À primeira vista, pode parecer que uma pessoa que não é iniciada no processo de negócios do forno não se preocupa de forma alguma com a impermeabilização do tubo no telhado. Mas, de fato, se a chaminé não estiver protegida, devido à diferença de temperatura, pode aparecer condensado, que se acumula nas paredes e escoa para a chaminé.
Durante o aquecimento, ele evapora e cria uma pressão que interfere na tiragem do fogão. Além disso, a chaminé pode entrar em colapso devido à forte pressão do vapor criada no forno.
Há casos em que os proprietários no inverno começaram a aquecer fortemente o fogão para se aquecer nas geadas, e a princípio fumegou e depois se despedaçou.
A razão para isso é o condensado que se acumulou na chaminé. É por isso que é muito importante que a vedação do tubo no telhado seja de alta qualidade.
Isso também serve como uma medida de segurança. É necessário providenciar isolamento para chaminés em salas com aquecimento de fogão, casas de campo e banheiros.
Como fazer impermeabilização?

Atualmente, o mercado da construção civil dispõe de uma grande variedade de materiais adequados para essas tarefas, que podem ser aço, concreto amianto ou tijolo.
São produzidos em forma de rolos ou pratos, pelo que pode sempre escolher o que se adapta ao seu forno.
As mais populares são as lajes feitas de sílica mililita, também chamadas de caulins.
Este material é caracterizado por maior resistência e flexibilidade, sendo capaz de suportar mudanças de temperatura, não sofre combustão e não emite substâncias nocivas para a atmosfera. Podem ser utilizados não só para isolar chaminés, mas também para saunas, piscinas e banhos.
A sua atenção!É necessário providenciar o isolamento das chaminés do lado de fora. Primeiro, o tubo deve ser rebocado e, em seguida, são coladas placas isolantes no reboco úmido, sobre as quais é feito o revestimento. Se a estrutura for de fibrocimento ou metal, deve ser isolada com algodão ou material laminado.
Esses materiais são divididos em:
- Algodão MKRR-130;
- Filtro de rolo MKRF-100;
- Placas MKRP-340.
O índice digital determina a densidade do material.
Vantagens das chaminés isoladas:
- Aumenta a eficiência térmica dos fornos.
- Usar fogões torna-se mais seguro.
- Impermeabilização dá estética.
O aquecimento da chaminé é devido aos gases que saem do forno. Graças a isso, um regime térmico suave é mantido.

A umidade que é liberada do combustível é liberada para a atmosfera junto com os gases de combustão e, portanto, nenhum condensado se deposita.
Com isso, a eficiência do forno aumenta, seu design dura mais tempo e não se formam rachaduras por alta pressão.
Vejamos o dispositivo de impermeabilização em telhado de duas águas no exemplo de uma impermeabilização de três níveis. O que isso significa?
- O primeiro nível - uma membrana superdifusa é colada ao tubo usando mástique betuminoso. Para isso, o tubo é preparado com mástique de betume de polímero e, envolvendo as bordas da membrana, é colado.
- Agora, mesmo que a umidade entre na membrana, ela não chegará ao local onde o tubo está conectado ao telhado.
- O segundo nível inclui o dispositivo dos laços inferior e superior feitos de cantos de metal. As telhas devem ser colocadas com sobreposição das superiores sobre as inferiores para que a água sempre possa rolar. De acordo com as regras, a folha de baixo deve ser estendida até a saliência do telhado, mas também pode ser curta.
- É verdade que você precisará garantir que a umidade entre na membrana, porque a principal tarefa é garantir a remoção da umidade do tubo.Os cantos precisam ser fixados nas barras das ripas, feitas a parte, depois tudo deve ser tratado com selantes e os pregos devem ser plantados no passador.
- O próximo nível é colocado ondulina de ponta a ponta na estrutura: telhado de duas águas. As juntas são seladas com mástique betuminoso, depois é colocado um avental de cobertura plástica. É feito no fundo e selado com um ondflash em círculo. Onduflash é uma fita impermeabilizante de borracha betuminosa, que é fixada no canto de uma extremidade e na ondulina com a outra.
Agora vamos falar sobre os tubos de ventilação no telhado. Muitas pessoas perguntam por que a ventilação do telhado é melhor.
Há muitas razões para isto:
- A eficiência do exaustor será a mesma independentemente da direção do vento.
- Um motor elétrico funcionando não será ouvido na casa.
Graças aos dispositivos modernos, é possível realizar ventilação por ventilação para diversos fins, bem como várias unidades e dispositivos adicionais:
- Mastros, antenas e tubos.
- Ventilação do espaço localizado sob o telhado.
- Ventilação de instalações por dentro - salas residenciais e de serviço, tubos de esgoto, exaustores de cozinha, aspiradores centrais.

Você pode fazer um tubo passar pelo telhado de qualquer tipo: inclinado ou plano, que tenha qualquer cobertura. Para isso, são utilizados elementos destinados à passagem. Ventilação do espaço localizado sob o telhado.
Conforme observado anteriormente, a condensação se forma constantemente no telhado. Isso se deve à alta umidade, que causa fungos e mofo. No entanto, se as vigas apodrecerem, elas não conseguirão segurar o telhado.
Sugestão: A acumulação de condensação pode ser evitada ventilando o espaço sob o tecto. Ventiladores de telhado são geralmente usados para esses fins.
A escolha do produto depende do design do telhado e do tipo de material de cobertura, por exemplo, um design como telhado de mansardaexigirá esforço adicional.
Essa ventilação é realizada devido a diferenças de temperatura e pressão. Vale ressaltar que sob o teto ocorre um movimento de ar de baixo para cima.
O ar entra pelos orifícios feitos nos beirais e volta pelos arejadores. Eles devem ser instalados o mais alto possível. Para que funcionem normalmente, é necessário fornecer-lhes um influxo de ar vindo de baixo dos beirais.
Ventilação de quartos realizada através do telhado

As saídas de ventilação devem ser fixadas verticalmente ao telhado. Eles direcionarão o fluxo de ar, criarão tração e protegerão o sistema de ventilação da precipitação.
O tubo de ventilação no telhado consiste em saídas de ventilação e dutos de ar, que são conectados por adaptadores.
Se desejar, um ventilador elétrico pode ser instalado nas saídas. Ele não fará barulho em casa e fará um bom capuz forçado.
Ele também monta em qualquer telhado.
ventilação de esgoto
Os gases que emanam do tubo de esgoto podem causar grandes danos à saúde e não apenas criar um odor desagradável. Eles também podem destruir tubulações devido à agressividade química.
Portanto, você precisa fazer um tubo de ventilação no telhado. Isso equalizará a pressão no esgoto, o que garantirá o funcionamento normal do selo d'água. Para evitar a formação de crosta de gelo nas saídas no inverno, é preciso comprar opções com isolamento térmico.
Saídas de capuz

O tubo de ventilação também pode ser usado como saída para ventilação doméstica e exaustores que removem o ar de exaustão do ambiente. Eles direcionam o fluxo de ar, fornecem tração e proteção contra precipitação.
Vale ressaltar que a altura do tubo de ventilação no telhado deve ser igual à da chaminé, se estiver localizada próxima a ela.
Outra questão que surge ao instalar um tubo é como equipar um tubo no telhado? O principal problema que se coloca aqui é como criar proteção contra as águas pluviais que descem.
Para resolver esse problema, você precisa organizar o telhado de forma que a parte inferior do material da cobertura vá para o tubo. Nesse caso, é necessário fazer um recorte para o tubo no material da cobertura mais baixo que o tubo, com uma margem para que você possa empurrar a telha sob a sobrejacente.
O problema não está na dificuldade de deslizar uma chapa de defensa plana sob a chapa de cobertura localizada na parte superior, mas no fato de que a largura da defensa deve ser grande e uma chapa perfilada pode ser facilmente deslizada por baixo dela. Caso contrário, o telhado pode inchar.
À sua atenção Para fazer um picador, você precisa pegar uma folha de perfil e prender nela um papelão, para o qual o perfil do telhado é transferido. Em seguida, através do estêncil, a marcação é transferida para a chapa perfilada, com margem de 5 a 10 cm, tudo o que ficará acima da marcação será um picador que subirá acima do telhado. Tudo abaixo ficará sob o telhado, localizado no topo.
Para contornar o telhado com suavidade, corte tiras com 2 cm de largura com uma tesoura e dobre-as com um alicate.
Depois disso, você precisa prender o picador na folha superior de forma que uma junta selada seja formada. Existem várias maneiras de fazer isso.
O mais fácil e ao mesmo tempo mais caro é comprar um selante de alta temperatura, projetado para locais muito quentes.
Por exemplo, a fibra de vidro é adequada, o que irá colar qualitativamente o picador a um telhado de metal. No caso de ser utilizada ardósia, então é adequado um adesivo à base de cimento e massa de alta temperatura.
No caso de você ter uma máquina de solda semiautomática, você pode ferver uma tira de metal soldando bem a junta e fazer um picador assim.
Se você não tiver essa oportunidade, pode visitar o serviço de carro mais próximo, onde eles fazem carroceria, eles têm muita experiência em soldagem, então provavelmente não o recusarão lá.
No local da soldagem, é necessário passar massa epóxi e pintá-la para combinar com a cor do telhado. Será muito confiável e bonito.
O local mais importante é o local localizado acima da chaminé e ao longo da onda do telhado um pouco ao lado. Este local é pequeno, portanto o selante não deve ser poupado. Afinal, se você economizar dinheiro, terá que subir no telhado e corrigir os erros.
O artigo te ajudou?