A ardósia é um material de construção tradicional utilizado tanto na construção de dachas e casas de campo, como em edifícios industriais, armazéns e públicos. Este artigo falará sobre quais vantagens esse material possui e quais características distinguem a produção de ardósia.
As principais vantagens da ardósia são:
- Baixo custo em comparação com outros materiais de cobertura;
- Simplicidade e conveniência instalação de ardósia;
- Resistência a baixas temperaturas;
- Aumento da densidade, proporcionando um bom isolamento acústico;
- Segurança ambiental para o meio ambiente e saúde humana;
- Segurança contra incêndios telhado de ardósia;
- Uma ampla gama de diferentes tipos e tipos de produtos.
Características específicas da produção de ardósia

Atualmente, a produção de ardósia em nosso país está em constante crescimento, apesar de esse material ser utilizado na construção há bastante tempo e muitos o considerarem obsoleto.
Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que a tecnologia para a produção de ardósia também não pára e está em constante modernização e aprimoramento, assim como os equipamentos utilizados para a fabricação desse material.
Falar sobre o fato de que a ardósia está desatualizada e perdeu sua relevância é totalmente infundado e pouco objetivo.
Atualmente, a produção de um material como a ardósia é uma indústria bastante lucrativa, pois existe uma demanda bastante estável e estável para o produto final produzido.
As principais tecnologias que os equipamentos para produção de ardósia utilizam hoje são as tecnologias para a produção de três tipos de ardósia:
- Ardósia de amianto;
- Ardósia metálica;
- Euroslate.
Vejamos essas três variedades com mais detalhes:
- Na produção de ardósia de amianto, é utilizado um componente natural como o amianto. É esse material que dá tanta resistência à ardósia devido à presença de fibras na composição, que se decompõem em componentes separados durante o processo de produção e acabam formando algo como uma malha de reforço.
- ardósia de metal, ou, como costuma ser chamado, papelão ondulado, é um tipo bastante comum de ardósia. Para a fabricação deste material, é utilizada chapa de aço galvanizado, na qual, na maioria dos casos, é aplicada uma camada protetora adicional de polímero.A produção de ardósia metálica requer o uso de equipamentos especiais, cujo princípio fundamental é a tecnologia de perfilagem.
- Euroslate é produzido principalmente em países europeus estrangeiros. Isso se deve ao fato de que, de acordo com os resultados de testes e testes de ardósia de amianto comum, verificou-se que uma das variedades de amianto representa uma certa ameaça à saúde humana. Nesse sentido, os fabricantes europeus decidiram não usar nenhum tipo de amianto na produção de ardósia. . Em vez de amianto, utilizam materiais como celulose, juta, fibra de vidro e fibra de basalto.
Como é feita a ardósia
Atualmente, a ardósia é mais frequentemente chamada de qualquer material de cobertura feito na forma de chapas onduladas.
Além das chapas de ardósia de cimento-amianto mais utilizadas, são utilizados conceitos como a eurolásia na forma de chapas de betume corrugado e a ardósia sem amianto.
Além disso, a ardósia natural, ou seja, ardósia natural, é bastante utilizada na construção. Mas a compreensão clássica da ardósia implica precisamente folhas de fibrocimento, cuja tecnologia de produção será discutida a seguir.
Folhas onduladas e planas de ardósia de fibrocimento são feitas de amianto, água e cimento Portland.
O amianto é uma matéria-prima natural cuja resistência da fibra é superior à do fio de aço. Além disso, essas fibras aderem ao cimento com qualidade suficiente, após o que o material endurece, resultando em um material suficientemente resistente, semelhante à pedra.
Como resultado da mistura de fibras de amianto com cimento, forma-se a chamada malha de reforço, que confere à ardósia a resistência necessária.
A ardósia e outros materiais de cimento-amianto são populares em nosso país não apenas por causa de sua alta resistência.
Além disso, possuem boa resistência ao frio, fogo e altas temperaturas, umidade. As folhas deste material não estão sujeitas à corrosão, são leves e fáceis de instalar.
Útil: no território do nosso país existem depósitos da maioria das variedades de amianto, mas o mais popular na produção de materiais de construção é o amianto crisotila.
Na produção de ardósia, a qualidade do material obtido depende de vários fatores:
- A proporção quantitativa de cimento e amianto;
- Distribuição uniforme das fibras de amianto no cimento;
- A finura da moagem de amianto;
- Comprimento e diâmetro das fibras de amianto, etc.
Bom desempenho nos parâmetros listados e garantem a resistência e durabilidade da ardósia.
Fabricantes estrangeiros utilizam na produção de chapas de ardósia de cimento-amianto juntas metálicas especiais que formam uma “onda”.

Em nosso país, até recentemente, a ardósia era feita de acordo com o método antiquado sem forro, mas no momento muitos fabricantes nacionais também mudaram para tecnologias modernas.
Além do uso de juntas, os fabricantes russos também dominam a tecnologia de coloração de ardósia, o que permite não apenas melhorar significativamente as características decorativas do material, mas também aumentar a resistência geral ao desgaste.
Para realizar manchas duráveis, são utilizadas tintas de silicato ou fosfato, após o revestimento com o qual aumenta a resistência do material à umidade, ao sol e a várias influências mecânicas.
A nocividade do amianto para o corpo humano dá origem a muitas disputas e, em muitos países europeus, o uso de ardósia de cimento de amianto é proibido por lei.
Aqui deve-se levar em consideração que apenas o amianto do grupo anfibólio, que não é extraído na Rússia, representa um risco à saúde. A composição química desse amianto difere da forma inofensiva do amianto crisotila associado ao cimento, que é utilizado em mais de sessenta países ao redor do mundo.
Importante: Apesar da inocuidade do amianto crisotila, os trabalhadores de ardósia devem tomar precauções para garantir proteção respiratória adequada.
A produção de ardósia é um dos principais setores da indústria da construção, pois esse material é usado em todos os lugares e sua popularidade permanecerá bastante alta por muitos anos.
O artigo te ajudou?