Telhado de duas águas: dispositivo, etapas de construção e vantagens de construção

telhado de duas águas Os telhados de duas águas estão ganhando cada vez mais popularidade na construção ultimamente. Este artigo falará sobre o que é um telhado de duas águas - construção e construção, bem como quais materiais e ferramentas são usados ​​\u200b\u200bem sua construção.

O dispositivo de telhado de duas águas consiste em duas superfícies localizadas em ângulo entre si, com base em paredes de suporte localizadas na mesma altura. Na parte superior das encostas existe uma crista, e nas laterais existem frontões que passam para a parede.

Um telhado de duas águas é frequentemente erguido durante a construção de edifícios como chalés, chalés de verão, casas de campo e outros edifícios com um pequeno número de andares.

Seu equipamento e revestimento com materiais de cobertura é um procedimento bastante simples que você mesmo pode fazer.

O comprimento e a largura das inclinações de tal telhado podem ser muito diferentes, depende exclusivamente do projeto em que a casa está sendo construída. Da mesma forma, os ângulos de inclinação do telhado e o comprimento das saliências do telhado podem ser praticamente quaisquer.

É muito comum uma estrutura de telhado de duas águas, que é uma estrutura complexa devido à colocação de um sótão sobre ela, pois neste caso os quatro planos que compõem o telhado são reunidos.

Isso permite equipar uma espaçosa sala de estar ou sótão sob o telhado, o que requer estanqueidade e confiabilidade adicionais.

A instalação de um telhado de duas águas consiste em várias etapas:

  • Instalação de vigas portantes;
  • A montagem de caixotes;
  • Instalação do material do qual o telhado é feito.

Vigas e pregos de madeira são utilizados como material principal para a instalação do sistema de vigas. As vigas são o sistema de suporte do telhado, e o sistema de vigas é uma estrutura fixada na cobertura, na qual o isolamento é instalado.

O cálculo correto do telhado de duas águas é muito importante justamente durante a construção do sistema de treliças, pois tanto a aparência do telhado resultante quanto sua confiabilidade dependem da instalação competente das vigas, portanto, em nenhum caso, você deve tentar economizar em qualquer materiais ou fazer o trabalho de má fé.

É muito importante escolher as vigas certas. Devem ser de madeira plana e retangular que não apresente sinais de rachaduras ou apodrecimento.O material mais adequado é o pinho, que possui alta resistência e resistência a influências externas.

Importante: em hipótese alguma as vigas devem ser de madeira retorcida, pois isso pode levar a telhados irregulares.

Muitas vezes, um telhado de duas águas é feito com uma viga de madeira, embora com o desenvolvimento das tecnologias de construção tenha sido possível fazer telhados confiáveis ​​\u200b\u200bcom um perfil de metal, o que lhes proporciona uma longa vida útil e maior proteção contra influências externas negativas.

Dispositivo de telhado de duas águas

telhado de duas águas faça você mesmo
Os principais elementos de um telhado de duas águas (os números indicam as juntas)

A construção de um telhado de duas águas é realizada da maneira descrita abaixo. Isso exigirá uma placa de borda medindo 50x150 mm e uma viga de madeira, cujas dimensões são 150x150 mm.

Como esse tipo de telhado consiste em dois planos de interseção instalados no sistema de vigas, sua construção começa após a conclusão da construção das paredes da casa.

A primeira etapa da construção é a colocação da madeira ao longo dos limites externos das paredes, e a distância entre ela e a parede deve ser de pelo menos 400 mm para uma proteção mais confiável contra o vento e a precipitação.

Em seguida, a placa afiada é instalada em translações ao longo da casa, sobre a qual um telhado de duas águas está sendo construído com suas próprias mãos. Esta prancha será posteriormente utilizada como base dos racks.

Sua fixação ao teto é realizada com o auxílio de pregos, a seguir são instaladas as próprias estantes e amarradas sua parte superior.

Em seguida é a instalação do sistema de vigas. O primeiro passo é a instalação de empenas, que são essencialmente uma continuação da parede, formando o ápice do triângulo, que será o telhado de duas águas resultante.

No caso de instalação de sótão, é amarrado com fixação da tábua com nervura por cima.

Conselho útil: para que as vigas se ajustem o mais firmemente às translações, garantindo alta confiabilidade, a parte inferior da placa é serrada, para a qual a placa é colocada com borda de 100 mm na translação, pressionando-a firmemente contra a perna de as vigas, e neste local é marcada uma linha, ao longo da qual é feita a serragem.

O resultado deve ser um mancal axial chanfrado, que deve se encaixar perfeitamente na translação em todo o seu comprimento. A seguir, são instaladas as vigas, marcadas com linhas para corte de excessos e cortes “em meia árvore”.

Depois de fixar cuidadosamente as partes superiores com a ajuda de uma cobertura, é realizada a instalação final das vigas. Ao longo da borda superior da cinta, os elementos do sistema de vigas são fixados por meio de uma barra transversal.

Leia também:  Como fazer um telhado de duas águas: características do dispositivo

Na fixação, recomenda-se o uso de revestimentos metálicos e pregos que proporcionem fixação permanente.

Após a conclusão da instalação das empenas, você deve verificar se todos os picos estão no mesmo nível. Para fazer isso, puxe a corda do topo da empena e use o nível para verificar.


Da mesma forma, ocorre a instalação das vigas intermediárias do sistema.Após a instalação, para evitar flacidez, as pernas da viga são reforçadas com escoras da seguinte forma: uma extremidade da escora repousa sobre o rack, a segunda extremidade é fixada em uma ranhura especial na parte central da perna da viga, após o que a perna da viga é perfurada com pregos de 200 mm, cujas pontas são dobradas para fora.

A cornija é feita colocando uma caixa especial, na qual são fornecidas saídas acima das empenas, que são de 300 a 400 milímetros.

As principais etapas da construção de um telhado de duas águas

estrutura de telhado de duas águas
Esquema da construção de um telhado de duas águas

O procedimento para colocar o telhado com a abordagem correta não é particularmente difícil. Consiste nas seguintes etapas:

  1. Para instalar transferências ou vigas de piso, primeiro é necessário decidir se a operação do sótão está incluída no cálculo do telhado de duas águas e se o sótão será equipado. Para um sótão comum, você pode usar uma placa de madeira com borda medindo 150x150 milímetros, mas se planeja construir um sótão, deve usar uma barra do mesmo tamanho. Para garantir a melhor resistência do edifício, a placa ou a madeira devem ser colocadas apenas nas paredes.
  2. As vigas do piso devem ser colocadas com uma liberação da borda externa de 400 milímetros, o que fornecerá proteção confiável contra a água da chuva e o vento.
  3. As bases sobre as quais serão instaladas as estantes durante a disposição do sótão são tábuas com arestas, cujo tamanho é de 50x150 mm, recomenda-se fixá-las com pregos de telhado. Para que o telhado de duas águas tenha confiabilidade e estabilidade suficientes, todas as distâncias devem ser cuidadosamente medidas, sem permitir o menor erro.
  4. Em seguida, o sistema de caibros é montado e instalado, começando com a instalação das empenas da maneira descrita acima e serrando as partes inferiores das tábuas para dar ao sistema de caibros estabilidade e confiabilidade adicionais.
Leia também:  Telhado de duas águas: tipos de telhados, características de um design de duas águas, dispositivo e instalação

Após a conclusão da construção da estrutura do telhado de duas águas, ela é coberta com materiais de cobertura, por exemplo, é bem possível construir um telhado de ardósia com as próprias mãos.

Deve-se ter em mente que cada material tem um determinado peso, portanto, o telhado deve ser projetado para suportar:

  • Peso próprio da estrutura;
  • O peso da cobertura colocada e materiais auxiliares;
  • Cargas adicionais na forma de neve e água da chuva.

A fixação apertada do topo é assegurada serrando as partes em excesso do sistema de vigas e lavando-as. Após a conclusão da instalação do sistema de treliças, as vigas também devem ser reforçadas com uma escora, apoiando uma extremidade contra o rack e a outra - fixada no centro da perna da viga.

Importante: ao organizar um sótão residencial sob o telhado, é obrigatório o reforço das vigas, proporcionando segurança adicional para os moradores.

A etapa final na construção de um telhado de duas águas é a sua cobertura com o material de cobertura selecionado, como papelão ondulado, telhas flexíveis, telhas metálicas, etc.

Benefícios da construção de telhados de duas águas

telhado de duas águas
Telhado de duas águas de uma casa de campo

Os telhados de duas águas tornaram-se difundidos devido a uma série de vantagens, tais como:

  • Um design simples permite que você construa um telhado, como telhado de ardósia por si mesmosem recorrer à ajuda de especialistas qualificados;
  • Os materiais utilizados são de baixo custo;
  • Devido ao grande ângulo de inclinação, a remoção de água do telhado de duas águas é bastante eficaz;
  • A ausência de soluções tecnológicas complexas e dobras tornam a construção de um telhado de duas águas uma tarefa interessante e simples.

De referir ainda que o telhado de duas águas oferece uma grande variedade de soluções arquitetónicas e de design, como superfícies côncavas ou convexas de encostas, arcos e muitas outras formas originais, permitindo tornar a sua casa única e irrepetível face a outros edifícios.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC