Saudações, camaradas! Há alguns anos, mudei-me do Extremo Oriente para a Crimeia e, em vez do apartamento habitual, instalei-me numa casa particular. Após um curto período de tempo, a área de um andar residencial não era mais suficiente e, em vez de um sótão frio, decidiu-se anexar um sótão à casa. Hoje falarei sobre como construir e terminar um andar residencial completo a um custo mínimo.

Como era
Se o dispositivo de uma casa antiga com sótão implica que seu piso repousa sobre as vigas de madeira do teto do primeiro andar, então, no meu caso, a base era uma laje de concreto armado medindo 6x12 metros, com base em paredes portantes feitas de pedra Inkerman (calcário branco local).
Fora isso, quando a construção começou, a casa era assim:
- Teto - ardósia monofásica, com inclinação aproximada de 1:10. A inclinação da encosta foi orientada ao longo da longa parede da casa. Em dois lados, o telhado era limitado por dois edifícios adjacentes mais altos adjacentes diretamente às paredes;
- sistema de treliça - uma estrutura soldada feita de um canto de aço medindo 50x50 mm com uma caixa de papelão colocada sobre ela;
- Isolamento do piso - a granel, aproximadamente 100 mm de escória metalúrgica.
Não havia entrada completa para o sótão devido à sua baixa altura (no topo do telhado - cerca de 1,2 metros). Em uma palavra, tudo acima do piso do primeiro andar teve que ser completamente demolido.

Projeto
É costume começar a construir um sótão com as próprias mãos com a elaboração de um projeto. A solução mais óbvia era elevar o telhado inclinado alguns metros de sua posição original, mas não foi o caso:
- Do ponto de vista da legislação habitacional, uma sala isolada com paredes laterais sólidas transformava-se automaticamente de um sótão frio em um andar residencial completo e exigia um registro - longo e caro;
- O segundo andar cobriria completamente as janelas de luz na parede de uma das casas contíguas.
Por isso, decidiu-se construir um sótão com telhado de duas águas. A cumeeira do telhado estava orientada ao longo do lado comprido da casa.
Alguns detalhes do projeto.
- O telhado deveria estar quebrado. Um telhado de mansarda quebrado tem uma vantagem importante: com uma altura mínima de cumeeira, permite obter a área máxima do sótão com uma altura de teto aceitável;

- Calhas foram necessárias para drenar a água da chuva.. As inclinações do telhado tiveram que se afastar das paredes adjacentes das casas vizinhas. O espaço desocupado foi ocupado por calhas em chapa de aço galvanizado vedadas com mástique betuminoso;
- Uma chapa perfilada foi escolhida para o papel da cobertura. Sim, faz barulho perceptível na chuva, mas não tem medo de golpes de ardósia arrancados dos telhados vizinhos (ventos fortes são típicos de Sebastopol no inverno), é leve e fácil de instalar;
Quanto menor o peso do telhado e da estrutura de treliça, menor a carga nas paredes e na fundação, menos provável que eles se deformem e diminuam. Isso se aplica principalmente a fundações leves de parafusos e colunas sob cabanas de toras e casas de madeira: nelas, o sótão cria uma parte significativa da carga total.
- Gables do quarto do sótão Resolvi transformar em janelas panorâmicas. Esta decisão tinha uma bela vista para o mar;

- O sótão tem entrada própria da varanda anexa. Em uma laje, você não pode simplesmente cortar uma abertura para uma escada interna: as colunas de suporte devem ser colocadas sob a laje com um recorte, o que aumentaria significativamente os custos. Como fica o orçamento familiar depois da mudança - acho que fica claro sem minhas explicações.

Construção
escada, varanda
Eles foram construídos primeiro.Francamente, não sou soldador, então trabalhadores contratados estiveram envolvidos na implementação do projeto. É nisso que consiste a escada em espiral e a varanda:
- apoia: tubos com diâmetro de 108 mm;
- feixes: tamanho do canto 100x50 mm;
- atrasos: tamanho do canto 50x50 mm;
- deck de varanda: OSB 12 mm de espessura em 2-3 camadas impermeabilizadas com tinta de borracha;
- Etapas do piso: Contraplacado FC, com 12 mm de espessura, pintado com tinta de borracha.

Na rua, é melhor usar compensado de baquelite, laminado ou, em casos extremos, mais resistente à água do que o compensado FSF. Infelizmente, na época da minha construção, nenhum desses materiais estava disponível para venda.
Orçamento: 60.000 rublos em preços de 2013.
Teto
sistema de treliça
Elenco Mauerlat (a viga sobre a qual repousam as vigas) e todos os elementos do sistema de treliças, usei uma viga de madeira com seção de 100x50 mm. Como garantir que a madeira não apodreça e não se torne alimento para insetos? Muito simples: deve ser impregnado com um anti-séptico.
Isso pode ser feito de duas maneiras:
Mauerlat é fixado diretamente na superfície das placas com chumbadores. Outra viga (cama) é colocada sob a quebra do telhado.Onde as vigas inferiores são conectadas às superiores, são instalados racks que percebem a carga vertical.
Por fim, sob a cumeeira, as vigas são amarradas com travessas - amarrações horizontais que impedem que o telhado afunde sob o próprio peso e a carga de neve.
A conexão de travessas e pernas de caibro é realizada em parafusos ou pinos com arruelas largas. Os parafusos autorroscantes não têm força suficiente.

Teto
Nas vigas são colocados sucessivamente:
A chapa perfilada foi fixada à superfície do telhado da mansarda com parafusos auto-roscantes com arruelas de pressão de borracha, o que garantiu o aperto da fixação. Ligação da folha na parte superior, fechada na cumeeira patinação perfil, as extremidades das saliências são protegidas por um perfil em forma de U. A lima das saliências finais é feita com a mesma chapa perfilada, mas em cor diferente.


drenos
Além das calhas galvanizadas entre o telhado inclinado da mansarda e as paredes das casas vizinhas, tive que instalar mais algumas calhas de plástico sob o telhado quebrado.
O fato é que na chuva forte, a água escoa das encostas superiores, devido ao seu pequeno ângulo de inclinação em relação ao horizonte, inundando as paredes dos prédios vizinhos. Uma calha intermediária coleta esses fluxos e os direciona para ralos comuns.
Isolamento de telhado
Fiz duas camadas:
- A primeira camada mais próxima do telhado - lã mineral de 50 mm de espessura. É bom porque não tem medo de calor forte. Em dias soalheiros de verão, a chapa perfilada é aquecida ao sol, podendo sofrer o isolamento menos resistente à temperatura;
- Segunda, camada interna - Isopor da mesma espessura. É mais barato que a lã mineral e, o mais importante, mantém bem a forma, o que possibilitou inserir folhas espaçadas entre as vigas. As lacunas restantes eu espumava; por baixo, o isolamento foi cercado com um filme de barreira de vapor fixado nas vigas com um grampeador.

O aquecimento provou ser mais do que eficaz. No inverno, apenas 4 kW de calor são suficientes para aquecer um sótão com uma área de 60 quadrados. No verão, o sol no zênite não causa nenhum aquecimento perceptível do ar no sótão: ele só esquenta ao pôr do sol, quando os raios do sol incidem diretamente na janela panorâmica.
Orçamento de construção de telhado: 200.000 rublos em preços de 2013.
Vidros
A área total de duas janelas panorâmicas é de 26 quadrados. Como escolher as janelas certas deste tamanho sem tornar excessiva a perda de calor por elas? Gostaria de compartilhar minha própria experiência com você:
- Perfil: você pode usar qualquer sistema de perfil comprovado no mercado russo. Não é necessário perseguir produtos de marcas alemãs eminentes (Rehau e KBE): eles não lhe darão nenhuma vantagem real.No perfil, apenas a rigidez da hipoteca metálica e o número de câmaras térmicas isoladas são importantes, e esses parâmetros não estão de forma alguma interligados com o nome do fabricante. Eu escolhi um perfil Hautek chinês barato;
- acessórios: Não economize aqui. O serviço longo e sem problemas das janelas depende em grande parte da qualidade dos acessórios, e apenas quatro empresas podem torná-lo verdadeiramente confiável: Winkhaus, Maco, Siegenia-Aubi e Roto. Decidi-me pelos acessórios Siegenia;

- Janelas com vidros duplos: a melhor escolha para a Crimeia é a vidraça de economia de energia de câmara única.
Chama-se janela de vidro duplo com economia de energia, um ou dois vidros nos quais há um revestimento de metal impermeável à radiação térmica. Neste caso, a transmissão de luz é reduzida em cerca de 10%.

Essa janela de vidro duplo reduz a perda de calor em 15-25% em comparação com uma janela de vidro duplo convencional, custa o mesmo e pesa uma vez e meia menos. Menos peso reduz a carga nas ferragens e perfis, o que significa que a janela dura mais tempo.
Fiquei convencido da eficácia dos vidros economizadores de energia logo no primeiro inverno. Com temperatura externa negativa e sem fontes de calor no sótão, a temperatura não caiu abaixo de +10 - +12 ° С. A sala foi aquecida graças à iluminação através das janelas e pequenas fugas de calor do rés-do-chão através do tecto.
Os óculos economizadores de energia protegem muito mais do calor do que do frio.Eles transmitem quase toda a luz visível, que, ao ser refletida pelos itens do interior, altera sua composição espectral e pode se transformar em radiação infravermelha. Para proteger contra o calor, um vidro especial de proteção contra luz é mais adequado.

Orçamento: 60.000 rublos em preços de 2013.
Decoração de interior
A construção do sótão foi praticamente concluída em meados de 2013, e passei à sua decoração interior.
Teto
Usei uma solução econômica - um teto de gesso cartonado, preso a uma caixa de perfil galvanizado. O perfil guia do teto UD foi fixado com parafusos auto-roscantes nos caixilhos das janelas, o perfil do teto CD - nas vigas por meio de cabides diretos.

Como arquivamento, não foi usado um teto, mas uma placa de gesso de parede mais espessa e durável. O fato é que o teto das paredes laterais, repetindo sua forma de telhado inclinado, cai para 1,9 metros de altura. Nessa altura, o teto é facilmente danificado por um impacto acidental, portanto o excesso de força não o machucará.
Após selagem das juntas reforçadas, esmerilhamento e aplicação de primer, o teto foi pintado com tinta látex interior em dispersão aquosa.
Orçamento: 18.000 rublos (para 2013).
paredes laterais
A base das paredes é de compensado FC de 12 mm de espessura, com bainha nos postes sob a quebra das vigas. O acabamento fino é feito de painéis de parede de MDF, assentados em um selante aplicado pontualmente. Parte do espaço entre as paredes laterais e o teto é utilizado para nichos e armários; adjacente ao teto é decorado com uma baguete de espuma.


Orçamento: 20.000 rublos (para 2013).
Divisórias, paredes do banheiro
A base das paredes internas da casa no sótão é uma estrutura feita de uma estante e um perfil guia de 50 mm de espessura.

Para maior rigidez do quadro, os racks foram conectados aos pares; revestimento de gesso cartonado é feito em uma camada. As partições são instaladas:
- porta do banheiro, feito de MDF;
- Porta entre quarto e escritório (metal-plástico, com janela espelhada com vidro duplo);
- janela de luz na parede do banheiro.
As divisórias são pintadas com a mesma tinta do teto.

Orçamento: 25.000 rublos (para 2013).
Chão
Para não aumentar a carga no teto, recusei-me a encher a mesa de nivelamento. O piso é assentado sobre toras de madeira. Material - OSB 15 mm de espessura.

O piso acabado é colocado assim:
- Substrato - espuma de polietileno com 3 mm de espessura;
- Revestimento de acabamento — laminado 31 classe.

Orçamento: 35.000 rublos (para 2013).
Ventilação
Foi tornado obrigatório.Um ventilador de duto com diâmetro de 100 mm e capacidade de 105 metros cúbicos por hora é responsável pela troca de ar com a rua. Algumas características da ventilação do meu sótão:
- Material: a ventilação é feita com um cano de esgoto cinza. É visivelmente mais barato do que um tubo especial de baixo ruído para dutos de ventilação;
- Conclusão: um duto de ventilação com defletor é trazido logo acima do nível da cumeeira pelo topo da empena acima da janela panorâmica;

- extração de ar do sótão: a maior parte do ar é retirada do banheiro através da grade no teto. O menor é do espaço entre o teto de gesso cartonado e o telhado. O ar fresco entra neste espaço através de grades localizadas ao longo do perímetro do teto perto das janelas; a ventilação não permite que as vigas e o isolamento fiquem úmidos.

Orçamento: cerca de 2.000 rublos.
Fonte de energia
Toda a fiação é feita em rodapés com canal a cabo. Os soquetes são instalados diretamente acima deles. Esta fiação permite a qualquer momento conectar uma tomada adicional em qualquer lugar desejado.

A seção transversal da fiação de cobre é calculada como 1 milímetro quadrado por 10 amperes de pico de corrente (2,2 kW de potência). Para uma tomada com consumo máximo de energia de 3,5 kW, é necessário um fio com seção transversal de 1,5 mm 2 .
Para eliminar completamente o aquecimento da fiação, estendi as tomadas com um fio de 2,5 milímetros quadrados e conectei o consumidor mais potente - um aquecedor de água corrente - com 4 milímetros de cobre.
Orçamento: cerca de 3000 rublos.
Encanamento
No banheiro combinado com área de 5 quadrados, está localizado o equipamento mínimo necessário:
- Banho - canto acrílico, tamanho 120x160 cm;
- Banheiro com um tanque inferior Cersanit President - um produto simples, confiável e de fácil manutenção, feito de louça de barro fácil de limpar;
- Hidrante para lavar as mãos, instalado na lateral da banheira;
- Aquecedor de água de fluxo com chuveiro;

- tanque de reserva volume de 100 litros. Ele enche automaticamente e fornece água à casa durante os desligamentos de curto prazo.

O esgoto foi retirado do sótão pelo fundo do frontão e colocado na fossa séptica ao longo da fachada: o clima quente da Crimeia permite a colocação aberta de comunicações. No caso de geadas raras em Sevastopol, o tubo é equipado com um sistema de aquecimento por cabo.

Orçamento: 14.000 rublos aos preços do início de 2014.
Ar condicionado
Por último, mas não menos importante: aquecimento.
Para ar condicionado no verão e para aquecimento no inverno, um dispositivo é responsável - um ar condicionado inverter. Com um desempenho de 12.000 BTU, é capaz de fornecer até 4,1 kW de calor.
Por que o ar condicionado foi escolhido como fonte de calor?
- É 3-4 vezes mais econômico do que qualquer aquecedor elétrico. A eletricidade é gasta pelo ar condicionado apenas para o funcionamento do compressor e dos ventiladores, enquanto o ar da rua se torna a fonte de energia térmica;

- Não requer a atenção constante do proprietário. O cuidado é reduzido apenas para limpar o filtro da unidade interna e remover a poeira do trocador de calor externo a cada 3-6 meses;
- Mantém a temperatura definida com uma precisão de 1-2 graus;
- Fornece calor uniforme ar: quando o ventilador e os registos da unidade interior estão a funcionar, é misturado em todo o volume da divisão aquecida;
- É este modelo de inversor (Cooper&Hunter CH-S12FTXN) continua a trabalhar para aquecimento em temperaturas externas de até -25 ° C. Para o clima da Crimeia, isso é suficiente com uma margem.

Orçamento: 27.000 rublos em preços de 2014.
Conclusão
Espero que minha experiência ajude o querido leitor em sua própria construção e permita que ele economize em materiais. Como sempre, você pode encontrar mais informações no vídeo deste artigo. Aguardo suas adições e comentários. Boa sorte, camaradas!
O artigo te ajudou?