;
- Baixo peso do material, que é de cerca de 4-5 kg por metro quadrado;
- Facilidade de instalação. Independente do tipo de construção, pode ser feita por uma pessoa sem habilidades e conhecimentos especiais, utilizando parafusos, pregos e buchas comuns;
- Imunidade à influência de temperaturas extremas, o que permite a instalação do material independentemente da época do ano;
- Aparência estética do material;
- Segurança ambiental;
- Economizando dinheiro: apesar de a ardósia de aço ser mais barata que a ondulina, ela tem uma vida útil mais longa e não requer a instalação de estruturas adicionais de reforço no telhado;
- A superfície lisa da ardósia metálica não cria obstáculos para a remoção de água e neve;
- Alta segurança contra incêndio e resistência ao calor;
- Adequação para reparo.
As desvantagens do material incluem:
- Isolamento sonoro insuficientemente bom;
- Suscetibilidade à corrosão sem o uso de agentes de proteção;
- A fabricação de estruturas complexas requer um aumento no consumo de materiais de construção.
Instalação de telhado de ardósia metálica

Considere o procedimento instalação de ardósia metálica, ou papelão ondulado, no telhado. . Este material é feito na forma de chapas metálicas perfiladas de aço galvanizado ou alumínio.
O perfil retangular ou ondulado das chapas confere rigidez adicional à ardósia metálica.
Ao cobrir o telhado com ardósia metálica, deve-se ter cuidado ao mover-se ao longo das telhas colocadas, pois esse material não foi projetado para cargas tão significativas e pode enrugar.
A instalação da ardósia metálica consiste em várias etapas:
- Como diferentes fabricantes fabricam chapas de ardósia metálica em tamanhos diferentes, antes de iniciar o trabalho de cobertura, você deve calcular cuidadosamente quantas chapas serão necessárias para cobrir uma inclinação.Para garantir as medidas corretas da inclinação, é necessário verificar a esquadria do telhado, bem como medir as dimensões das ripas;
Útil: a maior comodidade de instalação de coberturas é alcançada quando o comprimento da chapa é igual ao comprimento da inclinação.
- torneamento do telhado pode ser feito de blocos de madeira ou de placas comuns. A espessura das tábuas ou a seção das barras é selecionada de acordo com a espessura das chapas de ardósia, e também levando em consideração o tipo de fixação que será utilizada.
Importante: vale lembrar que a espessura da primeira tábua, localizada ao longo dos beirais, deve ser maior que a espessura de todas as demais tábuas.
- Ao longo do perímetro de elementos como tubos, escotilhas e ventilação, a caixa deve ser reforçada com a instalação de placas ou vigas adicionais. Em seguida, é colocado sobre ela um material impermeabilizante, que evita a ocorrência de condensação.
- A instalação das folhas é realizada de forma que elas se projetem ligeiramente acima do beiral. A primeira folha é fixada com um parafuso no centro, que permite girar livremente a folha para a esquerda ou para a direita, e as folhas seguintes são sobrepostas, sua fixação é realizada nos cantos das folhas.
- Após a montagem de várias chapas, é necessário alinhá-las em relação à cornija com um cordão, após o que se pode proceder à fixação da ardósia metálica na caixa. Nesse caso, as primeiras folhas da primeira e da segunda fileiras são primeiro fixadas juntas e, em seguida, essas folhas são fixadas diretamente na caixa.
- No caso de ser necessário um número ímpar de folhas perfiladas de ardósia metálica para cobrir um telhado de duas águas, a última folha de material deve ser cortada em duas partes iguais.
A confiabilidade da fixação de chapas de ardósia metálica é garantida pelo uso de parafusos auto-roscantes especiais feitos especificamente para essa finalidade. O tamanho desses parafusos é de 2,8x4,8 mm; durante a produção, eles são fornecidos com uma arruela de vedação de borracha especial.
Os parafusos são aparafusados ao longo das ondas internas do material, e os parafusos devem estar localizados estritamente perpendiculares à ardósia metálica.
Útil: você pode acelerar o processo de instalação de um telhado de ardósia usando ferramentas como uma furadeira elétrica em baixa rotação ou uma chave de fenda.

Ao aparafusar parafusos autorroscantes nas ondas externas da ardósia metálica, deve-se tomar cuidado especial para evitar danos a uma única onda e a toda a folha de material.
Este tipo de fixação deve ser usado somente se o material for colocado ao longo das costuras - isso evita a vibração das telhas sob a influência de fortes rajadas de vento.
O consumo de parafusos auto-roscantes por metro quadrado de revestimento de ardósia metálica está inversamente relacionado ao comprimento das chapas de material: chapas mais curtas requerem mais parafusos auto-roscantes para fixação. Na prática, 8-12 parafusos auto-roscantes são normalmente usados por folha de material.
Importante: deve-se lembrar que, ao contrário da ardósia comum, o metal é um material muito escorregadio para coberturas, portanto, para evitar que a cobertura de neve derretida caia, retentores de neve devem ser instalados no telhado.
Isso é tudo que eu queria falar sobre ardósia metálica (perfil). A seleção correta do material e sua instalação competente permitirão cobrir o telhado com ardósia metálica de maneira simples e barata, garantindo a durabilidade e confiabilidade da cobertura.
O artigo te ajudou?