Chaminé no telhado: saída e proteção das juntas

chaminé no telhadoAo construir uma casa, muitos acreditam erroneamente que a chaminé no telhado é muito simples.

Saída do tubo pelo telhado

Para começar, deve-se notar que você precisa pensar no tubo com antecedência. Ao organizar um fogão ou lareira, a primeira coisa a se pensar não é como ele vai se encaixar no interior, mas como pode se conectar com o mundo exterior.

É necessário construir um forno em um local onde a fundação seja muito forte, também é muito importante que não haja muitas vigas e caibros ou outras comunicações e obstáculos impenetráveis ​​acima do forno.

Atenção Uma das principais condições para o bom funcionamento do tubo é o seu comprimento e retidão.Neste caso, será proporcionada uma melhor tração, porém, neste caso, ocorrerá uma diminuição da produtividade útil, que envolve cálculos adicionais, ao trazer a chaminé pelo telhado.

O vento é o responsável pela corrente de ar, que sopra o cano. Se o vento soprar bem no cano, a corrente de ar será mais fácil de criar, então será melhor se a saída do cano pelo telhado estiver na crista ou não muito longe dela.

Muitas vezes acontece que isso não é possível, então eles recorrem a outro método. Para determinar a altura adequada da chaminé em relação à cumeeira, é construído um ângulo descendente horizontalmente, que será igual a 10 graus.

É aconselhável certificar-se de que o tubo termina nesta linha, e é melhor que seja 30-50 cm mais alto.

Conselho! Antes de instalar um tubo no telhado, deve-se levar em consideração que o tubo pode causar resfriamento dos gases do forno. Isso pode fazer com que a condensação penetre ou escorra pelo tubo, causando um odor desagradável.

cano no telhado
Saída do tubo pelo telhado.

Para evitar isso, é necessário que os gases que saem tenham uma temperatura de 150 graus. Para isso, é necessário que o tubo seja feito de um material que aqueça rapidamente, ao mesmo tempo que o tubo deve ser isolado em todo o seu comprimento.

Você pode isolar o tubo com lã de basalto e uma caixa de ferro galvanizado. É necessário manter uma certa temperatura no tubo para não gastar energia do combustível na temperatura do tubo e não no aquecimento da sala.

Leia também:  Limpeza de chaminés: 3 maneiras comprovadas

Tirando o tubo

Mas a questão mais importante para nós é como passar o cano pelo telhado?

Diante do teto e do telhado, o dono do fogão e do cachimbo tem duas tarefas:

  • Faça uma proteção para que a umidade e o vento não entrem no interior através dos orifícios feitos para o tubo, ou simplesmente providencie uma boa impermeabilização. Caso contrário, a questão de como instalar um cano no teto da banheira se tornará secundária após a questão de como não molhar a cabeça com água derretida ou neve.
  • Faça a saída do tubo através telhado de duas águas a prova de fogo.
tubulação através do telhado
O projeto em locais onde as chaminés saem do telhado deve ser realizado de baixo para cima

Trazendo o tubo para o cume, a vantagem indiscutível é que a junção é muito fácil de realizar.

O fato é que a neve não se acumula, o que significa que a probabilidade de vazamentos é reduzida.

Obviamente, você terá que fazer uma estrutura de treliça na qual não haverá vigas de cumeeira de suporte de carga, ou será interrompida onde a estrutura do “teto tubular” será necessária, o que exigirá a instalação de suportes adicionais projetados para vigas , o que nem sempre é conveniente, especialmente para um telhado do tipo mansarda .

Portanto, a saída do tubo pelo telhado pode ser disposta perto da cumeeira. Nesse caso, também não há saco de neve e a junção é feita sem muito esforço.

Também deve ser lembrado que é impossível colocar uma chaminé naquele local do telhado onde duas encostas convergem em um ângulo interno, por exemplo, em um vale. Nesse caso, no outono é difícil conseguir uma conexão de alta qualidade entre o tubo e o telhado.

De qualquer forma, a água da chuva cairá na cavidade e, no inverno, acumulará uma grande quantidade de neve, o que causará vazamentos constantes.

Atenção! Você também precisa considerar que a distância entre o telhado e as vigas deve ser de pelo menos 25-30 cm.

Caso se telhado de duas águas feito de material combustível, então é necessário fazer uma lacuna de incêndio da ordem de 13 a 25 cm.Se for usado material incombustível para o telhado, uma lacuna de vários centímetros será suficiente.

A única coisa é que o tubo deve ser removido da caixa.

O mais difícil no esquema “telhado-tubo” ocorre se o telhado for feito em forma de torta de cobertura, ou seja, a camada contém vapor e impermeabilização, que inclui uma camada de isolamento.

Leia também:  Isolamento da chaminé do telhado. Saída de tubo à prova de fogo através da torta de cobertura. Recursos de partição. Impermeabilização de chaminés

Para garantir uma proteção confiável da camada de isolamento contra umidade e vapor d'água, é necessário que a barreira hidro e vapor seja contínua. Ao mesmo tempo, são combustíveis, o que requer uma lacuna.

O que fazer?

instalação de tubo de telhado
Vista geral da vista do telhado da chaminé

A melhor opção seria separar a área adjacente à chaminé do telhado e fazer algo semelhante a uma caixa separada. Você pode fazer uma caixa com vigas e caibros de madeira.

A caixa deve estar localizada a uma distância de 13 a 15 cm do tubo, e essa lacuna é preenchida com material isolante de calor não combustível, por exemplo, lã de rocha.

A lã de rocha é boa porque não tem medo da umidade, ao contrário de outros materiais isolantes de calor. Em outros assuntos, escolhendo este material, você não pode fazer vapor e impermeabilização.

Quanto ao vapor e impermeabilização do bolo de cobertura, é realizado de forma tradicional, que é utilizada para tais obstáculos.

A teia do filme é incisada com um envelope, que é levado até a borda das vigas transversais e caibros. Em seguida, são fixados com pregos ou grampos, a impermeabilização é pressionada contra a caixa com barras e a barreira de vapor é pressionada com uma base de armação.

A fim de proporcionar a máxima proteção contra umidade nas juntas da caixa de chaminé com filmes, ela pode ser selada com adesivos ou fitas especiais.

Nos casos em que o tubo do telhado é longo, está envolvido por uma camada de isolamento, o material do qual o tubo é feito ou a temperatura na área onde a chaminé entra no telhado não chega a 60 graus, então o perigo para os filmes No.

Portanto, acredita-se que os filmes não exijam proteção adicional contra incêndio, podendo ir direto para o tubo, e as juntas podem ser coladas com fita adesiva. Para desviar a água do sistema, é necessário fazer uma ranhura.

Agora vamos ver mais alguns pontos que ajudarão a responder à questão de como instalar um cano no telhado.

  • Se você não instalar a caixa, não se esqueça de deixar um espaço entre o tubo e as estruturas combustíveis.
  • É melhor que o tubo de saída não tenha juntas. Caso isso não seja possível, faça o encaixe mais alto que a saída do tubo do teto e mais baixo que o material da cobertura e a caixa. Todos os locais de conexão devem ser unidos com braçadeiras de ferro, envoltos em amianto e fixados.
  • Se você decidir recorrer à alvenaria, use tijolos queimados projetados para fogões. Tanto o cimento quanto a argila pegajosa podem ser usados ​​como solução.
  • Você pode usar chaminés prontas, que recentemente conquistaram o mercado de construção. Nesse caso, será necessária apenas a instalação de um tubo no telhado. Vale ressaltar que tais chaminés são bem isoladas e protegidas, portanto não requerem cobertura adicional com argila expandida ou amianto.

Dica Para fornecer proteção contra incêndio ao material de cobertura, na fase final você precisa instalar uma viseira.Isso ajudará não apenas a proteger o tubo de faíscas, mas também da precipitação.

Protegemos as articulações

Para criar estanqueidade entre o material da cobertura e a chaminé, é necessário fazer um avental interno.

Leia também:  Como vedar um tubo em um telhado: organizando uma saída de tubo, opções alternativas de terminação, lacunas de vedação
como passar um cano pelo telhado
Lacunas em pisos e tubulações

Para isso, as faixas adjacentes inferiores são adequadas. É necessário prender a barra nas paredes do tubo e marcar o ponto da borda superior. Na linha resultante, você precisa andar com um moedor e romper o estroboscópio.

O avental deve ser iniciado a partir da parede inferior, enquanto as bordas devem ser inseridas no portão, e depois montadas ao longo das paredes restantes com uma sobreposição de 15 cm. As bordas da prancha inserida no portão devem ser vedadas e fixadas com auto -parafusos de rosqueamento.

Após a instalação do avental, é instalada uma gravata, projetada para drenar a água.

A folha do empate deve ser enviada para o vale ou para a cornija do telhado. Se desejar, um lado pode ser feito com um alicate nas bordas da folha.

Agora você pode montar o material de cobertura. Depois que o material de cobertura é instalado ao redor do tubo, um avental decorativo deve ser feito. É feito da mesma forma que o interno, só que é fixado sem estroboscópio.

Em outros assuntos, você pode simplesmente comprar um produto acabado projetado para chaminés telhados de quatro águas faça você mesmo. Em regra, têm uma forma redonda e são constituídos por uma base de aço ligada a um avental. A chaminé está localizada dentro da válvula.

Caso você não saiba como passar um cano de metal pelo telhado, não se desespere.Apenas lembre-se que este tubo sai como todos os outros, então leia tudo de novo e você pode começar a fazer uma chaminé.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC